segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A elegancia do Xadrez Vichy ( The Elegance of Vichy Chess )

ENTRE INDAS E VINDAS, O FAMOSO XADREZ ETERNIZADO PELA ATRIZ FRANCESA BRIGITTE BARDOT -  O XADREZ VICHY - RESSURGE COM FORÇA NESSA ESTAÇÃO. PARA O VERÃO 2015, VÁRIAS GRIFES TROUXERAM RELEITURAS PARA ESSE CLÁSSICO DA MODA.

O Xadrez Vichy é versátil e atemporal

Vamos conhecer agora um pouco sobre o xadrez Vichy e suas origens ...

O Xadrez Vichy e suas origens ...


A musa-prima do xadrez Vichy

O xadrez Vichy é uma fazenda ( tecido ) de peso leve ou médio, a princípio feito de linho e depois de algodão. É tecido com fios tintos, em xadrezes de tamanhos diferentes,  e , tem como base o branco. O xadrez Vichy foi popular para vestidos de verão durante o século XIX, e entrou em moda nas décadas de 40 e 50 para vestidos, blusas, saias, playsuits, biquínis etc .
O xadrez Vichy tem como origem o nome da cidade francesa, um lugar conhecido por sua fabricação de tecidos de algodão para aventais e camisas com esta padronagem.

Quem nunca teve uma peça ou acessório com essa padronagem?


Vichy em várias cores e tamanhos

Clássico !

O famoso xadrez foi uma das marcas registradas do estilo pin-up , que estava no auge na década de 50. Sua principal musa e divulgadora foi a atriz Brigitte Bardot, que o imortalizou no filme " E Deus Criou A Mulher " ( 1956 ), ao usar um modelo Vichy cheio de babadinhos.

Brigitte, nascida em Paris ( 1934 ), foi modelo da Elle e Jardin Des Modes até se tornar atriz, em 1952. Em seu segundo casamento, com o ator de cinema Jacques Charrier, em 1959, usou um vestido cor-de-rosa de xadrez Vichy adornado com renda. Tinha o decote em U, cintura fina , saia rodada e mangas três quartos. Esse vestido foi muito copiado na Europa e nos EUA .

Abaixo , algumas fotos de Brigitte :

Sex-symbol das décadas de 50 e 60

Brigitte modelando para a Elle

A francesa era fã desse xadrez

O vestido de noiva de Brigitte " causou frisson " 

Dupla dinâmica : top preto e saia godê em xadrez Vichy

La Belle Brigitte


Você se casaria usando um modelo igual ao dela?

Brigitte immortalisé l'utilisation d'échecs

A estampa de toalhas de picnic se espalhou pelo mundo e do chic/retrô das pin-ups, passou a influenciar também o folk. Essa estampa chegou a ser uma marca registrada da estrela da música country, Dolly Parton, em seus tempos de glória. Nos looks atuais, elas ainda carregam um pouco desse universo western, porém, com mais delicadeza e feminilidade.

Dolly Parton fez uso massivo do xadrez

Western Vichy

Ela também era famosa pelos " seios fartos " 

O Xadrez Vichy nos dias atuais ...

A padronagem associada a roupas delicadas e femininas voltou às passarelas internacionais de verão com muita bossa e personalidade. Grifes badaladas como Diane Von Furstenberg, Michael Kors e Oscar De La Renta trouxeram propostas bem interessantes e contemporâneas utilizando o xadrez Vichy.

Xadrez Vichy em cores clarinhas

Black & White

Mui chic !

Cropped

Diane Von Furstenberg trouxe a padronagem em preto e branco, fazendo sobreposições de tecidos com renda e de estampas florais. A estampa foi usada não só nas peças de roupa, como também nos acessórios.


Mui chic esse conjuntinho blue vichy


Vestido primaveril

Muito chique a combinação de renda com xadrez


Oscar De La Renta preferiu o uso de maxi-xadrezes em cores tradicionais, como o azul e o rosa clarinho, além do preto.




Muito bonito esse look

Michael Kors, usou o tecido em saias volumosas em comprimento mídi. Também usou top cropped e rasteiras. A coleção dele ficou bem feminina e superatual. Joseph Altuzarra também mostrou sua versão ( proposta ) para o xadrez Vichy.




Dicas e Looks :

Apesar da associação entre o xadrez Vichy e os looks ladylike/retrô , você poderá criar o tipo de produção que quiser.
No caso da versão ladylike, as produções mais usuais são de vestidos acinturados, saias godês ou evasês em comprimento médio ou mídi combinadas com camisa amarrada na cintura,  saltos/ ou sapatilhas e bolsas estruturadas. Se você gosta, invista nesse clássico, pois é sempre chique e atual.



Estilo classic

Um clássico sempre atual


O xadrez Vichy casa bem com estampa floral

Top cropped e chemise ficam 10 nessa estampa

No caso das versões western, as combinações mais usuais são de camisa xadrez Vichy com botas, bolsas , coletes ou jaquetas com franjas. Para modernizar o look , aposte num blazer ou jaqueta jeans com mangas dobradas e com cinto marcando a cintura.
O xadrez Vichy remete à feminilidade e sensualidade inocente, então invista em combinações com cores claras ( mais clean ). A estampa também é ideal para compor produções mais descontraídas, especialmente vestidos de tecidos planos ( especialmente de camisaria ) ou camisas combinando com jeans.

Do despojado ao chic

Muitas opções de cores e tamanhos

Fica bem com calças, meias e afins ...

O básico com estilo

Vichy combinado com calças

Macaquinho show


Indo ao picnic



Vichy em saias 

Vichy em vestidos

At work

É possível encontrar muitas peças em xadrez Vichy. São calças, camisas, shorts, vestidos, saias e jaquetas. Se você tem medo de errar ou faz o estilo discreto, aposte nas camisas, especialmente em cores mais claras. Se deseja um look mais colorido, invista em cores fortes para fazer da peça o ponto forte do look.

Se quiser sair do comum, misture o xadrez Vichy a outras estampas, como florais ou mesmo com animal print. O xadrez Vichy e os florais costumam conversar muito bem, deixando o seu look mais interessante. Aposte, por exemplo, em camisas florais ( especialmente os " liberty " ) com shorts ou saias em Vichy. Já no caso dos " animal print ", use em pequenos detalhes para não poluir o visú. Procure ornar as cores das estampas.

Xadrez Vichy com estampa floral

Xadrez Vichy com estampa de frutas

Mais uma inspiração

Uma dica para os dias quentes é usar a dupla camisa Vichy amarrada na cintura com jeans de cintura alta ( se quiser opte por calças ) . Vai bem para passeios em dias de folga. Que tal uma bolsa de palha ou ecobag pra arrematar ???

Camisas em Xadrez Vichy

com muito estilo

O Vichy em ambientes bem urbanos

Com coletes, jaquetas e echarpes

Sommaren

Para os looks estilo pin-up, combine um vestido evasê de cintura marcada com cinto e acessórios discretos. Para completar o look, use espadrilhes ou sapatilha e alguma bijú, como as pedras, por exemplo.
A modelagem estilo corselet é supersexy , os vestidos chemise, clássicos. Portanto, use e abuse deles !Os biquínis e maiôs em xadrez Vichy estão com tudo e muita prosa!

Miroslava usa

Biquíni fofo

Maiôs Vichy são sinônimos de elegância

estilo pin-up

Retrô 1

Retrô 2


As famosas também usam :

As editoras de moda usam

Claudia Schiffer usa

As celebs usam

Elisabeth Taylor usava


Então, vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado do post. Até a próxima !

Referência :

Enciclopédia da Moda - Georgina O'hara
Companhia das Letras


12 comentários:

  1. Olá Neide, tudo bem?
    Teu post ficou bem completinho, parabéns!

    Apesar de adorar a estética retrô, acho que eu ficaria um pouco receosa em usar alguma peça de roupa com essa estampa. Acho muito estampa de toalha de mesa, sabe? Mas algumas imagens que você publicou mostram produções bem elegantes, com a vichy em preto e branco.

    Até mais,
    Maira

    ResponderExcluir
  2. Olá Maira. Obrigada pela visita !

    É... eu particularmente curto bastante essa estampa, mas miudinha (o xadrez em versões maiores não faz muito meu estilo ) ... Eu gosto do xadrez Vichy em vermelho e preto, não sou tão chegada na versão em rosa .

    Bjs e até mais !

    ResponderExcluir
  3. adoro roupa xadrez! esse estilo me faz lembrar daquelas toalhas vermelhas de piquenique sabe? acho liiindo haha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  4. show adorei esse post, eu sou mega fã de blusa xadrez acho que dá um look mais despojado *-* http://thaienedasilva.blogspot.com.br/2015/01/bolsas-floridas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaiene !

      Eu também me amarro numa blusa xadrez, pois tem um quê de chique e ao mesmo tempo despojado. Obrigada pela visita. Bjss e até mais !

      Excluir
  5. Amo xadrez muito muito muito! Fiz até look do dia hoje com uma peça xadrez <3

    Amei o post!


    Beijocas...

    http://senhoritaje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, obrigada pela visita. Eu olhei no seu blog o look com a peça em xadrez. Ficou muito bonito e estiloso !

      Bjs e até mais !

      Excluir
  6. Que lindo! Eu amo esse tipo de xadrez, acho super fashion e retrô e nem sabia que o nome era esse. Adorei saber mais sobre a história do tecido.
    Gostei muito do seu blog!

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marília. Obrigada pela visita e pelo comentário ! Fico feliz por ter gostado do post. Assim como você, eu gosto muito desse tipo de xadrez - que confere elegância a qualquer look. Bjs e até mais !

      Excluir
  7. XADREZ <3 amoo
    beijos

    www.brunasouzaja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amo Xadrez, sai ano e entra ano e ele sempre presente *-* Não pode faltar no meu guarda roupa uma peça xadrez hehehehe
    Amei o post, otimo conteúdo super informativo. Já estou seguindo amore, se puder retribuir ficarei muito grata *-* Tenho blog e canal no youtube http://isakarasiak.blogspot.com.br/2015/01/marsala-tendencia-de-2015.html

    Beijus e sucesso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa. Obrigada pela visita, comentário e por estar seguindo o blog. Thanksss !!! Eu também adoro um xadrez, pois é muito versátil, dá pra usar em variados looks e estilos.

      Visitei seu blog e gostei bastante. Já estou seguindo !!!

      Bjss e sucesso também !!!

      ResponderExcluir

      Excluir

Postagens populares