A novela, de certa forma, é um marco nas telenovelas da emissora, pois é a primeira novela da rede Globo ambientada na Idade Média . E para ser o mais fiel possível à epoca, vários recursos foram usados para compor cenários, paisagens, figurinos. A produção está muito bem feita, usando um recurso chamado chroma-key ( em que as gravações são feitas em tela verde ou azul ) trazendo uma atmosfera a lá Game of Thrones, mas com uma pitada brazuca. Para o figurino, por exemplo, foram criadas aproximadamente 5 mil peças de roupa, mas disso falarei posteriormente.
Estou postando só agora sobre o figurino dessa novela, pois como alguns personagens teriam alguma mudança de figurino com o decorrer da trama, agora o texto ficaria mais completo.
Catarina, Afonso e Amália; o triângulo amoroso |
Cássio, ex-conselheiro e comandante do exército de Montemor |
Diana, melhor amiga de Amália |
Trabalhadores de Montemor |
O " rei indolente " Rodolfo, cai doente |
A história da trama é, resumidamente, sobre dois reinos : Montemor e Artena. Um é rico em minério de ferro, mas falta água, enquanto o outro possui o recurso em abundância. Então, os dois reinos viviam em paz graças a um acordo de anos que garantia que o minério produzido em Montemor seria fornecido a Artena em troca de água.
Além disso, entre seus personagens, a trama é sobre o herdeiro do trono, Afonso ( Rômulo Estrela ), que se apaixona pela plebéia Amália ( Marina Ruy Barbosa ). O príncipe inconsequente, Rodolfo ( Johnny Massaro ), que só pensava em aproveitar a mordomia da realeza. A princesa, Catarina ( Bruna Marquezine ), ambiciosa, capaz de tudo para conseguir o que deseja.
Mas quem acompanha a novela, sabe que Rodolfo tornou-se rei de Montemor, destruiu Artena numa guerra - juntamente com a princesa de lá, Catarina. Dai eles se casaram, mas Montemor vive em crise, devido ao péssimo reinado de Rodolfo . Por essa razão, Afonso e Amália querem tomar o trono de Rodolfo, para tirar o reino do caos - e Catarina, por sua vez, quer tirar Amália do seu caminho, para reinar ao lado de Afonso ...
O casal protagonista da novela |
O justo príncipe de Montemor, verdadeiro herdeiro do trono |
Os irmãos Afonso e Rodolfo |
Catarina era a princesa de Artena |
Amália, plebéia que encantou o príncipe herdeiro de Montemor |
A produção do figurino envolveu um grande trabalho de pesquisa da figurinista Mariana Sued e sua equipe . Foram cinco meses de pesquisa histórica ... Foi preciso entender a época, sem necessariamente querer fazer uma reconstrução histórica. Ela procurou diversas fontes de inspiração para formar a identidade visual dos personagens e, assim, ajudar a compor a trama.
As referências usadas foram desde as artes plásticas até a moda contemporânea. Foram pesquisadas mais de 12 mil imagens de muitas fontes diferentes : livros, museus, editoriais de moda, filmes, séries etc .
A figurinista falou sobre o seu método de pesquisa : " Como estamos falando de Idade Média, acabei pesquisando 10 séculos e foi um verdadeiro mergulho, mas foi fundamental para dar o start ! Com a sinopse e o briefing inicial do Fabrício e do Daniel, comecei a entender o que cada reino, cada personagem, cada família pedia e fui procurar esses elementos. Em alguns casos, achei importante abraçar o imaginário coletivo dos contos de fada, em outros senti que precisava de elementos mais ligados à moda contemporânea, em outros a indumentária medieval tal qual era caiu como uma luva ... Fui construindo uma grande colagem de imagens históricas de vários períodos, fotos de desfiles, referências de trabalhos manuais, texturas, cores, estampas de filmes, séries, animações ... Esse momento é bem livre, entra tudo o que entendo como relevante para dar o clima de identidade visual da personagem. "
Para diferenciar os reinos de Artena e Montemor, a direção artística optou por marcar com cores distintas a identidade visual de cada um. Os habitantes de Artena, usam tons mais frios, puxando pelo azul, violeta, cinza e prata. Já os habitantes de Montemor têm uma paleta com vários tons de vermelho, marrons, verdes e dourado. A figurinista usou as cores para ajudar a criar um clima diferente para cada reino.
A maior parte das peças está sendo produzida nos estúdios Globo, com equipes de costura e adereços, que se dedicam não só à confecção, como também ao tingimento, envelhecimento e composição de acessórios em couro e bijuteria.
( Artena )
As cores de Artena |
Cinza era a cor favorita de Catarina ( aqui ao lado do seu pai, o rei Augusto ) |
As plebéias Diana e Amália |
O figurino de Amália é simples, mas forte |
O malvado Virgílio, ex-prometido de Amália |
As amigas fazem uso de corselets e avental |
O duque e seus tons de verde |
Virgílio, Amália, Catarina e Constantino |
( Montemor )
Afonso, a rainha Crisélia e Rodolfo |
A bruxa e o artista |
A guerreira Selena ( Marina Moschen ) |
Os tons terrosos estão muito presentes no figurino dos habitantes de Montemor |
O visual de Rodolfo foi se tornando cada vez mais pomposo |
A sobriedade do visual de Afonso |
Ulisses ( Giovanni De Lorenzi ) e Selena ( Marina Moschen ) , na academia militar |
Podemos citar as túnicas em cores terrosas e tecidos rústicos, calções , bries, o gibão, o cinto atando a cintura, a sobretúnica, a houppellande como fielmente reproduzidos. Já em se tratando de looks femininos, a reprodução foi menos fiel. A personagem retratada com looks mais fiéis à Idade Média foi Lucrécia, interpretada pela atriz Tatá Werneck.
As mulheres medievais usavam vestidos e túnicas mais soltas, muitas usavam véus, sobretúnicas com um cinto marcando a cintura. Com o passar dos séculos é que as mulheres começaram a usar vestidos mais acinturados por corpetes e blusas de mangas amplas. Mas como a novela não remonta um período específico, não precisaria retratar fielmente essas vestimentas.
Abaixo , algumas imagens da Idade Média :
Imagens retratando um pouco da vida na nobreza |
As mulheres da nobreza costumavam usar véu |
Camponeses trabalhando |
O vida nas cidades em volta dos castelos ( surgimento da burguesia ) |
Trabalhadores ( reparem que eles usavam meias ) |
Os vestidos das mulheres da nobreza eram bem longos , com mangas bem amplas |
Casamento na nobreza |
Posteriormente o colo feminino passou a ser acentuado com o uso de decotes |
Casamento dos Arnolfini ( Jan Van Eyck ) |
Banquete da nobreza |
Trabalhadores ( Duque de Berry ) |
A cintura era mais alta e os cabelos eram presos e cobertos com adereços |
Nascimento de um cavaleiro |
Os homens também usavam adereços na cabeça |
Enfeite de borboleta na cabeça |
Família de Amália representando indumentária dos plebeus |
Guerreiros |
Looks dos personagens principais |
Visual de quando Selena trabalhava na cozinha do castelo |
Visual a là guerreiro Viking |
Rodolfo e Lucrécia, representando o visual da nobreza |
Trajes bem representados por Rodolfo e Virgílio |
Mas voltando ao assunto ... Para Catarina ( interpretada por Bruna Marquezine ), Mariana Sued pensou num figurino de princesa que fosse sedutor e perigoso. Ela trabalhou os contrastes entre os tecidos pesados e as sedas esvoaçantes, fendas nos decotes que brincam de " mostra e esconde " por causa das jóias pesadas, os bordados em metal pontiagudo. O visual de Catarina foi pensado para ter linhas mais retas, além de decotes e fendas. Os acessórios de mão e colares, também são parte importante no visual dela.
Segundo Mariana, depois de pesquisar muitas princesas, rainhas e nobres da época, Mariana quis dar um toque contemporâneo para criar essa personagem - que seria importante que ela tivesse signos que nosso olhar de hoje reconhecesse como de riqueza e sofisticação - e ela encontrou esses elementos na coleção Valentino alta-costura 2015-2016.
As cores são suaves, mas nada bobinhas. São sempre banhadas em cinza e lembram pedras como ametista, pirita e silício.
Visual impactante de Catarina, um mix da leveza do tecido e o peso das jóias |
Muitos decotes e sensualidade em seus vestidos |
A pele do casaco também é cinza |
A rigidez do traje mostra um pouco do seu temperamento frio |
Lilás e lavanda eram cores muito usadas pela malvada |
Olha só o kimono-dress |
Nada como uma pele pra esquentar num dia de frio |
O cabelo solto é uma característica de Catarina |
Quando ela foi raptada pelo duque Constantino |
Interessante o mix peso x leveza de Catarina |
As vezes a moça usava tons de azul |
As mangas largas, tão típicas na Idade Média |
Aqui o contraste fica por conta do mix fosco x brilho , usado na capa da rainha |
Nota-se pitadas de modernidade usada em seus looks |
Pode-se dizer que os decotes são a marca registrada do visual de Catarina |
O cinza era uma de suas cores favoritas, se não a favorita |
Ao tornar-se rainha de Montemor, após o casamento com o rei Rodolfo ( interpretado por Johnny Massaro ), Catarina passou por uma transformação no visual.
Os decotes continuam, porém com forma um pouco diferente. Todo o figurino dela ficou mais pesado. Não se vê mais os vestidos de seda. No lugar deles, a rainha passou a usar vestidos de veludo para usar no castelo.
Os tons terrosos " cores de Montemor " passam a fazer parte das produções. Tendência nas passarelas atuais, os tons terrosos ganham cada vez mais espaço no "closet " medieval da personagem. Ela passa a usar somente as cores de Montemor, especialmente tons de vermelho, preto, dourado e cobre - e ela perde todas as referências do reino de origem e ganha um figurino totalmente novo.
As jóias também são renovadas, ela deixa a prata e passa a usar ouro. Os acessórios usados pela filha de Augusto ( interpretado por Marco Nanine ) passam a mostrar toda a imponência da jovem rainha. Nessa nova fase, ela sempre usa uma tiara com a águia de Montemor para que, mesmo no dia-a-dia e em situações triviais, ela tenha o signo da coroa na cabeça. Além disso, algumas de suas jóias passam a ter a forma de animais predadores como a cobra e a águia.
Quando se tornou rainha, seu visual mudou bastante |
Vermelho passou a ser a cor principal usada por Catarina |
Os decotes permancem, mas um pouco mais diferente que antes |
A cor preta passou a ser usada pela rainha |
O veludo passou a ser usado por Catarina, por ser um tecido nobre, austero e de impacto |
Esse visual dela também tem traços modernos |
A tiara não sai da cabeça da moça |
Olha só que lindo o look de Catarina ! |
Foram usados tecidos rústicos e cores mais escuras e intensas . Ela tem poucas peças, é um figurino simples, porém forte.
A plebéia Amália é bem clássica, com roupas compostas por corsets, saias rodadas, aventais e blusas ( usadas por baixo de corsets fechados na frente ). Os acessórios de Amália também são bem rudimentares.
Reparem que a moça usava bastante uma espécie de avental. Reparem também nos acessórios dela ( o ancestral da pochete ) |
Amália sempre costuma usar corselets por cima de blusas, ou então usa blusa-corset |
Reparem nas mangas avulsas usadas por Amália. Esse tipo de recurso foi muito usado na Idade Média e na Renascença |
As cores escuras são as prediletas de Amália |
As blusas de Amália são geralmente de tecido muito rústico |
Olha só o comprimento das madeixas da plebéia |
Tons de marsala e roxo são cores bem recorrentes em seu figurino |
Aqui Amália usando um traje considerado " de sair " para ela |
Amália e seu filho adotivo |
Quando o casal reinar em Montemor |
Aqui, usando uma roupa da nobreza , no início da novela |
Together Forever |
Aqui, num look todo escuro em tons de vinho |
Para o vestido de noiva de Amália, a figurinista foi buscar inspiração viking : " Na época, não era comum o vestido branco para a noiva. Optamos por usar o bege claro nela e em Afonso ( interpretado por Rômulo Estrela ). "
O vestido de Amália é feito com colchas compradas em brechós e tem um trabalho de macramê no decote e nos ombros. Para Afonso, fizemos uma túnica de tecido rústico claro, com bordados de linha e barbante.
O véu de Amália foi feito a partir de uma rede. A cabeça é de flores de pano com medalhões, que são porta-jóias de metal.
Casamento de Afonso e Amália |
Beleza e rusticidade nesse vestido de noiva |
Os noivos mais bonitos da calha |
Na Idade Média não era costume casar-se de branco |
Coroa de flores na cabeça da moça |
Reparem nos detalhes de bordado na manga da túnica do Afonso |
Os looks de Afonso e Rodolfo tinham muitas coisas de couro e metal. São parecidos por eles serem irmãos. Afonso tem inicialmente 2 guarda-roupas : o primeiro é bem austero, com poucas variações - quase um uniforme militar . É roupa de um homem que não tem tanta vaidade, não pensa diariamente no que vai vestir. Optamos por usar calças e casacos bem modelados ( ao contrário do que de fato existia na Idade Média ) para dar imponência para a figura dele. Ele usava muita lona em couro em preto e vinho, que são as cores de Montemor. O de plebeu é mais simples ainda. Tem mais texturas, as cores ficaram com mais tons envelhecidos. É tudo mais rústico.
( Afonso ):
O uniforme quase militar de Afonso |
Aqui, participando de um torneio de lutas feito um cavaleiro |
Aqui, num traje menos formal. Na época Afonso prestava serviços ao rei de Artena |
Aqui, Afonso usando um traje bem mais formal |
Que casal supimpa !!! |
Ambos de capa |
Ao tornar-se plebeu, o visual de Afonso tornou-se um tanto rústico e charmoso |
Tons de marrom na vestimenta de Afonso |
Aqui , num look de cavaleiro usando o brasão do reino de Artena |
(Rodolfo ) :
Rodolfo com seu traje digno de um rei |
O preto está entre as cores favoritas de Rodolfo |
Rodolfo também é chegado no brilho do dourado |
O rei adora usar essa camisa quando não tem compromissos |
O dourado e o prateado presentes no casamento de Catarina e Rodolfo |
A nobreza em peso no casório dos dois |
O figurino da primeira esposa de Rodolfo, a personagem Lucrécia ( interpretada por Tatá Werneck ) é o mais correto em relação à indumentária medieval. Para viver a personagem, Tatá passou por uma caracterização, ganhando uma peruca de 80 cm, além dos vestidos que a deixam mais" cheinha ". Usou muito o penteado " chifre ", muito usado no final da Idade Média .
O vestido e o penteado de Lucrécia estão bem de acordo com o que usavam no período medieval |
Parece que Lucrécia deu um mergulho no período medieval |
O casamento de Lucrécia e Rodolfo |
Nota 10 para o figurina de Lucrécia |
A baixa estatura da antiga rainha |
Os personagens de Afonso e Rodolfo usam apliques, mas se diferenciam no penteado, cor e textura. O ator José Fidalgo ( duque Constantino ) ganhou um trançado com dread, além de uma barba diferenciada.
Enquanto os cabelos são sempre em excesso, a maquiagem segue o caminho inverso. A intenção é usar o menos possível de maquiagem, apenas como correção - para dar a impressão de " cara lavada " . Somente as princesas e rainhas ganham um pouco de cor ...
zero maquiagem |
Reparem nos cabelos muito longos de Catarina e Constantino |
As amigas cabeludas |
Então é isso. Espero que tenham gostado do post !
Até a próxima !!!
Referências :
https://gshow.globo.com/novelas/deus-salve-o-rei/noticia/deus-salve-o-rei-figurinista-da-detalhes-das-roupas-da-nova-novela-das-7.ghtml
http://www.ofuxico.com.br/arquivo/noticias-sobre-famosos/2018/01/08/saiba-tudo-sobre-o-figurino-de-deus-salve-o-rei-da-globo-311113.html
https://www.lilianpacce.com.br/moda/o-figurino-de-deus-salve-o-rei/
https://gshow.globo.com/novelas/deus-salve-o-rei/noticia/deus-salve-o-rei-caracterizacao-de-tata-werneck-e-fiel-a-era-medieval.ghtml
http://www.purepeople.com.br/noticia/em-deus-salve-o-rei-catarina-muda-figurino-apos-casamento-mais-pesado_a221889/1
https://formadaaos22.wordpress.com/2018/01/16/moda-medieval-o-figurino-da-novela-deus-salve-o-rei/
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/imagem-e-som/noticia/2017/11/11/figurino-da-novela-deus-salve-o-rei-tem-cerca-de-5-mil-pecas-315490.php
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