terça-feira, 24 de abril de 2018

O Figurino dos Personagens da Novela " Deus Salve o Rei "

A novela Deus Salve o Rei, da rede Globo, iniciou em janeiro e desde então estamos nos deliciando com o rico figurino dos personagens do folhetim . Ambientada em uma Idade Média fictícia, a história tem como trama principal a disputa entre dois irmãos pelo trono de Montemor, e é claro, a história de amor vivida entre os protagonistas Afonso ( interpretado pelo ator Rômulo Estrela ) e Amália ( interpretada pela atriz Marina Ruy Barbosa ). Vamos conhecer um pouco sobre o figurino da novela ???

O folhetim das 7, " Deus Salve o Rei ", está no ar há alguns meses, e para quem ama o período medieval e história da moda (como eu ), deve estar assistindo a novela todos os dias, sem perder um capítulo sequer, pois a novela é repleta de elementos medievais .
A novela, de certa forma, é um marco nas telenovelas da emissora, pois é a primeira novela da rede Globo ambientada na Idade Média . E para ser o mais fiel possível à epoca, vários recursos foram usados para compor cenários, paisagens, figurinos. A produção está muito bem feita, usando um recurso chamado chroma-key ( em que as gravações são feitas em tela verde ou azul ) trazendo uma atmosfera a lá Game of Thrones, mas com uma pitada brazuca. Para o figurino, por exemplo, foram criadas aproximadamente 5 mil peças de roupa, mas disso falarei posteriormente.
Estou postando só agora sobre o figurino dessa novela, pois como alguns personagens teriam alguma mudança de figurino com o decorrer da trama, agora o texto ficaria mais completo.


Catarina, Afonso e Amália; o triângulo amoroso

Cássio, ex-conselheiro e comandante do exército de Montemor

Diana, melhor amiga de Amália

Trabalhadores de Montemor

O " rei indolente " Rodolfo, cai doente

A história da trama é, resumidamente, sobre dois reinos : Montemor e Artena. Um é rico em minério de ferro, mas falta água, enquanto o outro possui o recurso em abundância. Então, os dois reinos viviam em paz graças a um acordo de anos que garantia que o minério produzido em Montemor seria fornecido a Artena em troca de água.
Além disso, entre seus personagens, a trama é sobre o herdeiro do trono, Afonso ( Rômulo Estrela ), que se apaixona pela plebéia Amália ( Marina Ruy Barbosa ). O príncipe inconsequente, Rodolfo ( Johnny Massaro ), que só pensava em aproveitar a mordomia da realeza. A princesa, Catarina ( Bruna Marquezine ), ambiciosa, capaz de tudo para conseguir o que deseja.
Mas quem acompanha a novela, sabe que Rodolfo tornou-se rei de Montemor, destruiu Artena numa guerra - juntamente com a princesa de lá, Catarina. Dai eles se casaram, mas Montemor vive em crise, devido ao péssimo reinado de Rodolfo . Por essa razão, Afonso e Amália querem tomar o trono de Rodolfo, para tirar o reino do caos - e Catarina, por sua vez, quer tirar Amália do seu caminho, para reinar ao lado de Afonso ...


O casal protagonista da novela
O justo príncipe de Montemor, verdadeiro herdeiro do trono

Os irmãos Afonso e Rodolfo

Catarina era a princesa de Artena

Amália, plebéia que encantou o príncipe herdeiro de Montemor


A produção do figurino envolveu um grande trabalho de pesquisa da figurinista Mariana Sued e sua equipe . Foram cinco meses de pesquisa histórica ... Foi preciso entender a época, sem necessariamente querer fazer uma reconstrução histórica. Ela procurou diversas fontes de inspiração para formar a identidade visual dos personagens e, assim, ajudar a compor a trama.
As referências usadas foram desde as artes plásticas até a moda contemporânea. Foram pesquisadas mais de 12 mil imagens de muitas fontes diferentes : livros, museus, editoriais de moda, filmes, séries etc .
A figurinista falou sobre o seu método de pesquisa : " Como estamos falando de Idade Média, acabei pesquisando 10 séculos e foi um verdadeiro mergulho, mas foi fundamental para dar o start ! Com a sinopse e o briefing inicial do Fabrício e do Daniel, comecei a entender o que cada reino, cada personagem, cada família pedia e fui procurar esses elementos. Em alguns casos, achei importante abraçar o imaginário coletivo dos contos de fada, em outros senti que precisava de elementos mais ligados à moda contemporânea, em outros a indumentária medieval tal qual era caiu como uma luva ... Fui construindo uma grande colagem de imagens históricas de vários períodos, fotos de desfiles, referências de trabalhos manuais, texturas, cores, estampas de filmes, séries, animações ... Esse momento é bem livre, entra tudo o que entendo como relevante para dar o clima de identidade visual da personagem. "
Para diferenciar os reinos de Artena e Montemor, a direção artística optou por marcar com cores distintas a identidade visual de cada um. Os habitantes de Artena, usam tons mais frios, puxando pelo azul, violeta, cinza e prata. Já os habitantes de Montemor têm uma paleta com vários tons de vermelho, marrons, verdes e dourado. A figurinista usou as cores para ajudar a criar um clima diferente para cada reino.
A maior parte das peças está sendo produzida nos estúdios Globo, com equipes de costura e adereços, que se dedicam não só à confecção, como também ao tingimento, envelhecimento e composição de acessórios em couro e bijuteria.

( Artena )
As cores de Artena

Cinza era a cor favorita de Catarina ( aqui ao lado do seu pai, o rei Augusto )

As plebéias Diana e Amália

O figurino de Amália é simples, mas forte

O malvado Virgílio, ex-prometido de Amália

As amigas fazem uso de corselets e avental

O duque e seus tons de verde


Virgílio, Amália, Catarina e Constantino

 ( Montemor )


Afonso, a rainha Crisélia e Rodolfo

A bruxa e o artista

A guerreira Selena ( Marina Moschen )

Os tons terrosos estão muito presentes no figurino dos habitantes de Montemor

O visual de Rodolfo foi se tornando cada vez mais pomposo
A sobriedade do visual de Afonso

Ulisses ( Giovanni De Lorenzi ) e Selena ( Marina Moschen ) , na academia militar
Se formos analisar de forma histórica os trajes dos personagens e a indumentária medieval ( período histórico que compreendeu mil anos ), alguns trajes realmente foram reproduzidos filmente à epoca, já outros, nem tanto.
Podemos citar as túnicas em cores terrosas e tecidos rústicos, calções , bries, o gibão, o cinto atando a cintura, a sobretúnica, a houppellande como fielmente reproduzidos. Já em se tratando de looks femininos, a reprodução foi menos fiel. A personagem retratada com looks mais fiéis à Idade Média foi Lucrécia, interpretada pela atriz Tatá Werneck.
As mulheres medievais usavam vestidos e túnicas mais soltas, muitas usavam véus, sobretúnicas com um cinto marcando a cintura. Com o passar dos séculos é que as mulheres começaram a usar vestidos mais acinturados por corpetes e blusas de mangas amplas. Mas como a novela não remonta um período específico, não precisaria retratar fielmente essas vestimentas.

Abaixo , algumas imagens da Idade Média :


Imagens retratando um pouco da vida na nobreza

As mulheres da nobreza costumavam usar véu

Camponeses trabalhando

O vida nas cidades em volta dos castelos ( surgimento da burguesia )

Trabalhadores ( reparem que eles usavam meias )

Os vestidos das mulheres da nobreza eram bem longos , com mangas bem amplas

Casamento na nobreza

Posteriormente o colo feminino passou a ser acentuado com o uso de decotes

Casamento dos Arnolfini ( Jan Van Eyck )

Banquete da nobreza

Trabalhadores ( Duque de Berry )

A cintura era mais alta e os cabelos eram presos e cobertos com adereços

Nascimento de um cavaleiro

Os homens também usavam adereços na cabeça

Enfeite de borboleta na cabeça
E ...


Família de Amália representando indumentária dos plebeus

Guerreiros

Looks dos personagens principais

Visual de quando Selena trabalhava na cozinha do castelo

Visual a là guerreiro Viking

Rodolfo e Lucrécia, representando o visual da nobreza 

Trajes bem representados por Rodolfo e Virgílio

Mas voltando ao assunto ... Para Catarina ( interpretada por Bruna Marquezine ), Mariana  Sued pensou num figurino de princesa que fosse sedutor e perigoso. Ela trabalhou os contrastes entre os tecidos pesados e as sedas esvoaçantes, fendas nos decotes que brincam de " mostra e esconde " por causa das jóias pesadas, os bordados em metal pontiagudo. O visual de Catarina foi pensado para ter linhas mais retas, além de decotes e fendas. Os acessórios de mão e colares, também são parte importante no visual dela.
Segundo Mariana, depois de pesquisar muitas princesas, rainhas e nobres da época, Mariana quis dar um toque contemporâneo para criar essa personagem - que seria importante que ela tivesse signos que nosso olhar de hoje reconhecesse como de riqueza e sofisticação - e ela encontrou esses elementos na coleção Valentino alta-costura 2015-2016.
As cores são suaves, mas nada bobinhas. São sempre banhadas em cinza e lembram pedras como ametista, pirita e silício.


Visual impactante de Catarina, um mix da leveza do tecido e o peso das jóias

Muitos decotes e sensualidade em seus vestidos

A pele do casaco também é cinza

A rigidez do traje mostra um pouco do seu temperamento frio

Lilás e lavanda eram cores muito usadas pela malvada

Olha só o kimono-dress

Nada como uma pele pra esquentar num dia de frio


O cabelo solto é uma característica de Catarina

Quando ela foi raptada pelo duque Constantino

Interessante o mix peso x leveza de Catarina

As vezes a moça usava tons de azul

As mangas largas, tão típicas na Idade Média


Aqui o contraste fica por conta do mix fosco x brilho , usado na capa da rainha

Nota-se pitadas de modernidade usada em seus looks 

Pode-se dizer que os decotes são a marca registrada do visual de Catarina

O cinza era uma de suas cores favoritas, se não a favorita

Ao tornar-se rainha de Montemor, após o casamento com o rei Rodolfo ( interpretado por Johnny Massaro ), Catarina passou por uma transformação no visual.
Os decotes continuam, porém com forma um pouco diferente. Todo o figurino dela ficou mais pesado. Não se vê mais os vestidos de seda.  No lugar deles, a rainha passou a usar vestidos de veludo para usar no castelo.
Os tons terrosos " cores de Montemor " passam a fazer parte das produções. Tendência nas passarelas atuais, os tons terrosos ganham cada vez mais espaço no "closet " medieval da personagem. Ela passa a usar somente as cores de Montemor, especialmente tons de vermelho, preto, dourado e cobre - e ela perde todas as referências do reino de origem e ganha um figurino totalmente novo.
As jóias também são renovadas, ela deixa a prata e passa a usar ouro. Os acessórios usados pela filha de Augusto ( interpretado por Marco Nanine ) passam a mostrar toda a imponência da jovem rainha. Nessa nova fase, ela sempre usa uma tiara com a águia de Montemor para que, mesmo no dia-a-dia e em situações triviais, ela tenha o signo da coroa na cabeça. Além disso, algumas de suas jóias passam a ter a forma de animais predadores como a cobra e a águia.


Quando se tornou rainha, seu visual mudou bastante

Vermelho passou a ser a cor principal usada por Catarina

Os decotes permancem, mas um pouco mais diferente que antes

A cor preta passou a ser usada pela rainha

O veludo passou a ser usado por Catarina, por ser um tecido nobre, austero e de impacto

Esse visual dela também tem traços modernos

A tiara não sai da cabeça da moça
Olha só que lindo o look de Catarina !


Para Amália ( interpretada por Marina Ruy Barbosa ), a figurinista tentou trabalhar bastante o imaginário coletivo dos contos de fada, da camponesa, sem deixá-la muito delicada, pois precisava ficar claro que aquela mulher coloca a mão na massa, trabalha e cuida de si . 
Foram usados tecidos rústicos e cores mais escuras e intensas . Ela tem poucas peças, é um figurino simples, porém forte.
A plebéia Amália é bem clássica, com roupas compostas por corsets, saias rodadas, aventais e blusas ( usadas por baixo de corsets fechados na frente ). Os acessórios de Amália também são bem rudimentares.



Reparem que a moça usava bastante uma espécie de avental. Reparem também nos acessórios dela ( o ancestral da pochete )

Amália sempre costuma usar corselets por cima de blusas, ou então usa blusa-corset

Reparem nas mangas avulsas usadas por Amália. Esse tipo de recurso foi muito usado na Idade Média e na Renascença

As cores escuras são as prediletas de Amália

As blusas de Amália são geralmente de tecido muito rústico

Olha só o comprimento das madeixas da plebéia

Tons de marsala e roxo são cores bem recorrentes em seu figurino

Aqui Amália usando um traje considerado " de sair " para ela

Amália e seu filho adotivo

Quando o casal reinar em Montemor


Aqui, usando uma roupa da nobreza , no início da novela


Together Forever

Aqui, num look todo escuro em tons de vinho

Para o vestido de noiva de Amália, a figurinista foi buscar inspiração viking :  " Na época, não era comum o vestido branco para a noiva. Optamos por usar o bege claro nela e em Afonso ( interpretado por Rômulo Estrela ). "
O vestido de Amália é feito com colchas compradas em brechós e tem um trabalho de macramê no decote e nos ombros. Para Afonso, fizemos uma túnica de tecido rústico claro, com bordados de linha e barbante.
O véu de Amália foi feito a partir de uma rede. A cabeça é de flores de pano com medalhões, que são porta-jóias de metal.


Casamento de Afonso e Amália

Beleza e rusticidade nesse vestido de noiva

Os noivos mais bonitos da calha

Na Idade Média não era costume casar-se de branco

Coroa de flores na cabeça da moça

Reparem nos detalhes de bordado na manga da túnica do Afonso

Os looks de Afonso e Rodolfo tinham muitas coisas de couro e metal. São parecidos por eles serem irmãos. Afonso tem inicialmente 2 guarda-roupas : o primeiro é bem austero, com poucas variações - quase um uniforme militar . É roupa de um homem que não tem tanta vaidade, não pensa diariamente no que vai vestir. Optamos por usar calças e casacos bem modelados ( ao contrário do que de fato existia na Idade Média ) para dar imponência para a figura dele. Ele usava muita lona em couro em preto e vinho, que são as cores de Montemor. O de plebeu é mais simples ainda. Tem mais texturas, as cores ficaram com mais tons envelhecidos. É tudo mais rústico.

( Afonso ):


O uniforme quase militar de Afonso


Aqui, participando de um torneio de lutas feito um cavaleiro

Aqui, num traje menos formal. Na época Afonso prestava serviços ao rei de Artena

Aqui, Afonso usando um traje bem mais formal

Que casal supimpa !!!

Ambos de capa

Ao tornar-se plebeu, o visual de Afonso tornou-se um tanto rústico e charmoso


Tons de marrom na vestimenta de Afonso

Aqui , num look de cavaleiro usando o brasão do reino de Artena

(Rodolfo ) :


Rodolfo com seu traje digno de um rei

O preto está entre as cores favoritas de Rodolfo

Rodolfo também é chegado no brilho do dourado

O rei adora usar essa camisa quando não tem compromissos

O dourado e o prateado presentes no casamento de Catarina e Rodolfo

A nobreza em peso no casório dos dois

O figurino da primeira esposa de Rodolfo, a personagem Lucrécia ( interpretada por Tatá Werneck ) é o mais correto em relação à indumentária medieval. Para viver a personagem, Tatá passou por uma caracterização, ganhando uma peruca de 80 cm, além dos vestidos que a deixam mais" cheinha ". Usou muito o penteado " chifre ", muito usado no final da Idade Média .


O vestido e o penteado de Lucrécia estão bem de acordo com o que usavam no período medieval

Parece que Lucrécia deu um mergulho no período medieval

O casamento de Lucrécia e Rodolfo

Nota 10 para o figurina de Lucrécia

A baixa estatura da antiga rainha
Os penteados dos personagens são bem elaborados. Só para Amália, são 6 tipos de tranças diferentes - enquanto Catarina usa o cabelo mais solto. 
Os personagens de Afonso e Rodolfo usam apliques, mas se diferenciam no penteado, cor e textura. O ator José Fidalgo ( duque Constantino )  ganhou um trançado com dread, além de uma barba diferenciada.
Enquanto os cabelos são sempre em excesso, a maquiagem segue o caminho inverso. A intenção é usar o menos possível de maquiagem, apenas como correção - para dar a impressão de " cara lavada " . Somente as princesas e rainhas ganham um pouco de cor ...



zero maquiagem

Reparem nos cabelos muito longos de Catarina e Constantino

As amigas cabeludas


Então é isso. Espero que tenham gostado do post !

Até a próxima !!!




Referências :

https://gshow.globo.com/novelas/deus-salve-o-rei/noticia/deus-salve-o-rei-figurinista-da-detalhes-das-roupas-da-nova-novela-das-7.ghtml
http://www.ofuxico.com.br/arquivo/noticias-sobre-famosos/2018/01/08/saiba-tudo-sobre-o-figurino-de-deus-salve-o-rei-da-globo-311113.html
https://www.lilianpacce.com.br/moda/o-figurino-de-deus-salve-o-rei/
https://gshow.globo.com/novelas/deus-salve-o-rei/noticia/deus-salve-o-rei-caracterizacao-de-tata-werneck-e-fiel-a-era-medieval.ghtml
http://www.purepeople.com.br/noticia/em-deus-salve-o-rei-catarina-muda-figurino-apos-casamento-mais-pesado_a221889/1
https://formadaaos22.wordpress.com/2018/01/16/moda-medieval-o-figurino-da-novela-deus-salve-o-rei/
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/imagem-e-som/noticia/2017/11/11/figurino-da-novela-deus-salve-o-rei-tem-cerca-de-5-mil-pecas-315490.php

Imagens :

Pure Break
Pure People
G Show
Tv, Globo Reprodução

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