segunda-feira, 26 de novembro de 2018

O Estilo da Personagem Marocas da Novela O Tempo Não Para

DESDE QUE COMEÇOU A NOVELA DAS SETE DA REDE GLOBO " O TEMPO NÃO PARA ", FOMOS APRESENTADOS A MUITOS COSTUMES DO SÉCULO XIX , ATRAVÉS DA FAMÍLIA SABINO MACHADO. DEPOIS DE UM NAUFRÁGIO, TODA A FAMÍLIA E ESCRAVOS FICARAM CONGELADOS POR 132 ANOS, SENDO DESPERTADOS DIRETO PARA  O ANO DE 2018 ( SÉCULO XXI ) . A PRIMEIRA A DESPERTAR FOI MAROCAS ( INTERPRETADA PELA ATRIZ JULIANA PAIVA ), A PRIMOGÊNITA DE DOM SABINO MACHADO  ( EDSON CELULARI ) - UMA MOÇA À FRENTE DO SEU TEMPO. MAROCAS FOI A QUE SE ADAPTOU MAIS RAPIDAMENTE AOS NOVOS COSTUMES E VESTIMENTAS. VAMOS CONHECER O ESTILO  DE MAROCAS ? 


Maria Marcolina Sabino Machado, a Marocas

A novela " O Tempo Não Para " tem tido uma boa repercussão junto a seus telespectadores, pela ousadia do tema - que conta meio que " uma história de ficção científica ", com contrastes entre os costumes do século XIX e toda a modernidade do século XXI. Além disso, muita gente tem torcido pelo  jovem casal de protagonistas Marocas ( Juliana Paiva ) e Samuca ( Nicolas Prattes ), o jovem que salvou a mocinha, despertando-a de um sono de mais de 100 anos.
A história mostra bem o  impacto causado nas pessoas que viviam numa São Paulo de mais de 100 anos atrás, época que a cidade era infinitamente menor e menos desenvolvida do que hoje - ao despertar numa época totalmente diferente, na qual seus costumes foram deixados para trás. É como se eles tivessem nascido de novo num novo século.

Os primeiros meses mostraram os personagens " congelados " despertando um a um, o que rendeu várias cenas hilárias - como com Dom Sabino ( Edson Celulari ; pai de Marocas ), Miss Celine ( Maria Eduarda de Carvalho; amiga e preceptora de Marocas ), Dona Agustina ( Rosi Campos; mãe de Marocas ), os escravos Cesária ( Olívia Araújo ), Menelau ( David Júnior ), Cecílio ( Maicon Rodrigues ), Damásia ( Aline Dias ) e Cairu ( Cris  Vianna ). Além das irmãs gêmeas de Marocas - Kiki   ( Nathallia Gonçalves ) e NicoRaphaela Alvittos ), o ex-pretendente Bento ( Bruno Montaleone) e o ex-contador de Dom Sabino, o Teófilo ( Kiko Mascarenhas ) e o cachorro Pirata


A primeira a despertar, como disse anteriormente, foi a filha mais velha de Dom Sabino,  a Maria Marcolina Sabino Machado ( a Marocas ). Ela teve um grande susto ao dar de cara com o mundo no qual ela acordou, e também as roupas que as pessoas estavam usando, como o Samuca, que estava sem camisa - o que era um escândalo na época dela. O susto foi porque na época de Marocas, as pessoas se vestiam de uma forma totalmente diferente de hoje em dia. A personagem vivia em 1886 - e ela e sua família têm costumes totalmente diferentes dos atuais, e isso envolve o jeito de falar, de se comportar e de se vestir.

Figurino da personagem no século XIX

A abastada família da antiga Freguesia do Ó

A família Sabino Machado despertados em pleno século XXI
Marocas sendo salva por Samuca

Os contrastes entre o ontem e o hoje

As roupas sempre serviram como códigos de comunicação não-verbal . Em 1886, as cores diferenciavam as mulheres casadas das solteiras, por exemplo. O espartilho era usado para afinar a cintura que, quanto mais fina, mais bonita era. Esse era o padrão de beleza da época.A roupa das mulheres era composta por camisola, espartilho, anágua para as pernas, esconde-espartilho e um vestido, geralmente abotoado nas costas. A função de tantas camadas de tecido era basicamente compor a roupa, dar o volume adequado , e também  havia a questão do pudor.Depois de alguns capítulos da novela, Marocas começou a mudar de visual e conseguiu se livrar de peças incômodas, como as anáguas, camadas que dão volume às saias e o espartilho - que eram peças desconfortáveis ... Foi  um grito de liberdade da personagem, que deixou para trás as amarras de seu tempo.





O ESTILO DE MAROCAS :


No início da novela , Marocas usava um figurino de acordo com uma moça rica do século XIX - uma sinhazinha . Após despertar, Marocas ficou alguns capítulos usando a mesma roupa do naufrágio e logo em seguida apareceu com um vestido rosa , também muito usado. Isso deve-se ao fato de que antigamente as pessoas não tinham o hábito de trocar de roupa todo dia, e também não tinham um guarda-roupa com muitas peças.

Maria Marcolina Sabino Machado , a Marocas, era uma moça moderna para sua época. Disse não  ao noivo Bento na frente do altar e sempre teve muita opinião própria. Essa mente aberta que ela tinha no século XIX , está ajudando-a em sua nova vida em 2018, tanto que, aos poucos, está conseguindo se adaptar ao novo século, incluindo o visual ( aliás, agora está praticamente adaptada ao novo século ).

O fato dela sempre carregar uma bolsinha ( tipo pochete ) remete ao tempo que viveu naquela época, na qual as roupas femininas não tinham  bolsos.

Um outro detalhe do início da novela, é que o vestido azul que ela usou no primeiro capítulo da novela parecia ser de couro né? De certo que sim, e esse material continuou a ser usado nos looks modernos de Marocas.

Outro costume de vestimenta que também veio do século XIX, foi a sobreposição de roupas. Marocas atualmente usa muita sobreposição de peças, algo que remete à sua época passada.

A parte de cima do vestido de Marocas era de couro, material que ela continuou usando no decorrer da novela

Família Sabino Machado

Vestido de noiva de Marocas, bem ao estilo do século XIX

As várias camadas de tecido usadas por Marocas antigamente


Reparem nas várias camadas do vestido de Marocas e uma pochete pra arrematar

Figurino do século XIX

Mas voltando ao início da novela ...

Incentivada por sua sogra Carmen ( Christiane Torloni ), a primogênita de Dom Sabino atualizou seu visual para se adequar  ao mundo contemporâneo. Com um vestido nude até o joelho, sem mangas e acessórios de pérola, a mocinha estreou esse novo momento.
O novo figurino de Marocas também tentou encontrar um equilíbrio entre o antigo e o moderno, uma vez que era preciso adaptar as roupas à personalidade da personagem.
" A mudança no visual de Marocas simboliza um grito de liberdade. Essa é uma mudança de padrão", destaca Juliana Paiva , intérprete da Marocas. Para o autor Mário Teixeira, as roupas identificam comportamentos, atitudes e trazem em si uma herança cultural que é típica. " Cada um deles tem uma identidade própria, trejeitos e traços de personalidade que o figurino vai destacar " . Porém, entre os " congelados ", quem se adapta mais facilmente ao mundo contemporâneo é Marocas, que rapidamente passa a incorporar influências modernas ao seu estilo de época.

Carmen levando Marocas às compras na Oscar Freire

Que bela combinação de séculos , não ? De certo que sim !

Família Sabino Machado antes do naufrágio do Albatroz
O casamento que não aconteceu

Marocas versão século XIX  versus Marocas século XXI

O primeiro traje moderno usado por Marocas. Primeira vez que ela mostrava as pernas 


Damásia, Marocas e Bento

Marocas tinha o cabelo megacomprido. Reparem no vestido dela! Tem uma espécie de espartilho pra desenhar a cintura

Por que me toma ???
Os tricôs e as malhas passaram a fazer parte dos looks de Marocas

A personalidade forte da personagem segue como um dos principais motes. No figurino, a equipe de Paula Carneiro ( figurinista da novela ) adota tecidos e rendas mais antigos a um visual mais moderno.  "A Marocas tem uma personalidade única e tivemos o cuidado de não esquecer as raízes dela. Fizemos um contrapondo do que pode ser algo retrô com algo mais atual. Usamos renda, tricô e tweed e mantivemos acessórios , como a pochete e as botinhas, que ela já usava. Trouxemos romantismo nos tules das saias, brincamos com couros sobrepostos ... Fizemos algo vintage ", explica a figurinista.
Uma das principais mudanças da personagem foi quando ela resolveu cortar os cabelos. A mudança ocorre após a personagem decidir que precisava incorporar os visuais mais modernos que vê a sua volta ( cores e cortes diferentes ). Esse é o momento que Marocas começa a viver esse novo século e se apropriar de algumas coisas. De acordo com a caracterizadora Juliana Mendes, foram cortados cerca de 30 cm de cabelo.


Os vestidos românticos são os preferidos da moça, geralmente combinados com a botinha

As estampas florais estão entre as suas favoritas

Marocas foi a primeira a se adaptar aos novos costumes

Marocas adora acessórios  discretos e elegantes

As rendas vieram pra ficar em seu closet

Coletinho de couro pra dar um "tchan" no visú

Quando Marocas decidiu cortar os cabelos, mostrou que estava mergulhando de cabeça no novo século

Tecidos delicados, fluidos, semitransparentes aparecem bastante em seus looks

Sobreposição e recato

Marocas  pegou emprestado a jaqqueta do boy

Muitas estampas delicadas estampam seus vestidos. Olha esse , que lindo !

Segundo o diretor artístico Leonardo Nogueira, Marocas é , por essência, uma moça de vanguarda e essa transformação representa um novo ciclo em sua vida e a adaptação ao século XXI. É um momento de amadurecimento no mundo contemporâneo.
" A gente fez uma Marocas  vintage - com uma pegada moderna, mas respeitando certas tradições do século passado, mantendo  o romantismo da personagem. Então ela usa saia de tule com cashmere,  tricôs , pochete, botinha , sapatinho Oxford, renda, coletinhos e golas de couro ", adianta a figurinista. Assim, o visual da personagem é renovada, mas sem perder a essência de sua personalidade  ... " Quando pensamos essa virada da Marocas para o contemporâneo, sabíamos que de alguma maneira tinha que ter um diferencial, tinha que ter a verdade daquela Marocas que está descobrindo o mundo ", acrescenta Paula.
Para Juliana Paiva, intérprete de Marocas , a mudança no visual  representa uma maior aceitação do século XXI. " O que mais gostei é que ela conseguiu se modernizar, pegar as facilidades do novo século, tirar as anáguas, espartilho, essas coisas que eram tão incômodas para as mulheres daquela época, se adaptar, mas ainda com a sua identidade "


Estampa combinando lindamente com a cor do colete

A pochete que ela trouxe do século XIX sempre a acompanha em seus looks

O casal Marocas e Samuca com o intérprete da trilha sonora dos dois, Naked  by  James Arthur 

Muito tule e renda nesse vestido maravilhoso da Marocas

Blusa com laçarote fazendo referência ao passado. Ah, tons de roxo no look da moça. Luv it !

Aqui, novamente a sobreposição da blusa sob o vestido, e o corset pra arrematar 
Marocas as vezes usa um rabo-de-cavalo bem jovial

Tricò, sobreposição, pochete e saia levemente plissada da altura do joelho

Marocas gosta de usar tons pastel

Dois itens que remetem ao século XIX : as botinhas e o corset

Going to work

Cabelos levemente ondulados

As rendas delicadas dão ainda mais romantismo aos seus looks

" Gostaríamos que ela mantivesse a personalidade forte e ficasse com uma ligação com o mundo antigo. Ela não vai ao shopping fazer compras sozinha, mas quer se adaptar. Tentamos deixar um ar vintage, com peças no comprimento do joelho, trazendo ela pra atualidade. Brincamos com os tecidos da época : renda e tule, e com o lado contemporâneo. A pochete, que era especial para ela, fica ali. A renda era um dos tecidos mais usados e, hoje, não deixou de ser moderno. Até aparece nos trajes favoritos de Marocas  . E os sapatos também são característicos. Reparou que ela adora botinhas e sapatos no estilo Oxford ??? ", finaliza Paula.


Detalhando seu look para o Video Show

As blusas de Marocas sempre têm um toque de elegância e jovialidade

Pros dias mais friozinhos

As saias e vestidos de Marocas geralmente são abaixo ou na altura dos joelhos

Shake hands
Que blusa mais fofis !
Os cardigans são bastante apreciados por Marocass

Esse look tem fortes elementos da sua outra época

Pedida em casamento num belo vestido floral
Numa das raras vezes que Marocas usou preto. Linda peça, diga-se de passagem

Algumas vezes Marocas usa vestidos sem mangas, bem raramente

Ela usa bastante do contraste do preto (ou azul marinho ) com o branco
Esse vestido ai é longo, muuito estiloso

Serious

Pinceladas no estilo da Marocas :

- Marocas dificilmente mostra o colo . Adora sobreposições de blusas de manga comprida ( ou segunda pele ) sob vestidos. Ela não curte decotes, literalmente ;

- Ela adora vestidos românticos e estampas florais. Adora usar cardigans por cima de vestidos  e blusas com saias na altura dos joelhos;

- Marocas adora tons pastéis; azul bebê, rosa, amarelo, creme e o branco. Ama bordados, babados ( em algumas peças ), laços , rendas e bijús delicadas;

- Maroquitas usa saias levemente plissadas, coletes, malhas delicadas e tricôs;

- A maquiagem de Marocas é bem leve, deveras natural.


Marocas curte saias na altura dos joelhos e levemente plissadas

Beautiful Dream
Marocas com look atualíssimo em  sua Freguesia do Ó ( do Projac rsrs )


Esse look já não faz nenhuma referência ao seu século de origem . É minimalista e urbano

Marocas usa maquiagem bem leve, nem parecendo que usa maquiagem

Kiss me
Look de princesa

Sobreposição também em peças sem manga
Tons esmaecidos
Wearing black

Blusa  delicada 
Uma moça emponderada num traje em tweed

Quer coisa mais atual do que essa ??? 

Ainda tem alguns meses pra novela terminar, mas já deu pra perceber bem como é o estilo de Marocas. Agora a moça é uma estilista, empresária e mulher emponderada - que sempre luta pelo que acredita e ficar ao lado do seu amado Samuca - e para todas as  ocasiões, ela aparece com looks incríveis, cada vez mais estilosos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário