sábado, 11 de outubro de 2014

MODA E LIBERDADE : O CERTO E O ERRADO NA MODA

Resolvi escrever esse texto para fazer uma espécie de questionamento a respeito de moda e liberdade - depois de ver inúmeras fotos e comentários sobre o que é " certo e errado " em revistas de moda e comportamento.

Não vi nada de "errado" no look da Ashley Benson
Dizem que com o advento do prêt-à-porter - na década de 60 - a moda veio a se tornar livre e democrática, pois antes se seguiam os ditames dos grandes costureiros - e estava " na moda " quem seguia a risca o que era imposto por eles. Certo ! Dizem também que a partir dai quem passou a ditar a moda foram " as ruas ", as combinações e looks feitos por pessoas anônimas , ok ! Mas se a moda se tornou tão democrática assim, por que então as revistas continuam fotografando pessoas e publicando os looks delas taxando de cafonas, de mau gosto, vulgares, out etc, etc ...

Imaginem só quando uma dessas pessoas se deparam ( se reconhecem ) com fotos delas ? Se fosse comigo, eu não iria gostar nadinha !!!


Nas décadas de 30,40 e 50 , as mulheres tinham um visual de " lady "

Apesar das privações e racionamento de tecidos, a mulher dos anos 40 era muito chique

A elegância era algo muitíssimo apreciado na época

Combinava-se as cores da saia com a do calçado, chapéu e luvas

Na década de 50, o visual feminino era extremamente " arrumado" e combinadinho
Nos anos 60, a juventude virou o jogo  e fez a moda das ruas chegar nas butiques

A anti-moda dos hippies conquistou muitas pessoas - não só simpatizantes da contracultura

Os músicos do rock ( Led Zeppelin acima ) inspirava o estilo de seus fãs

A moda black , chamou muito a atenção nos anos 70 e se tornou referência

Os punks criaram uma "anti-moda" bem peculiar, que causava espanto e admiração

Dessa nem os artistas escapam :

Avril Lavigne, Ok ! Kelly Osbourne, no ??? Sorry

Qual foi o pecado cometido pelas garotas que levaram X ???



O certo é certo pra você ? e o errado, está errado na sua opinião ?

Bem constrangedor
Eu penso que a moda não está tão democrática assim como dizem . Propagam por ai que você é livre para vestir o que quiser, para dar asas à imaginação e tals, mas por que então criticam tanto o visual das pessoas ? As pessoas tem o livre arbítrio de vestir o que lhes der na telha, independentemente da opinião dos outros ... Cada um tem um conceito, uma interpretação do que é bonito ou feio, certo ou errado. O que é feio pra fulano, pode ser bonito para beltrano e por ai vai ... Não podemos impor nossos padrões aos outros.

Blake e Olivia Palermo são super elogiadas pela sua forma de vestir

Pior que tirar nota vermelha na prova é levar um X numa foto


O importante é ser feliz. Dress up !

Existe uma espécie de " código visual " que impõe o que é certo e errado pra você ( que serve ou não pra você ) sem levar em conta se você  se sente bem ou não na roupa - se te faz feliz. E, se você foge desse paradigma, fica " inadequado " . 

E se o cara gosta da camisa dentro da calça, qual o problema ?




E se o cara gosta de gravata grande ? 

As revistas e programas de moda nos dão informações importantes, dicas de como podemos usar e abusar das tendências sem ir contra nosso estilo pessoal. Até ai tudo bem, podemos sim aprender, e muito, usar a moda a nosso favor, dando destaque aos nossos pontos fortes e disfarçando os pontos fracos.

Aposto que muita gente que participou do programa se sentiu constrangido com as críticas deles

Críticas ao estilo alheio

Eu penso que é hipocrisia falar " moda é liberdade - estilo é pessoal " e depois sair por ai  fotografando e depois publicando fotos de pessoas e escrevendo " errado " sobre elas.

Tem também as pessoas que ridicularizam os outros nas ruas . Se você usar algo que as pessoas julgam " diferente/ fora do normal ", isso já será motivo para chacotas. Você se sente "  o centro das atenções " , pois não respeitam as diferenças de gosto e estilo. As pessoas têm até vontade de usar algo diferente, que expresse um pouco o seu " eu ", a sua individualidade, o seu estilo , mas se sentem intimidadas em meio a tantas críticas - tanto das pessoas ao redor, quanto da imprensa ( no caso, das pessoas famosas ).
Engraçado é que isso não ocorre em outros países , é mais característico do Brasil - uma lástima ! Enquanto no Japão ( que é um país que preserva suas tradições ), as pessoas se vestem como querem. Aqui algumas cidades em que vemos desfiles de moda ao ar livre: Londres, New York, Barcelona, Estocolmo, Paris, Moscou, Milão etc ...

O seu estilo mostra um pouco do seu "eu" para o mundo

Essa garota é considerada " ícone de estilo " pela ousadia ao misturar peças ( old times above )

Se Expresse ! No te Reprimas !
A blogueira americana Tavi Gevinson teve seu auge com apenas 14 aninhos


Muitos diriam que o look da Beyonce está errado

Se estilo é pessoal mesmo, as pessoas devem vestir o que quiserem, obedecendo um mínimo de bom senso e sentido do que elas consideram apropriado ou não para ocasião. E o que pode ser ultra-fashion pra mim, pode ser cafoníssimo pra você. Então que cada um respeite a liberdade do outro, pois quem sabe o que é mostrado hoje como " brega", " ridículo " pode se tornar uma futura tendência.

Se a moda de rua ainda continua inspirando, o surgimento de" novas modas ", é necessário prestar atenção nessa mania de ficar recriminando, criticando o moda das pessoas se vestir e deixar as pessoas se  expressarem da maneira que desejam, usando as roupas nas quais eles se sentem bem.


Katy Perry, sem medo de ser feliz em seus looks

A VJ Mary Moon tem um estilo bem próprio

Ser da moda é ?

Cindy Lauper é uma das cantoras mais notórias nos anos 80

O visual dela " sempre " chamou bastante atenção


Lady Gaga, autêntica como ela só !

Cores e estampas

Miroslava Duma monta looks ultra-criativos

Para finalizar, segue um vídeo que ilustra muito bem o que foi dito nesse post:


ATÉ A PRÓXIMA !

11 comentários:

  1. Nossa os looks antigos eu não gosto não, prefiro o de agora concerteza!

    Http://mocadebatom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pela visita. É verdade, a moda de hoje nos oferece várias opções, não existe apenas um estilo vigente como antigamente ! Bjs

      Excluir
  2. Bom dia Neide!
    Vim retribuir a sua visita ao meu blog.
    Bem, eu sou um tipo de pessoa que não se enquadra nos gostos e comportamentos da maioria. Eu nunca liguei para moda, tendência, pois nunca gostei de usar o que todo mundo usa ou gosta. Muitas pessoas podem me achar estranha, mas eu me sinto bem assim e não me sinto a vontade sendo igual a todo mundo. Então nunca sigo o que falam "ah, porque no verão a tendência é cabelo curto", eu sempre gostei de cabelos longos e não é necessariamente porque está chegando o verão que eu tenho que cortar o cabelo... Não é porque a moda é franja que eu sou obrigada a usar uma bolsa com franja mesmo não fazendo meu tipo, "mas ta na moda"... é complicado, as pessoas tendem a não contentar com o gosto alheio e querer criticar ou forçar a barra que você deve ser "x" e se vestir como "xx". Não costumo comentar em sites de moda e afins pois sou meio crítica com essas coisas, mas sua resenha foi muito interessante. E você falou alguns pontos nos quais eu realmente concordo.
    Então é isso, parabéns pelo seu blog e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá . Obrigada pelo comentário ! Eu entendo bem o que vc quis dizer. Eu mesma não tenho um estilo definido, mas prezo pelo conforto. Como curto bastante rock'n roll, tenho prediletação pelo preto, cinza e branco e amo usar o uniforme tênis, jeans e camiseta !!!
      Tem uma outra postagem aqui que eu acho que vc vai gostar : http://estilosasefashionistas.blogspot.com.br/2013/12/indumentaria-viking-valkommen-till.html , fala sobre os vikings e a sua indumentária. Eu amo a Suécia e a história dos vikings !!!

      Mais uma vez obrigada. Muito sucesso pra vc também !!! Bj.

      Excluir
  3. Parabéns pelo post. Concordo plenamente com tudo o que você falou, a gente tem que se vestir para se sentir bem, para mostrar o que a gente é, e não o que os outros querem que a gente seja, ou que a ditadura da moda manda.

    Bjos.

    http://www.vaidadesbylaislima.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ... Concordo contigo, gosto é pessoal e cada um tem que se vestir com o que se sinta bem, independente da opinião alheia .
      Bjss e obrigada pelo comentário ! (:

      Excluir
  4. Achei super bacana o post, parabéns!
    http://cachinhosquasedourados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Rafaela. Valeu pela visita . Bjss

    ResponderExcluir
  6. Concordo, como disse Coco Chanel "nem tudo que é bonito vai te fazer bem quando te tocar."


    http://www.cerejasemneve.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post...bjs
    http://gracieneluizandrade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graciene. Obrigada pela visita. Fico feliz por ter gostado do post. Bjss e sucesso !!!

      Excluir