sábado, 31 de outubro de 2020

O Amor Cósmico de Jim Morrison e Pamela Courson

O lendário vocalista da banda The Doors, Jim Morrison, marcou a história do rock com seu estilo rebelde, provocador e que ao mesmo tempo amava poesia e ouvir Frank Sinatra. Sua curta passagem pelo mundo teve a companhia de sua amada Pamela Courson, que ele mesmo chamava de " companheira cósmica ". O relacionamento dele foi intenso, com altos e baixos, mas nunca se separaram até a morte precoce do músico, aos 27 anos de idade. Vamos conhecer um pouco mais dessa história de amor ????


Pamela Susan Courson
( 22/12/1946 a 25/04/1974 ) foi a companheira de longos anos de Jim Morrison, vocalista da lendária banda The Doors. Courson nasceu em Weed, Califórnia. Ela foi descrita como uma jovem reclusa, tímida  e que seus vizinhos não conheciam muito bem. Seu pai, Columbus " Corky " Courson (1918-2008 ), era da marinha dos EUA e mais tarde tornou-se diretor de uma escola em Orange, Califórnia. Sua mãe, Pearl " Penny " Courson ( 1923-2014 ) era dona de casa e que ocasionalmente fazia design de interiores e foi descrita como " conhecedora das artes ". Pamela tinha uma irmã, Judith ( 1941-2018 ).
Pam teve um bom desempenho escolar até o ginásio, quando registros mostram a sua família que ela estava sempre ausente nas aulas após esse período. Ela odiava o ensino médio, tendo estudado em Orange High School, e suas notas começaram a despencar quando ela tinha 16 anos. Nesse mesmo ano, ela se mudou para Los Angeles, onde dividia um apartamento com uma amiga.

A eterna musa de Jim Morrison

Os olhos claros e a cabeleira ruiva chamavam atenção

Friends
Pam era chamada de " princesa da neve"

Foto tirada de Pam tempos depois da morte de Jim

A moça era conhecida por ser tímida e reclusa; mas nem tanto ...

Pamela gostava muito das artes

Viajar era outra de suas paixões

Pam e Jim foram feitos um para o outro

Sinister

Entre tapas e beijos


Jim Morrison ( ou James Douglas Morrison ) foi um rebelde bem nascido ( em 8 de dezembro de 1943, em Miami na Flórida ). O pai dele era um famoso almirante da marinha norte-americana. Quando ainda era adolescente, Morrison se rebelou com a vida convencional que tinha em casa. Saiu da Flórida e foi para Los Angeles estudar cinema na famosa UCLA e dai tudo começou ... Na verdade, Jim não se considerava um roqueiro, no máximo um blueseiro , um boêmio que gostava de bebida , noitadas, poesia e literatura beatnik. Elvis Presley, Chuck Berry e outros pioneiros do rock não significava nada para ele. Nem a chegada dos Beatles o sensibilizou . Como aspirante a poeta, ele gostava da métrica do blues e ouvia esse estilo. Sua formação musical veio dai. Morrison era um crooner , o jeito empostado de cantar surgiu ao ouvir Frank Sinatra

Na UCLA , ele conheceu o tecladista Ray Manzarek, que também estudava na instituição e tinha uma banda. Depois de apresentar algumas letras para Manzarek e mostrar seus dotes vocais, Morrison foi convidado para participar do grupo - que iria ser rebatizado por ele de " The Doors ", baseado no livro As Portas Da Percepção, de Aldous HuxleyDentro da banda, Jim finalmente se encontrou e agora tinha condições de se expressar artisticamente . Naquele momento Hollywood perdeu um possível cineasta, mas o universo do rock ganhou um dos seus mais importantes representantes.Morrison engrenou a parceria musical com Manzarek, Robby Krieger ( guitarra ) e John Densmore ( bateria )  - e o quarteto assinou com a gravadora Elektra. A banda começou a escrever canções polêmicas como a edipiana " The End " - que fez com que a trupe fosse expulsa do popular clube Whisky a Go Go, em Sunset Boulvard.

Jim Morrison teve gênio forte desde muito jovem

Jim ouvia Sinatra e amava blues

Jim e seus companheiros de banda

Jim Morrison e Jimmy Hendrix, duas lendas do rock

Jim conseguiu se encontrar no The Doors

O excêntrico Jim

Follow me

O quarteto fantástico

Jim era considerado um sex symbol por suas fãs

Jim amava poesia

O primeiro álbum , The Doors, saiu em janeiro de 1967. O LP contrastaria com a euforia hippie que era vivenciada no " verão do amor ". O álbum de estreia falava de morte, sexo, fim, impotência e possuía um clima soturno e gótico. Era a trilha sonora perfeita para embalar os jovens que estavam morrendo aos milhares na Guerra do Vietnã. A lasciva " Light My Fire" foi um enorme sucesso , chegando ao primeiro lugar nas paradas . A poderosa " Break On Through To The Other Side " e a balada lisérgica " The Crystal Ship " tornaram-se outros destaques. O disco chegava ao fim com a polêmica " The End ". O álbum se tornou um best seller, assim como os lançamentos seguintes do The Doors.

De repente, o " Rei Lagarto", como era chamado, era agora considerado um dos maiores astros do rock. Trajando calças de couro, belo ao extremo, com um quê de deus grego, ele era um cobiçado símbolo sexual e sua estampa estava na capa de várias revistas. Mas dinheiro, fama e bajulação não significavam nada para ele. A enorme quantia que ele recebia ia para uma conta conjunta do The Doors. Assim, Morrison não ostentava. Nunca teve qualquer tipo de posse. Não possuia carro ou mesmo uma casa própria. Morava em hotéis vagabundos na Sunset Strip. Morrison vivia o estilo de vida da contracultura no seu dia-a-dia. Ele também cortou os laços com a família, falando em entrevistas que concedia - que na verdade era órfão.

Jim era considerado uma espécie de símbolo da contracultura

Jim nunca gostou de seguir regras

Like a crooner

O poeta roqueiro


Jim adorava se meter em confusão

O subversivo

Morrison
era um provocador. Os shows do The Doors se tornaram cada vez mais explosivos. Em 1967 Jim foi preso no palco porque durante o show começou a atacar as autoridades e ameaçou mostrar seu pênis. Morrison também abusava do álcool . O constante estado de embriaguez dele tornava os shows cada vez mais erráticos e conturbados. Num show , num local com excesso de público,  em 1979, Morrison se irritou com a plateia, que se xingava e disputava o espaço a cotoveladas. Ele disse : " Vocês são idiotas. Querem ver meu pau ??? " . Segundo testemunhas , ele teria mostrado o órgão sexual . Logo depois, o show se dissolveu em meio ao tumulto. Depois disso, Morrison foi processado e condenado por exposição indecente e uso de linguagem profana. Pagou uma multa de 500,00 dólares e uma fiança de U$50,000 mil. Mesmo assim, foi condenado a 6 meses de prisão. Com o escândalo, os shows seguintes da banda foram cancelados. O vocalista virou uma espécie de inimigo público, um corruptor subversivo.
A revista Rolling Stones americana publicou em uma de suas mais célebres capas, como se Jim Morrison estivesse em um antigo cartaz do Velho Oeste com a inscrição " procurado " acima do rosto dele. Morrison ficou apavorado com a perspectiva de ir pra cadeia. Os advogados dele apelaram da sentença e enquanto a situação permanecia indefinida junto à lei, ele rumou para a França com Pamela Courson a tiracolo. A intenção dele era ficar longe da pressão que sofria em casa. 
Na Paris, o lar de tantos poetas que ele tanto admirava, o artista também buscava resgatar a inspiração que ele achava ter perdido. Lá, Morrison e Pamela entraram de cabeça no vício da heroína . Os fatos relativos aos últimos dias do cantor até hoje estão envoltos em mistério. O fato é que dia 3/05/1971 Morrison foi encontrado morto na banheira do apartamento onde morava com Pamela.

Touch me

Suas letras tinham conteúdo " forte ",  digamos assim ...

Jim encontrou o amor quando conheceu Pam

Psicodelia

Every body

A doce Pam

Em Paris

Tocando para sua musa

Num momento de descontração com sua amada

Love Street

JIM  E PAM 

Roy Manzarek, tecladista do The Doors, afirmou em sua autobiografia lançada em 1998, que Courson conheceu Jim Morrison em 1965, quando a banda apresentou-se em um clube noturno chamado The London Fog em Sunset Strip. Na época,Courson estudava antes em Los Angeles City College, antes da banda alcançar a fama. Pam, como era chamada, incentivava o futuro astro do rock a dedicar-se à poesia.
Ninguém sabe ao certo como PamelaJim se conheceram, apenas se sabe que foi no ano de 65. Alguns amigos de Jim dizem que eles se conheceram numa festa num campus de universidade, outros dizem que eles se conheceram num dos concertos da banda de Morrison ainda no início. De acordo com outras fontes, foi John Densmore que primeiro demonstrou interesse em Pamela, mas quando Jim viu Pam algo aconteceu, perceberam que não seria Densmore que iria ter um relacionamento com Pamela. A moça era uma bela ruiva de 18 anos. Ela tinha sardas nas costas das mãos , distribuídas sobre um rosto pálido e delicado. Ela usava os seus cabelos partidos ao meio, lisos e longos. Os seus olhos eram seu traço mais marcante ; verdes esmeraldas, maiores que o normal ,davam a aparência de ser uma pintura Pamela era adorável, dependente e vulnerável ( Hopkins ).
O relacionamento de Jim e Pam era tumultuadas, marcada por grandes discussões e repetidas infidelidades de ambas as partes. A respeito da relação dos dois, John Densmore disse : " Eles eram como Romeu e Julieta. Brigavam o tempo todo , mas eram feitos um para o outro" . Em uma passagem do seu livro Riders On The Storm, Densmore descreveu : " Foi quando voltamos para Los Angeles e Jim conheceu Pamela Courson. Foi uma relação que duraria para o resto de sua vida . Ela era uma menina ruiva e tímida, de Orange City, e seu pai era diretor de uma escola. Com sardas e olhos verde esmeralda, Pam tinha o rosto inocente de uma princesa da neve, e uma voz  suave e alegre. Ela também tinha o fogo necessário para ser a companheira de Jim. Com 19 anos de idade, Pam veio para Hollywood para se encontrar, em vez disso, ela conheceu Jim. " .Roy  Manzarek descreveu : " Courson como outra metade de Jim " . De acordo com o jornalista Jerry Hopkings, autor da biografia " No One Here Gets Our Alive ", Morrison se referia à mesma como sua ' companheira cósmica ". Morrison falava com Pamela através de  suas letras e poesias, e dedicou as canções Love Street, Queen of the Highway, Blue Sunday, You Make Me Real  e Indian Summer , assim como muitos dos seus poemas foram escritos sobre ela ( ele dedicou se livro de poemas The New Creators a ela ). Em1968 , os dois obtiveram uma licença de casamento, mas nunca chegaram a oficializar a relação. De 1969 a 1971, Courson gerenciou uma boutique chamada Themes,que Morrison comprou pra ela com o cheque que recebeu pelo álbum Strange Days.

Amor a primeira vista

Jim escreveu muitos poemas inspirados em sua amada
No rules

She dances in a ring of fire

Brigavam muito, mas logo faziam as pazes

Muitas infidelidades ocorreram

Ginger muse

Jim e Pam tinham planos de se casar

Beautifull

A relação entre Jim e Pam não  poderia ser melhor, e claro, pior - Pode mesmo ser descrita como uma relação de amor e ódio. A maioria das pessoas que os conheciam diziam que eles discutiam muito. As suas vidas eram como uma montanha-russa. Pamela costumava atirar coisas em Jim quando discutiam e muitas vezes o expulsou de casa. Apesar de tudo Jim continuava apaixonado e dizia a seus amigos que Pamela era uma  criança doce e era o complemento da sua existência.
Jim e Pam tentaram se casar inúmeras vezes, mas nunca o fizeram . Muitos amigos de Jim diziam  ele realmente amava Pamela, mas não estava preparado a dar um passo tão decisivo . Morrison tinha uma imagem a preservar: ele era um símbolo sexual desejado pelas mulheres. Apesar disso, Jim pensou na segurança da amada escrevendo um testamento onde ele deixou Pamela tudo o que ele tinha na ocasião da sua morte.
Jim adorava dar presentes a Pamela. Tudo o que ela desejava Jim dava. Jim deu a ela uma loja de roupas que ela chamou de Themes, o deus da justiça e da ordem na mitologia grega. Jim teve muito orgulho de Pamela, porque ela realmente queria dedicar-se a desenhar roupas e cuidar da loja, tanto que uma vez uma revista convidou Jim para revelar quem era seu estilista e tirar algumas fotos com as roupas desenhadas por ele. Jim revelou que era Pamela quem desenhava suas roupas .  O ensaio de fotos que eles fizeram para a revista representa as mais belas fotos coloridas de Jim e Pam.
Jim adorava usar calças de couro justas com cintos de couro, camisas e túnicas brancas, jaquetas etc...Pamela amava as roupas no estilo boho-chic,  com grande influência da moda dos hippies e folk. Além disso, Pam adorava roupas com estampas psicodélica e peças brancas . A moça usava muitos acessórios e um dos seus favoritos era sem dúvida os chapéus.

Themes, a boutique da Pam

Jim presenteou Pamela com uma loja de roupas

Ela mesma quem desenhava os modelitos

Pam incentivava  Jim a escrever poemas

Sessão de fotos para uma revista

As roupas da Pam

No florescer  do conservadorismo contrário ao espírito de
Woodstock, a música do The Doors marcou diferença. Jim Morrison assumiu o trono de Lezzard King ( Rei Lagarto ) e manteve-o para a relação do músico com sua musa inspiradora, Pamela Courson. Seu amor era conturbado, mas excitante... um amor com traições e, ao mesmo tempo sem fim. Os cabelos ruivos e os olhos claros da jovem não passaram desapercebidos. Era apenas uma longa e conturbada história. Na época, Morrison ainda não tinha atingido o estrelato. Contudo, com o sucesso vieram as groupies  e um suceder de infidelidades ( de ambas as partes ). Mesmo assim , Pamela sempre esteve ao lado de Jim. Era de conhecimento público as violentas discussões do casal. Com um roll de traições de parte a parte e um leque de discórdias comuns, a verdade é que Jim Morrison e Pamela Courson permaneceram um ao lado do outro.


Jim  não costumava respeitar as autoridades

Jim compôs a maioria das músicas do The Doors

Quando as portas da percepção forem  abertas ...

O " galã " roqueiro era muito assediado pelas fãs

Muitas vezes as discussões do casal eram " assistidas " pelos outros membros do grupo

Together forever

Companheiros

Amor com alta voltagem

A musa inspiradora de Jim

Amados amantes

Muitas brigas marcaram este relacionamento

Going to Paris

Em 1971, Jim e Pam viajaram para Paris e pensavam em morar lá por algum tempo. O desenrolar dos acontecimentos fizeram com que eles resolvessem mudar de Los Angeles. Pam chegou a dizer a Jim que se ele não partisse, ela partiria sozinha. Eles passaram a morar num pequeno, mas confortável apartamento em Paris. O casal permaneceu lá por 6 meses. Jim escrevia poesias e aparentemente parecia estar melhorando seu estilo boêmio e autodestrutivo, mas à medida que o tempo passava, Jim começou a beber novamente.

Pamela comentava que Jim estava com problemas respiratórios há algum tempo e que se recusava a ir ao médico. Pamela acrescenta que Jim acordou tarde da noite e disse que não se sentia bem e que ia tomar banho. Pamela levou algo para ele comer e ele vomitou. Depois disso, disse para Pamela ir dormir e que ele se juntaria a ela em um minuto. Pamela adormeceu e quando acordou percebeu que ele ainda não tinha ido dormir. Então foi ao banheiro e viu que Jim ainda estava na banheira. Ela tentou acordá-lo , mas não conseguiu. Preocupada, tentou tirar ele da banheira em vão. Logo um médico foi chamado. Jim estava morto ! Nenhuma autópsia foi feita e a causa oficial da morte foi uma parada cardíaca. Jim foi cremado e enterrado em Pére Lachaise e apenas 5 pessoas assistiram ao seu enterro. Depois de voltar para os EUA, Pam não sabia o que fazer e que não sabia como iria viver sem Jim.
Com a morte de Jim, Courson se tornou a única herdeira da fortuna de Jim. Ações do estado fariam que, por 2 anos, ela fosse impedida de receber o dinheiro. Pam não manteve contato com os membros remanescentes do The Doors
Após a morte de Jim, Courson se tornou uma pessoa ainda mais reclusa. Muito abalada, ela voltou para Los Angeles e usava heroína frequentemente, além de mostrar sinais de instabilidade emocional. Em negação, referia-se ao cantor como se ele ainda estivesse vivo, e estivesse o aguardando em turnê.
Na biografia No One Gets Out Alive, Hopkings sugeriu que Pamela pode ter se prostituído para manter o luxuoso estilo de vida que levava quando ele ainda era vivo e sustentar o seu vício em heroína, já que sua boutique foi fechada. O historiador Danny Sugerman tornou-se um amigo dela após a morte de Morrison, e, anos mais tarde , escreveu seu livro Wonderland Avenue que o vício em heroína de Courson havia se tornado tão grande a ponto dela contrabandear drogas em seu carro e escondê-las em balões coloridos que planejava engolir caso fosse parada pela polícia.

Jim queria dar um tempo em Paris, reorganizar as ideias

Ele até tentou deixar a vida boêmia de lado ( mas sem sucesso )

Pam se drogou até não poder mais ...

A última sessão de fotos do casal antes da morte de Jim

Pam encontrou Jim morto na banheira de casa. Was " The End "

A happy day

Seus últimos momentos juntos

Pamela não se conformava com a morte do amado, muitas vezes acreditando que ele voltaria

Depois da morte de Jim, Pamela se afundou na heroína

Em 25 de abril de 1974, o corpo de Pamela Courson foi encontrado por amigos na sala de seu apartamento em Los Angeles. A causa da morte foi uma overdose de heroína. Ela tinha 27 anos ( a mesma idade de Jim ). Um vizinho comentou que ela havia mencionado estar " ansiosa para encontrar-se com Jim ". Seus pais queriam que ela fosse enterrada ao lado de Jim, mas devido à complicações legais para transportar seu corpo a Paris. Ela foi cremada e enterrada no cemitério Fairhaven Memorial Park em Santa Ana, Califórnia. Algumas pessoas falaram em suicídio ( na véspera de sua morte Pam comentou com uma amiga que já devia juntar-se a Jim ). Os amigos dela dizem que ela nunca se recuperou com a morte do companheiro. Pam morreu com a mesma idade de Jim : 27 anos. Os pais de Pamela contrataram um detetive para investigar a morte da filha , mas nada de relevante foi descoberto. Pam só queria se juntar ao seu par cósmico. Pam morreu poucos meses antes de ser reconhecida como esposa de Morrison.

Pam faleceu com a mesma idade de Jim ( 27 anos )

Uma das últimas fotos de Pâmela

O vício em heroína foi ficando cada vez mais fora de controle

Pamela queria juntar-se logo a Jim

Até que ela teve uma overdose de heroína

A família de Pamela não conseguiu que ela fosse sepultada junto a Jim em Paris

Pam ficou muito abalada com a perda do companheiro

Juntos para a eternidade


Diane Gardner
, amiga de Courson falou sobre ela : " Pam era uma das pessoas mais engraçadas que conheci. Ela era linda, parecia a rainha da neve, mas fazia coisas como colecionar Lugers. Ela tinha um senso de humor cruel. Ela amava viajar porque dizia que você nunca tinha que pensar. Quando você viaja é turista , você sai e a vida acontece. Ela era a menina mais perigosa que conheci. Após Jim morrer  e nós duas estávamos fora de nós, fazíamos coisas do tipo ir para Tijuana e ficar doidas. A gente se hospedava em hotéis de quinta categoria e ia para Rosanto Beach e bebíamos tudo que víamos pela frente. Uma vez um rapaz que estava conosco gritou coisas obscenas para a polícia e eles vieram atrás da gente. Um rapaz queria tomar as chaves do novo fusca da Pam e ia ir embora, então eu bati nele com meu sapato e a gente teve que pagar tudo. Fomos no hotel e deixaram a gente pagar fiado . Não ajo assim normalmente . Pam tinha esse efeito sobre mim "

E eis que assim termina a história de amor de Jim e Pam.  Uma história tão feliz quanto triste . Uma história tão conturbada quanto apaixonada .

Abaixo, o vídeo da música Love Street, uma das músicas que Jim Morrison escreveu para Pamela ( 0 clipe tem imagens dos dois ) :



Espero que tenham gostado do post . Até a próxima !!!



Referências :

https://rollingstone.uol.com.br/noticia/de-icone-sexy-inimigo-publico-n-1-trajetoria-de-jim-morrison-do-doors/

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/triste-fim-de-pamela-courson-viuva-de-jim-morrison.phtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares