segunda-feira, 23 de junho de 2014

Camden, o bairro alternativo de Londres ( Camden, the alternative district of London )

Falarei nesse post sobre Camden, conhecido como o bairro com espírito " underground " de Londres - e também a casa da saudosa cantora Amy Winehouse.

Camden, o reduto dos punks

Sobre Camden ( estilo de vida e moda alternativa ) :

O famoso Regent's Canal
Apenas oito estações de metrô separam o centro aristocrático de Londres de um de seus bairros mais interessantes, justamente pela sua falta de pedigree ... Lá não há guardas em roupas de gala, museus vitorianos ou estátuas equestres com reis poderosos. As ruas são tomadas por artistas plásticos, músicos, estilistas, colecionadores, judeus ortodoxos, mulçumanos, rastafáris, torcedores de futebol, senhores com corte de cabelo moicano, jovens usando roupas dos avós. Há também muitos turistas que chegam todos os dias de metrô - ou de barco pelo Regent's Canal em busca da grande variedade de mercados e lojas que vendem camisetas do Sex Pistols ao lado de casacos de pele, móveis centenários e reproduções de pinturas de Banksy, o grafiteiro mais conhecido e misterioso do mundo, que já usou as paredes do bairro como tela.

Diversidade é a palavra que define Camden

Os diferentes grupos convivem em harmonia em Camden

Camden é um bom lugar para buscar inspiração
Por onde se anda em Camden, é possível ver camisas estampadas com o famoso desenho de um manifestante arremessando um buquê de flores como se fosse um coquetel molotov, os quadros reproduzindo o retrato de dois guardas britânicos se beijando. De galerias mais arrumadas, como a Red Art, no Stables Market , a banquinhas no meio da rua .

Estar em Camden também é apurar os sentidos. Enquanto é dia, sotaques variados saem de dentro das barraquinhas de comida. Quando o sol de põe, há jazz e hardcore nos pubs e casas de shows. Palcos onde a história da música pop escreveu alguns de seus melhores capítulos .

Camisetas de várias opções

A lot of markets

Many options

Uma tarde nos mercados de Camden Town é um programa imperdível até para quem não gosta de fazer compras. São quatro mercados bem diferentes entre si, mas que se complementam. Por causa deles, milhares de turistas visitam diariamente o bairro. O maior movimento é no final de semana, quando as suas são tomadas por artistas.

Fachadas que chamam bastante atenção

Miscelânia

O mercado mais antigo é o Camden Lock , fundado no começo dos anos 70 num antigo prédio de tijolos . Dentro dele, a arquitetura lembra uma estação de trem do início do século XX - com três pavimentos repletos de lojinhas de roupas, artesanato e obras de arte. Seu outro acesso é pelo calçadão do canal. Por ali, chaga-se a um pátio dos fundos do prédio principal, com brechós, sebos e lojas de brinquedos.
Já o Stables Market, o carro-chefe são os brechós e antiquários, com artesanato e arte contemporânea. Quem curte roupas antigas, pode encontrar itens raros e, em geral, em boas condições de uso. Nos melhores brechós, é possível encontrar casacos militares da época da Segunda Guerra e camisas de bandas como The Clash, originais dos anos 70.
Afastando-se um pouco pela Camden High Street, fica o Camden Market, conhecido também como Buck Street Market. Perto dos outros é quase um camelódromo, que vende basicamente roupas, mas o preço baixo se torna uma boa pedida.

Namaste

For sale

Admiring

Vintage style

Um pouco de tudo

Mas nem só de mercados vive o comércio de Camden. Ao longo da Camden High Street e Chalk Farm Road há lojas de roupas, antiquários, estúdios de tatuadores etc. Como há muita concorrência, muitos estabelecimentos apelam para fachadas um tanto bizarras, com figuras gigantes para atrair a atenção dos clientes.

Já um nicho bastante explorado nessa área de Camden é o da moda gótica. Lojas de roupas ( com fachadas sinistras , com zumbis, vampiros e aranhas gigantes ) se enfileiram ... Talvez a inspiração seja uma das mais famosas moradoras da região, a escritora Mary Shilley.

A autora de " Frankenstein " não está sozinha na lista de ex-moradores ilustres da região. Amy Winehouse viveu lá ! Charles Dickens, George Orwell e Rimbauld passaram curtas temporadas naquelas terras, que pertenceram ao Conde de Camden no final do séc XVIII, e que se desenvolveram com a abertura do canal em 1816.

Scares and faint

Tattoes and so on ...

socks,socks,socks

Darkness and fear

Lady Is La Vamp

The queen of Camden

Uma das lojas que deve ser visitada é a Cyberdog, que fica no meio da Stale Market. Numa atmosfera futurista, a loja vende roupas e acessórios ligados ao cenário eletrônico e raves. Com muito neón, extraterrestres e movimento, você se sente literalmente, no espaço .

Cyberdog

Concluindo ...

Camden é um local frequentando por todas as tribos - de EMOs , punks e góticos, e mantendo seu estilo livre e contestador, as pessoas de diferentes estilos convivem ali em harmonia. Lá é possível encontrar muita ousadia e criatividade, desde cabelos coloridos, corpos inteiros tatuados, piercings, até estilos menos extravagantes e clássicos.

Punk area

Black & White

Pink & Black

Penteados exóticos

Have my attention

Streetstyle in Camden

Para quem curte variedade e tem interesse em moda alternativa, Camden é o lugar certo para encontrar peças únicas e diferenciadas. Acessórios que não se encontram em lugar nenhum, brechós exclusivos, peças vintage, artigos para decoração, objetos de arte, quadros, fantasias - é só ter tempo para pesquisar e garimpar sem pressa, que você encontrará várias coisas.

God Saves The Queen

LOndon London

Roupas expostas em camelódromos

Friends to friends

The dark side of the ...

Shoes and attitude


DICA : 

Para quem for visitar Londres, a maneira mais prática de chegar a Camden Town é de metrô. Há também muitas linhas de ônibus , mas nenhuma delas é mais charmosa que a viagem de barco entre Little Venice e Camden Lock. Por esse trajeto, através do Regent's Canal, o visitante passa por um dos cenários mais bucólicos da região norte de Londres, que incluem o Regent's Park, o Parque Primrose Hill e o Zoo. Vale a pena conferir !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário