segunda-feira, 23 de junho de 2014

Camden, o bairro alternativo de Londres ( Camden, the alternative district of London )

Falarei nesse post sobre Camden, conhecido como o bairro com espírito " underground " de Londres - e também a casa da saudosa cantora Amy Winehouse.

Camden, o reduto dos punks

Sobre Camden ( estilo de vida e moda alternativa ) :

O famoso Regent's Canal
Apenas oito estações de metrô separam o centro aristocrático de Londres de um de seus bairros mais interessantes, justamente pela sua falta de pedigree ... Lá não há guardas em roupas de gala, museus vitorianos ou estátuas equestres com reis poderosos. As ruas são tomadas por artistas plásticos, músicos, estilistas, colecionadores, judeus ortodoxos, mulçumanos, rastafáris, torcedores de futebol, senhores com corte de cabelo moicano, jovens usando roupas dos avós. Há também muitos turistas que chegam todos os dias de metrô - ou de barco pelo Regent's Canal em busca da grande variedade de mercados e lojas que vendem camisetas do Sex Pistols ao lado de casacos de pele, móveis centenários e reproduções de pinturas de Banksy, o grafiteiro mais conhecido e misterioso do mundo, que já usou as paredes do bairro como tela.

Diversidade é a palavra que define Camden

Os diferentes grupos convivem em harmonia em Camden

Camden é um bom lugar para buscar inspiração
Por onde se anda em Camden, é possível ver camisas estampadas com o famoso desenho de um manifestante arremessando um buquê de flores como se fosse um coquetel molotov, os quadros reproduzindo o retrato de dois guardas britânicos se beijando. De galerias mais arrumadas, como a Red Art, no Stables Market , a banquinhas no meio da rua .

Estar em Camden também é apurar os sentidos. Enquanto é dia, sotaques variados saem de dentro das barraquinhas de comida. Quando o sol de põe, há jazz e hardcore nos pubs e casas de shows. Palcos onde a história da música pop escreveu alguns de seus melhores capítulos .

Camisetas de várias opções

A lot of markets

Many options

Uma tarde nos mercados de Camden Town é um programa imperdível até para quem não gosta de fazer compras. São quatro mercados bem diferentes entre si, mas que se complementam. Por causa deles, milhares de turistas visitam diariamente o bairro. O maior movimento é no final de semana, quando as suas são tomadas por artistas.

Fachadas que chamam bastante atenção

Miscelânia

O mercado mais antigo é o Camden Lock , fundado no começo dos anos 70 num antigo prédio de tijolos . Dentro dele, a arquitetura lembra uma estação de trem do início do século XX - com três pavimentos repletos de lojinhas de roupas, artesanato e obras de arte. Seu outro acesso é pelo calçadão do canal. Por ali, chaga-se a um pátio dos fundos do prédio principal, com brechós, sebos e lojas de brinquedos.
Já o Stables Market, o carro-chefe são os brechós e antiquários, com artesanato e arte contemporânea. Quem curte roupas antigas, pode encontrar itens raros e, em geral, em boas condições de uso. Nos melhores brechós, é possível encontrar casacos militares da época da Segunda Guerra e camisas de bandas como The Clash, originais dos anos 70.
Afastando-se um pouco pela Camden High Street, fica o Camden Market, conhecido também como Buck Street Market. Perto dos outros é quase um camelódromo, que vende basicamente roupas, mas o preço baixo se torna uma boa pedida.

Namaste

For sale

Admiring

Vintage style

Um pouco de tudo

Mas nem só de mercados vive o comércio de Camden. Ao longo da Camden High Street e Chalk Farm Road há lojas de roupas, antiquários, estúdios de tatuadores etc. Como há muita concorrência, muitos estabelecimentos apelam para fachadas um tanto bizarras, com figuras gigantes para atrair a atenção dos clientes.

Já um nicho bastante explorado nessa área de Camden é o da moda gótica. Lojas de roupas ( com fachadas sinistras , com zumbis, vampiros e aranhas gigantes ) se enfileiram ... Talvez a inspiração seja uma das mais famosas moradoras da região, a escritora Mary Shilley.

A autora de " Frankenstein " não está sozinha na lista de ex-moradores ilustres da região. Amy Winehouse viveu lá ! Charles Dickens, George Orwell e Rimbauld passaram curtas temporadas naquelas terras, que pertenceram ao Conde de Camden no final do séc XVIII, e que se desenvolveram com a abertura do canal em 1816.

Scares and faint

Tattoes and so on ...

socks,socks,socks

Darkness and fear

Lady Is La Vamp

The queen of Camden

Uma das lojas que deve ser visitada é a Cyberdog, que fica no meio da Stale Market. Numa atmosfera futurista, a loja vende roupas e acessórios ligados ao cenário eletrônico e raves. Com muito neón, extraterrestres e movimento, você se sente literalmente, no espaço .

Cyberdog

Concluindo ...

Camden é um local frequentando por todas as tribos - de EMOs , punks e góticos, e mantendo seu estilo livre e contestador, as pessoas de diferentes estilos convivem ali em harmonia. Lá é possível encontrar muita ousadia e criatividade, desde cabelos coloridos, corpos inteiros tatuados, piercings, até estilos menos extravagantes e clássicos.

Punk area

Black & White

Pink & Black

Penteados exóticos

Have my attention

Streetstyle in Camden

Para quem curte variedade e tem interesse em moda alternativa, Camden é o lugar certo para encontrar peças únicas e diferenciadas. Acessórios que não se encontram em lugar nenhum, brechós exclusivos, peças vintage, artigos para decoração, objetos de arte, quadros, fantasias - é só ter tempo para pesquisar e garimpar sem pressa, que você encontrará várias coisas.

God Saves The Queen

LOndon London

Roupas expostas em camelódromos

Friends to friends

The dark side of the ...

Shoes and attitude


DICA : 

Para quem for visitar Londres, a maneira mais prática de chegar a Camden Town é de metrô. Há também muitas linhas de ônibus , mas nenhuma delas é mais charmosa que a viagem de barco entre Little Venice e Camden Lock. Por esse trajeto, através do Regent's Canal, o visitante passa por um dos cenários mais bucólicos da região norte de Londres, que incluem o Regent's Park, o Parque Primrose Hill e o Zoo. Vale a pena conferir !!!



quarta-feira, 11 de junho de 2014

As estampas digitais de Mary Katrantzou ( The digital prints of Mary Katrantzou )

A estilista grega Mary Katrantzou tem ganhado um destaque cada vez maior no mundo da moda, principalmente por causa de suas estampas. Mary vem sendo considerada a " rainha das estampas digitais com ilusão de ótica ( Trompe L'oel ) " . Vamos conhecer um pouco sobre a estilista e as estampas digitais.

Mary Katrantzou e sua obra digital

Antes de falar sobre Mary, vamos falar um pouco sobre a estamparia digital ... Let's go !

Inspiração para estamparia digital ( Mary Katrantzou )
A técnica de estampar tecidos digitalmente está revolucionando a indústria têxtil ...
Nesse processo, os tecidos passam por telas vazadas com os desenhos e a estampa é construída na medida em que as telas correm pelo comprimento deles. Também existem as feitas em cilindros, que substituem as telas.
A estampa digital funciona como uma impressora de papel e possibilita que os desenhos sejam fiéis, tenham mais cores, riqueza de detalhes do que nos métodos clássicos. Além disso, o processo é menos poluente, consumindo 75% a menos de água, menos componentes químicos e o disperdício do produto final é menor .
A tecnologia é mais cara e trabalhosa do que a convencional ( sendo vinte vezes mais lenta ) e por ser uma tecnologia nova, ainda está em evolução. No entanto, o custo, apesar de maior por metro, compensa pela possibilidade de produzir metragens menores sem a obrigatoriedade de uma quantidade mínima.
O processo digital é feito em três fases : preparação do desenho - impressão e acabamentos.
A impressão é um processo relativamente simples. A tecnologia reproduz imagens, cores, padrões e desenhos utilizando cabeçotes de impressão a jato de tinta, comandados por computador. A preparação do desenho e o acabamento é que fazem toda a diferença no resultado final.


Sobre Mary Katrantzou ...


Katrantzou e suas criações

A estilista Mary Katrantzou tem a criatividade no sangue, já que é filha de mãe designer de interiores e pai, engenheiro de tecidos. Cidadã do mundo, Mary nasceu em Atenas, estudou na Rhode Island School of Design ( RISD ), nos Estados Unidos - indo depois para a Inglaterra, onde dispontou para o universo fashion. É dessa mistura de elementos, influências e diferentes formações - que a designer terá a inspiração para criar suas estampas.
A história de Mary não se parece muito com as dos outros grandes talentos da moda. Katrantzou tem formação de arquiteta e esboçou as primeiras estampas pensando não em vestidos, mas em interiores de ambientes. Foi só na faculdade, o berço de talentos Central Saint Martins College of Arts and Design em Londres ( de onde saiu nada mais nada menos do que Alexander McQueen ) -, que Mary passou de futura decoradora a estilista de sucesso . Em 2008, sua coleção abriu o desfile de formatura da Saint Martins e foi, de cara, indicada aos prêmios Harrods e L'oreal Professional de moda. Com o apoio financeiro de um esquema de identificação de novos talentos do Conselho Britânico de Moda, estreou no mesmo ano na,  London Fashion Week uma das principais semanas de moda do mundo - e onde, até hoje, exibe suas coleções de prêt-à-porter.


Mary em seu ateliê


Mary em seu ateliê - part 2

Trabalho com mistura de cores
Na temporada outono/inverno 2013, ganhou da revista Elle britânica o título de " mestre da estampa digital " e " colorista por natureza " . Por mais contraditório que pareça, está sempre vestida de preto. Usar uma das criações de Katrantzou, no entanto, é para poucos. Um vestido trapézio de seda, por exemplo, chega a custar 9,2 mil libras, o equivalente a R$28,5 mil. Um curto, em jacquard, 4 mil libras, ou R$ 12,3 mil.
Mesmo sendo hoje praticamente a embaixatriz do trabalho digital entre os estilistas da atualidade, Katrantzou mostrou que valoriza também o artesanal e que os opostos se completam na passarela. Em 2012, sua coleção de inverno contou com a colaboração do tradicional ateliê francês de bordados Lesage - o que representa nas palavras dela " elevar um pouco o nível do seu trabalho " . E deu bastante certo !


Misturas de estampas e bordados

Estampas muito criativas

Desfile ao ar livre

Mary também trabalha muito bem com bordados

Lindos florais

Mary trabalha com diferentes materiais

Transformando suas estampas digitais em itens-desejo, Katrantzou foi convidada a assinar parcerias de marcas como Topshop, na qual a estilista teve a chance de apresentar um prêt-à-porter mais trabalhado, colocando em prática a execução de uma linha denim e com custo mais baixo. Outra label que fez parceria com Mary foi a Longchamp, que lançou modelos de bolsas que carregam prints da designer. A Adidas é outra grande marca que anunciou parceria com a designer grega. Ela destacou : " Quando a Adidas fez o primeiro contato comigo, eu realmente levei um tempo para pensar o que eu poderia oferecer de inovador ... ".


Mary criou belas estampas para a Topshop

A celeção de Mary para a Topshop fez bastante sucesso

Adidas by Mary Katrantzou

Fashion Trip

Grafismos

para Longchamp:



Mary trabalhando em sua coleção para Longchamp

Longchamps by Mary Katrantzou

Em abril de 2013, a estilista esteve em Brasília, a convite da empresária Ana Paula Gonçalves, que na época, desfilou as criações de Katrantzou em sua loja  , a " Maison Ana Paula ", no Lago Sul. Na capital federal, a designer conheceu os pontos turísticos e se encantou pelas obras de Oscar Niemeyer e atendeu a imprensa especializada. Antes , Mary deu uma passada em São Paulo e participou de um almoço especial oferecido a ela pela Vogue Brasil e a designer Ana Cláudia Rocha.


Mary na Maison Ana Paula, em Brasília


As cidades são sempre inspiração para as criações de Mary

Mary e convidadas em almoço oferecido pela Vogue

Mary Katrantzou ao lado da expert em moda, Constanza Pascolato



Um pouco do estilo de Mary ...



Em 2008, a estilista abriu os desfiles de graduação no Saint Martins apresentando sua primeira coleção, tendo como ponto de partida enormes bijuterias, feitas em madeira e metal adornando o pescoço das modelos e também tema da estamparia nas peças que ganhara o ultra realístico print digital da estilista, que se tornou a sua marca registrada. Após a apresentação, Mary passou a fazer parte do line-up da semana de moda londrina patrocinada pelas cinco temporadas seguidas pelo Newgen, órgão da BFC que dá apoio aos jovens estilistas.
A partir dai, a estilista garantiu sucesso e conquistou os fashionistas com coleções como a de primavera/verão 2011, onde apresentou saias e vestidos estruturados, mostrando que carrega uma verve arquitetônica. Já em sua coleção de outono/inverno 2013, a estilista levou à passarela estampas baseadas na temática do sonho, com um certo ar fantasmagórico e sombrio,  impresso sob uma paleta de cores suaves.
Katrantzou tem apenas 31 anos e já é a " rainha das estampas digitais e com ilusão de ótica (  trompe l'oeil )" - além disso, abusa de cores e shapes diferenciados e estruturados, quase conceituais.


As formas são constante inspiração para Mary

Era uma casa muito engraçada ...

The house/dress


Mary disse certa vez que as mulheres receosas em usar estampas precisam se educar, aprender a usá-las, saber qual é a que valorizará o seu tipo físico. Para ela, o maior elogio que ela pode receber é quando um cliente diz que está comprando uma peça estampada pela primeira vez. Para ela, nada é mais gratificante que a desmistificação do uso de estampas.
Suas estampas surgem naturalmente, no recorte e encaixe de objetos dos mais variados. Sejam pratos, flores, aquários, escamas, vitrais ou simples grafismos . Não é à toa que Mary vem encantando e cativando inúmeros famosos como Keira Knightley , Olívia Palermo, Dianne Agron, Alexa Chung e Miroslava Duma.


Vasos, porcelanas e azulejos são fontes de inspiração para a estilista grega


A lot of landscapes

Reparem no vestido do meio, o efeito 3D da estampa

Trompe L'oeil

Celebrities wear Mary

" Muitas mulheres hoje sabem como usar estampas", observa .  " E isso, agora, já está bem traduzido também no tapete vermelho, um lugar onde antes não se via estampa alguma. " Sarah Jessica Parker, Beyonce e atrizes como Jessica Alba e Leighton Meester foram algumas das recentes adeptas dos desenhos de Katrantzou.


Os longos bordados de Mary

Fergie

Atrizes ( como Jessica Alba ) aderiram ao estilo Katrantzou 

Keira Knightley


Rihanna


Alexa Chung e Cláudia Schiffer

Como boa representante da leva de designers formada na última década, Mary se entende muito bem com a tecnologia. Seu trabalho, puramente digital, não seria a mesma coisa sem o suporte high-tech da possibilidade dos ateliês.

" Tudo acontece muito rápido. Quando comecei a olhar para a estampa digital, há alguns anos, a estamparia 3D não era possível ... E em mais de 10 anos, provavelmente, será tudo diferente . O que é ótimo. Apenas acho que os designers precisam estar sempre atentos ao que está acontecendo para que incorporem as novidades ao seu trabalho. Isso acaba acontecendo naturalmente. Porque, por natureza, jovens estilistas são atraídos por novidades e as casas mais antigas têm jovens em suas equipes de criação ".


Fear of ...

ladylike high tech


As estampas em cores quentes



Decór and fashion

A respeito do seu crescente sucesso, Mary fala sobre a responsabilidade de sempre apresentar novidades :

" A pressão existe, mas, ao mesmo tempo, você precisa dela para se forçar a atender a toda essa expectativa, que pode vir da indústria ou do cliente. Estou sempre insegura sobre o que vai acontecer, qual será a minha próxima ideia e se é que vou ter alguma. Essa é uma indústria que tem mantém impulsionado porque é muito competitiva. De um lado é cansativo. Mas , de outro, a natureza desse mercado te obriga a ter sempre cada vez mais ambição e não ficar estacionado " .



Modelagens criativas ela também faz !

Moda x arquitetura

Muito lindas essas estampas


what's the time ? ( print )


Por tudo isso, Mary tem esse grande sucesso, e é bem merecido !

Referências :

http://caras.uol.com.br/fashion/estampas-digitais-mary-katrantzou-estilista-moda#.U5AQFnJdU1M

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2013/05/12/interna_revista_correio,363990/estamparia-a-grega.shtml
http://chic.ig.com.br/boa-vida/noticia/estamparia-digital-quer-se-especializar-no-assunto-conversamos-com-experts-sobre-a-tecnologia
http://www.christinapitanguy.com.br/home/almoco-vogue-brasil-para-mary-katrantzou