sábado, 28 de dezembro de 2019

Os 50 Anos do Festival de Woodstock (1969 )

Em agosto desse ano ( precisamente dia 15/08 ), o festival de Woodstock completou 50 anos. Considerado um marco histórico, o evento levou mais de 400 mil pessoas à cidade de Bethel , no estado de Nova York, onde se apresentaram lendas como Janis Joplin e Jimi Hendrix. O impacto do evento não foi sentido apenas na indústria musical , mas também na moda e nos costumes. Jovens se reuniram por 3 dias de completa liberdade para celebrar a paz , o amor e o rock'n roll. Vamos conhecer mais sobre o festival e o estilo do público do festival ???



Entre os dias 15 a 17 de agosto de 1969, 500 mil pessoas aproximadamente reuniram-se naqueles 250 hectares nova-iorquinos na cidade de Bethel. Nenhuma tinha mais do que 40 anos ... Iam para ouvir os sons da contracultura dos anos 60 e 70, como os do The Who, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Crosby , Stills , Nash & Young , que marcaram o auge da geração hippie. A cidade norte-americana ficou inundada de gente , de tal modo que a vila de Bethel , no condado de Sullivan, foi considerada uma "área de calamidade pública " pelas autoridades. O lema era " sexo, drogas e rock'n roll " . Havia quem fizesse amor em público, havia quem vendesse,comprasse e consumisse drogas pesadas sem medo das consequências. Tudo isso ao som das guitarras mais famosas do rock'n roll, incluindo a de Jimi Hendrix a tocar o hino nacional dos Estados Unidos intercalando com o som das bombas explodindo, numa clara manifestação contra a guerra do Vietnã.
O evento responsável por alterar os rumos da música popular, contou com a participação de 32 nomes consagrados da história do rock, dentre eles : Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joe Cocker Jefferson Airplane, Creedence Clearwater Revival , The Who e Santana.


Janis Joplin e a birita
Janis and Grace
Festival de looks marcantes
A banda The Who
Jimi Hendrix mostrando ao que veio em Woodstock
Janis Joplin é uma das musas da geração hippie . Aqui, com o conjuntinho tye-die
A faixa na cabeça era de praxe
A juventude paz & amor
Visual leve e gracioso
Clara inspiração no Oriente o look dessa garota

Contextualizando...

A geração pós-segunda guerra testemunhou a corrida espacial e o advento da globalização. Imersos em um contexto de guerra fria, opressões e violências, os jovens constataram a transformação do homem pela sociedade de consumo, e encontraram nas diversas manifestações artísticas poderosas ferramentas de contestação.
Em franca oposição à Guerra do Vietnã, os hippies pregavam a " paz e o amor " , o socialismo libertário, o misticismo e a vida em comunhão com a natureza. Woodstock foi o ponto de encontro que reuniu a juventude que tinha essa mentalidade.
O festival de rock mais famoso do mundo rolou numa fazenda na cidade americana de Bethel, a cerca de 160km de Nova York. Woodstock foi o nome da cidade escolhida para abrigar o evento, mas acabou não rolando, dai os organizadores desistiram da cidade e alugaram uma fazenda em Bethel mesmo, menos de um mês antes da abertura do festival.
Para não criar mais confusão, o nome original , Festival de Música e Artes de Woodstock foi mantido. Os quatro rapazes - o mais velho tinha 26 anos - que organizaram o evento , tentaram sem sucesso trazer para o festival nomes como The Doors, John Lennon, Bob Dylan, Led Zeppelin e Frank Zappa , mas isso não tirou o brilho do festival.
Mesmo considerando um investimento arriscado, o projeto foi montado tendo em vista um retorno financeiro. Os ingressos passaram a ser vendidos em lojas de discos na área metropolitana de Nova York , ou via correio através de uma caixa  postal e custavam 18 dólares. Aproximadamente 186.000 ingressos foram vendidos antecipadamente e os organizadores estimaram um público de aproximadamente 200.000 pessoas . No entanto, não foi isso que aconteceu. Mais de meio milhão de pessoas compareceram, derrubando cercas e tornando o festival gratuito.
Esse influxo repentino provocou congestionamentos imensos, bloqueando a via expressa do estado de Nova York e eventualmente transformando Bethel em " calamidade pública " . As instalações do festival não foram equipadas para tal multidão, e centenas de pessoas se viram tendo que lutar contra o mau tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene.


Reparem no alfinete prendendo o casaco da moça. Show !
Sinta a melodia
Os jovens dos anos 60 tinham estilos bem variados
Motoqueiros de prontidão
Natureza e liberdade pra se vestir, ou não !
Tocando um som pra galera
Faça amor, não faça guerra !
Psicodelia pura !
Óculos amarelos e lenço na cabeça



E ai , bicho !
A multidão que tomou conta de Woodstock !
Em meio a natureza
It's so cold !


Jimi Hendrix foi o último a tocar no festival, devido aos  atrasos da chuva do domingo. O público, que chegava a ser de 500.000 pessoas durante o festival, agora somava apenas 30.000 . Muitos deles apenas esperavam ver um pouco de Jimi no palco para ir embora durante a sua apresentação. Jimi e sua nova banda, Gypsy Sun And Rainbows, tocou durante duas horas . Sua versão psicodélica do hino norte-americano ocupou 3/4 da sua apresentação, sendo seguida por Purple Haze.
Mas nem tudo foi perfeito . Registraram-se duas mortes ( uma por overdose de heroína, outra por atropelamento por  um trator ), dois partos ( um dentro de um carro no trânsito, outro num helicóptero a caminho do hospital ) e quatro abortos . Ainda assim, o festival de Woodstock que não  voltou a ser organizado com os mesmos parâmetros ficou para a história como  uma das maiores manifestações culturais de sempre.
Ainda assim, em sintonia com as esperanças idealísticas dos anos 60, Woodstock satisfez a maioria das pessoas que compareceram . Mesmo contando com  uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido pela harmonia social e a atitude de seu imenso público. Depois do festival, Max Yasgus, proprietário do local do evento, disse que havia sido uma vitória da paz e do amor, pois quase meio milhão de pessoas, com um imenso potencial de revolta e desastre, gastaram 3 dias com música e paz em suas mentes. Ele disse : " Se nos juntarmos a eles, poderemos vencer as adversidades que são um problema para o país atualmente, e ter a esperança de atingir um futuro mais pacífico e brilhante " .


Muitas cores, energia, música, paz e amor !

Look-sensação 

Aos trancos e barrancos, a galera ia se ajeitando como dava

Love and songs
Vestido-charme !
Olha só que mulher estilosa ! Calça de cintura baixa, óculos amarelos, faixa e top estampado
Túnicas e botinhas estilo western estavam em  alta

Vestidos florais de cintura alta eram muito usados pelas mulheres da época
Um pouco de tranquilidade

As mulheres dificilmente usavam sutiãs por baixo das roupas

Conforto pra curtir um som
Having fun
Lá também tinha os tipos mais excêntricos 

Coletes adornados com pele fake e batinhas graciosas

Algumas curiosidades:

Alimentação - Como a organização esperava " apenas " 60 mil pessoas, somando o público de todos os dias, a saída foi improvisar postos de alimentação gratuitos - quando eles se depararam com uma massa sete vezes maior. Cidades vizinhas doaram frutas , enlatados e sanduíches .

Emergência - Cerca de 70 médicos e 36 enfermeiras fizeram 6 mil atendimentos durante o festival. Alguns pacientes foram levados para hospitais por helicópteros e 3 pessoas morreram .

Segurança - Mais de 600 pessoas , entre seguranças contratados pela organização e policiais voluntários, fizeram o policiamento . Mas era muita gente infringido as leis, eles decidiram fazer vista grossa : drogas ilícitas e gente nua circulando pela fazenda numa boa . No total, cem pessoas foram detidas pelo uso de drogas.

Bastidores - Atrás do palco ficavam os trailers da produção, os camarins e o heliponto, por onde chegavam os artistas. Não fosse pelos helicópteros, muitos shows não teriam acontecido.  Para chegar ao palco sem enfrentar a muvuca, cantores e bandas atravessavam uma passarela exclusiva.

Palco - 32 atrações , entre artistas e bandas, passaram pelo palco - que ficava na parte mais baixa de uma pequena colina, formando um anfiteatro natural . As chuvas do fim de semana detonaram a grama que cobria o local e formaram verdadeiras piscinas de lama , onde a galera mais chapada se lambuzava à vontade.

Vias de Acesso - As rodovias de acesso à fazenda ficaram intransitáveis. A viagem de Nova York a Bethel, que durava no máximo duas horas, chegava a oito!!! Pessoas estacionavam na beira da estrada e caminhavam até 20 km .


Vestidinho delicado com inspiração neoclássica

Típico casal hippie
Seriam irmãs ???
Blusa com franjas, sorrisos e cigarros

Cara mega estiloso
Diversão pura
It's so cold - part 2

Moda pra todos os gostos
E não poderia faltar a clássica dupla jeans e camiseta
As crianças também compareceram ao festival



A MODA E WOODSTOCK


Desde o pós-guerra, a moda e a música se tornaram inseparáveis, unidas pela difusão da imagem e separadas por personalidades diferentes . Elvis Presley contagiou o mundo com seus macacões dourados e camisas estampadas , os Beatles inundaram as araras com blazers sem gola e batas psicodélicas . Com Woodstock, esse relacionamento entre as indústrias fashion e a fonográfica foi potencializado . As milhares de pessoas que foram à cidade de Bethel assistir atrações lendárias como The Who, Janis Joplin e Jimi Hendrix, prestigiaram o primeiro grande encontro entre som e estilo, todos unidos pelo conceito " seja você mesmo " . Reconhecido como uma representação cultural daquela geração, o festival trouxe consigo o boom da moda hippie que tomaria as ruas da década seguinte. Realizado no auge da ideologia " paz e amor " e no início da " Era de Aquário" , o evento até hoje é inspiração para as coleções boho-chique que volta e meia surgem nas passarelas.
Durante os 3 dias, a multidão, unida por uma mesma harmonia, enfrentou chuva, lama, racionamento de comida e más condições de higiene, porém não perdeu seu senso de estilo. Em Woodstock, para além da música, a moda foi um show à parte : o despojamento do visual " Flower Power ", marcada pelas cores vivas, continua a influenciar a estética jovem . Nas palavras de Jon Mitchel, " Woodstock foi uma centelha de beleza ".


Chapéus, jeans e despojamento 
Reparem na composição do look dessa moça
Bata bordada e cabelos ao vento
Patriotismo e/ou estilo ?
A velha calça jeans de guerra
A roda dos hippies, remontando à Grécia Antiga
As franjas western de camurça estavam com tudo em Woodstock
Pernocas de fora e tals

Olha só que bacana o look dessa mulher, com uma pitada de retrô
Couro, franjas e cabelos ao vento
Quando ninguém pensava que já existia o top cropped e as calças de cintura baixa
Interagindo com a natureza
Fila da comida

As crianças entraram no clima

O movimento " Flower Power "era engajado pelo fim da violência . Também buscava-se por uma maior consciência do corpo, a popularização das culturas orientais , a busca por estar em contato com a natureza, valores que surgiram com a revolução cultural dos anos 60 , cujo ápice foi o festival.
O curioso é que alguns comportamentos que se tornaram símbolos do movimento foram motivados na verdade pela falta de infraestrutura do festival . Esperavam 60 mil pessoas e vieram 500 mil. Não havia banheiros ou água, então os banhos nos rios e o consumo de alimentos naturais passaram a fazer parte desse estilo de vida.
A pílula anticoncepcional permitiu a prática do sexo livre e marcou a liberação da mulher, uma das principais conquistas femininas da década de 60, que também se tornou símbolo de Woodstock.
No auge do movimento hippie, a liberdade sexual, do feminismo e das drogas, o evento foi um grande marco que levou a famosa combinação das palavras " paz e amor ✌ " ao topo do mundo. Com uma vibe positiva espalhada pelo ar, o festival ganhou fama pela sua pacificidade e também pelos diferentes estilos e combinações de roupas - eram flores, estampas, lenços, brilho e cores. O estilo hippie da época continua vivo no guarda-roupa de muitas pessoas e, podemos perceber isso em festivais como Coachella e Lolapalooza, que tentam reviver o que um dia foi o lendário Woodstock.
Woodstock celebrou a liberdade de se vestir . O legado de paz e amor chegou às roupas e criou um estilo que atravessou gerações . Peças confortáveis, de modelagem ampla, feitas na sua maioria de tecidos naturais, que privilegiaram trabalhos manuais, como os bordados, ou técnicas caseiras de tingimento, como o famoso tye-die, criaram o chamado estilo hippie.


Look de bonita
Solte suas feras
O público de Woodstock prezava pelo conforto
Nota 10 os looks do casal paz e amor

Dançando ao som das guitarras
o básico de ontem e de hoje
Muito hippie isso.
O unissex tomou forma na era dos hippies

Os vestidos longos, túnicas e caftãs apareceram bastante em Woodstock
Vamos festejar o blues, o heavy rock e o rock progressivo
Calça boca-de-sino reinando
Observando

A estilista Thais Losso comentou a respeito : " Por mais que antes de Woodstock já houvesse movimentos de contracultura em Londres e Nova York, o evento foi um marco histórico devido à proporção que tomou. Reunir 500 mil pessoas em um festival de música , em 1969, rendeu tanta mídia que acabou mostrando ao mundo todo como eram a moda e o comportamento daquele público ... De repente, em milhares de veículos de comunicação espalhados pelo mundo todo apareceram fotos de meninas usando óculos grandes e chapéus esgarçados, tops e camisetas sem sutiãs, batinhas, meninos cabeludos, roupas coloridas, gente descalça, faixas na cabeça, corpos pintados, milhares de colares, anéis e outros acessórios, enfim, o evento foi uma grande vitrine para que o mundo conhecesse a moda do movimento hippie. "


O Oriente influenciou de sobremaneira o estilo dos hippies
Dá um nó nessa camisa, ai !
As faixas dominaram nas cabeleiras da galera em Woodstock
A moda se hoje se inspirou , inspira e busca referências nesses jovens de 69
Andar descalço também era cool em Woodstock
Colares, correntes, anéis, faixas , chapéus ... Os acessórios dominaram o visual da galera
As calças estampadas apareceram bastante por sinal
Preparada  para a chuva
O jeans  dominou no quesito calças
Muitas cores

Com o hippie começou a moda unissex. Homens e mulheres usavam calças jeans de boca larga, batas, bolsas a tiracolo e cabelos longos e desgrenhados . Era difícil diferenciar. Alguns até punham em dúvida o seu gênero, como a cantora Janis Joplin, que era confundida com um menino, devido a sua aparência.
A  época foi marcada ainda por roupas de cores muito vivas, que também estavam associadas aos efeitos lisérgicos das drogas, que causaram a morte precoce de uma geração de músicos , como Janis e Hendrix - que morreram no ano seguinte à Woodstock . Outra característica adotada por homens e mulheres foi deixar o corpo mais exposto, com o uso das minissaias e dos coletes direto sobre a pele - no caso, masculino.
Em Woodstock a moda deu um salto . Os primeiros hippies rejeitavam o consumismo e olhavam para o Oriente com inspiração religiosa. A devoção a culturas e religiões exóticas foi absorvido também nas roupas . O Oriente exercia influência e sedução e sob forte inspiração étnica, ciganas, túnicas indianas, estampas florais e símbolos da paz se misturavam ao básico americano, como o jeans e a camiseta.
O domínio foi o Flower Power, onde os jovens vestiam jeans bordados de flores, pantalonas e saias longas e vaporosas até o chão. Os hippies valorizavam o artesanato - a onda do feito à mão valorizou as túnicas tye-die e o patchwork. Os calçados tinham aspectos artesanais, próprios de culturas não-industrializadas.
O grande lema da contracultura " faça amor, não faça guerra " influenciou ditando moda. Entre túnicas batik, micros e maxi-saias , o jeans surrado e cheio de enfeites era soberano das preferências.
Os jovens deixaram os cabelos crescer em desalinho. Moços e moças usavam cabelos longos , repartidos ao meio com um ar " angelical " . Muitos usavam faixas e lenços nos cabelos.
Os hippies elegeram os brechós como alternativa para agregar ao visual, lembranças nostálgicas dos anos 20 e 30, como os chapéus desabados, veludos e estolas de plumas que viraram manias e muito copiados quando Janis Joplin e Jimi Hendrix usavam . Os cantores eram grandes difusores e ditadores de moda.
Para as mulheres, a moda passou a ser romântica e despojada, com cabelos desalinhados, saias longas ou curtíssimas com inspiração indiana, batas com estampas florais ou multicoloridas. A roupa masculina deixou de ser formal e ganhou toques coloridos e psicodélicos ( pela influência do uso do ácido como droga ) . Próximo ao corpo, os blazers têm lapelas largas e as calças são bocas-de-sino. As camisas ganham estampas florais inspiradas em ídolos do rock psicodélico.
Essa década transformou a roupa masculina, deixando-as mais coloridas e estilizadas. A moda dessa época tinha uma silhueta romântica, sonhadora e natural,
A característica básica dessa moda foi o uso da cor. Importante enfatizar que introduziu o estilo unissex e seu gosto pelo colorido estava associado à cultura psicodélica. As roupas eram , em geral, estampadas e faziam alusão aos símbolos do movimento paz e amor, além de flores e motivos orientais . Woodstock foi um acontecimento histórico muito importante para a moda, onde são usadas muitas de suas referências até os dias de hoje.
Moda é expressão e atitude e Woodstock é um dos maiores símbolos do movimento de uma geração e por isso a moda hippie foi e continua sendo destacada na história dos costumes.
Muitos festivais de música alternativa surgiram desde então, inspirados em Woodstock, mas nunca chegarão aos pés do que foi Woodstock ...


Visual muito 70's
Anéis e colares mil


Estampas e modelagens com olho no Oriente
Mesmo com o braço quebrado, a garota não perdeu o festival por nada
Look  incrível ! Wow !!!
Lisérgico
Visual das roqueiras 
Procurando um cantinho pra ficar
Flower Power
Vídeos:




Então vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado do post !

Feliz Ano Novo !!! Paz e amor. bicho !!!






Referências:

http://www.imperioretro.com/2016/08/rock-me-baby-moda-em-woodstock.html
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/moda/woodstock-faz-40-anos-e-deixa-legado-paz-e-amor-na-moda,e0c84ae7bae27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html
https://blog.kanui.com.br/as-mulheres-do-woodstock-e-a-definicao-de-estilo/
https://www.metropoles.com/colunas-blogs/ilca-maria-estevao/woodstock-50-anos-como-este-e-outros-eventos-musicais-mudaram-a-moda
https://www.wefashiontrends.com/mulheres-do-woodstock-de-69-adiantaram-as-tendencias-de-hoje/
https://www.hypeness.com.br/2018/06/os-looks-mais-inspiradores-de-woodstock-pra-morrer-de-amor-e-nostalgia/
https://modaparahomens.com.br/a-moda-do-woodstock/
http://bloogstock.blogspot.com/2008/12/woodstock-uma-expresso-na-moda.html

Imagens  ( Fontes ) :

Revista Life
Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário