sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Tendência : Calças Flare ( Trend : Flare Pants )

A calça flare, que fez sucesso nos anos 60 e 70, está de volta. Ela ressurgiu há algumas temporadas e atingiu agora o seu ápice - juntamente com outras tendências inspiradas nos anos 70. Antigamente essas calças eram chamadas de " bocas de sino " e tinham realmente uma " boca enorme " . Agora elas retornaram repaginadas, chamadas agora de " calças flare " . Confiram agora algumas dicas de como usar essa calça.




Esse modelo de calça tem aparecido constantemente nos últimos anos, geralmente de forma bem discreta, entretanto, desde a última estação ela tem sido protagonista e promete continuar com força total.
A calça flare tem muitas qualidades - difíceis até de reunir num único post, pois ela é superversátil, moderna e pode ser usada por todas as mulheres - não só pelas altas e magras, pois essa calça alonga a silhueta, disfarça quadris largos e valoriza as curvas.
O modelo tem a cintura mais alta do que a calça convencional, é justo no quadril e nas coxas, e se abre a partir do joelho. Ou seja, valoriza o corpo e deixa o visual bastante elegante.

Sobre as origens ...

Uma das heranças da moda dos anos 70 foi a calça boca de sino, que eram cortadas em forma de sino do tornozelo ao joelho, para oferecer maior liberdade de movimento. Tinha tudo a ver com um momento que a liberdade era cultuada na época. Na era da discoteca, nada melhor do que uma roupa que facilitasse os movimentos para dançar . Combinada com o colorido das camisas, cabeleira farta e sandálias de plataforma, formava-se um conjunto belo e harmônico para os padrões da época. O universo masculino também se rendia à calça boca de sino que ficou eternizada nos corpos de Elvis Presley e dos irmãos do grupo The Jackson 5 .

Abaixo algumas fotos ( direto do túnel do tempo ... ) :


Farrah Fawcett e Jimi Hendrix, estilos diferentes, mas ambos percursores desse modelo de calça

Os modelos coloridos e de cintura alta dos anos 70

As Panteras com peças de tecido brilhoso no auge da era disco

O rei Roberto Carlos, em meados dos anos 70, num típico modelo " boca de sino "

Elvis Presley  ( o rei do rock ) e o grupo The Jackson 5

A moda masculina colorida dos anos 70 e as bocas de sino estilo " Augustinho " 

Mas voltando um pouco no tempo, não foram os hippies que as inventaram, elas tiveram origem nas calças dos marinheiros , e tempos depois , foram usadas pelas mulheres trabalhadoras dos anos 40 . Para quem não se lembra, as mulheres começaram a usar calças quando tiveram que trabalhar nas fábricas no lugar dos homens que estavam na guerra. As calças foram escolhidas para que as mulheres tivessem mais conforto para trabalhar.


Nos anos 40 as mulheres foram em massa para o mercado de trabalho e precisavam de peças confortáveis

Janis Joplin, uma das musas do " estilo hippie "

Reparem nas calças das Panteras ( seriado dos anos 70 )

Cores vibrantes para as calças boca de sino masculinas ( até rosa choque valia )

Calça com a barra bem curtinha ... 

Os caras do Led Zeppelin ( banda de heavy rock dos anos 70 ) adoravam essas calças

Nos anos 90, quase na virada dos anos 2000, a calça boca de sino teve um revival dos anos hippie e se tornou febre no Brasil. Mulheres de todas as idades adoravam as pernas mais largas que arrastavam no chão, no melhor estilo Hair ( filme que celebra o movimento hippie ). Foi o primeiro revival da peça no mundo da moda, que retorna novamente - agora com um nome nome : calça flare. È a mesma peça de antes, mas com a cintura não tão baixa como nos anos 90 ...
A nova calça boca de sino ou " calça flare " vem com alguns diferenciais dos anos 90 e 70, quando originalmente foi lançada com a moda hippie. Ela tem o cós alto, é ajustada na cintura, por isso define melhor o corpo e acentua as curvas. As pernas seguem levemente justas até a altura do joelho, quando ganha o caimento folgado , típico do modelo . A boca é larga, mas não tão exagerada como as calças do grupo The Jackson 5 e bem distantes dos modelitos do filme Hair. E quem não se lembra das calças boca de sino mega extravagantes usadas pela ex- Spice Girl, Mel B, em meados dos anos 90 ???


AS Panteras

Cenas do filme Hair

Mel B, arrasando com sua calça boca de sino de animal print

As origens X a releitura

As origens  X   a releitura 

Outro diferencial da peça é que hoje em dia ela não deve arrastar no chão. Se arrastar, você está diante de uma peça retrô. 
Uma das desvantagens do modelo usado em meados dos anos 90, é que geralmente as bainhas acabavam sujando ou rasgando quando se andava na rua . Os modelos mais novos acabam na altura do sapato e podem cobrir, no máximo, a metade do dedo do pé . Isso torna a calça quase um jeans comum básico ou qualquer calça social, ganhando apenas uma boca mais larga, e por isso, mais confortável . É um contrapondo para as calças legging e skinny que já estão há tempos em voga.


O comprimento ideal da calça

Nesse modelo, a barra um pouco mais larga

Modelo básico pro day by day

Camila Coutinho e sua calça flare . Na imagem do meio, uma definição sobre esse modelo
A calça combina com todos os estilos

Aqui, com inspiração bem setentista

Chiqueria pura !

Esse modelo é mais " compridinho "

Mas quais os modelos mais indicados para cada ocasião ? Com o que combinam ? Vamos falar disso já ...

Como eu disse anteriormente, a calça flare é bem democrática, podendo ser usada por todas as mulheres e em várias ocasiões, o que vai diferenciar é o tipo de tecido usado nas peças.
A respeito dos tipos físicos e silhuetas, mulheres com quadril largo e coxas grossas são as mais beneficiadas, já que o modelo ajuda a equilibrar a parte inferior do corpo, tirando o destaque da região. 
As mais baixinhas ( como eu ) devem ter cuidado ao escolher o modelo, já que ela pode achatar a silhueta. Além disso, essas mulheres costumam encontrar problemas com a calça flare, já que normalmente precisam fazer a barra e muito da parte larga é cortada, o que descaracteriza um pouco a peça. Uma dica é experimentar vários modelos até encontrar o que fica legal em cada uma.  A versão de cintura alta é perfeita, pois alonga a silhueta. Outra dica é usá-las com sandálias ,  sapatos altos e plataformas - deixe as rasteirinhas para o dia. Já sneakers, no way ( de jeito nenhum ) !!!

Essas calças podem ser usadas com tudo e em todas as estações do ano. Elas ficam bem com blazer, jaquetas, camisa social, com casacos pesados, sweater, cardigã ou mesmo sobretudos.
Para quem deseja um visual casual e despojado, é legal usar essa calça em jeans com uma camiseta estampada. Agora se sua intenção for um look casual e elegante, um modelo de alfaiataria e uma camisa de seda, combinados com um sapato alto atendem muito bem sua necessidade.
Originalmente, a calça boca de sino era feita em tecido jeans, sendo este o mais usado entre os tecidos até hoje . Aos poucos, outros tecidos foram surgindo, deixando-as mais femininas e alegres ( destaque para os couros, veludos, cetins  ).


Look perfeito para o dia

Os couros dão um "quê " a mais para a calça flare

Thássia Naves e sua calça flare de couro

Esse modelo é bem 70's ...

Calças flare confeccionadas com vários materiais, para várias propostas de looks

Sou Boho, sou Chic !

Básico, despojado e chic

Nota 10 o look da Olivia Palermo

Looks de calças flare usadas com casacos e bata

Anos 70 ? Nos vemos aqui !

O uso do cinto em propostas diferentes usados com as calças flare

No ambiente de trabalho dê preferência pelo jeans escuro e sem lavangens. Para deixar o visual mais refinado, aposte em blusas em tecidos fluidos ou camisas e acessórios. Já nos ambientes em que o dress code não permite jeans, os modelos de veludo, sarja, linho e algodão são ideais. Os blazers mais indicados são os acinturados, usados na altura dos quadris.


Look superelegante para ser usado no trabalho

Opção para os dias friozinhos

Calças flare de tecido fino + camisa social

Black & White
Look básico e discreto

Casual-chic

Acessórios usados na medida certa

Muito fofa a proposta de abotoar a camisa até o colarinho
Para o lazer podemos ousar mais. Jeans com diferentes lavagens, cores e estilos são perfeitos ! Combiná-los com t-shirts, regatas e blusas ,  além dos acessórios com informação de moda fica ótimo ! Use e abuse das roupas com inspiração hippie e folk como as blusas e batinhas soltas ( com mangas compridas ou 3/4 ), coletes franjados, peças artesanais etc. Fica demais !!!



Inspiração dos anos 70

Se tem estampa na calça, vá de cor neutra no top ( e vice e versa )

Look jeans + jeans

Girls com estilo

Vestida para um festival

Looks despojados, sem complicação

Calças flare estampadas

Boho-Girls

Calças flare também podem ser usadas em eventos sociais, desde que o horário e o local permitam. Ao escolher a flare para um evento, é fundamental que ela seja feita com um bom tecido ( seda, linho, crepe ... ) . Combiná-las com blusas e tecidos igualmente requintados e com um certo brilho, garante muito mais glamour ao look. Nesta ocasião, os acessórios são fundamentais ( pedrarias são perfeitas para esses momentos ) .



Looks de impacto !

Puro chiquê !

Poderosa!

Boas ideias pra inspirar ( specially da Heleninha Bordon e da Thassia Naves, right and left )


Nunca é demais recordar que as cores vibrantes destacam o corpo, enquanto as cores sóbrias ou neutras suavizam . Para dar um up ao seu visual, não esqueça dos colares, cintos, brincos e as bolsas.

Várias grifes nacionais têm apostado nas calças flare, como a Animale, Tufi Duek, Amapô etc , além de várias celebridades nacionais e internacionais:
Celebridades nacionais : Marina Ruy Barbosa, Thássia Naves, Sabrina Sato , Paola Oliveira, Heleninha Bordon, Mariana Weickert, Isabella Fiorentino etc ...
Celebridades internacionais : Victoria Beckham, Jessica Alba, Olivia Palermo, Claudia Schiffer, Gwyneth Paltrow, Heidi Klum etc ...

Confiram abaixo os looks das famosas :


A designer e ex-Spice Girl , Victoria Beckham

Marina Ruy Barbosa

A blogger pernambucana Camila Coutinho

A it-girl e socialite Olivia Palermo

A blogueira Thássia Naves 

 A modelo alemã Heidi Klum e a também alemã, Claudia Schiffer

Victoria in the centre

A atriz Paola Oliveira

A blogueira e empresária Paula Martins

A modelo , apresentadora e consultora de moda, Isabella Fiorentino


Gwyneth Paltrow, Jessica Alba e Katie Holmes

Então inspire-se nessas ideias e divirta-se, sendo sempre fiel ao seu estilo pessoal. Abraço e até a próxima !!!

Referências :

http://www.portaltudoaqui.com.br/calca-flare-jeans-boca-de-sino-estilo-anos-70/
http://ano70.com.br/a-moda-da-calca-boca-de-sino/
http://virgula.uol.com.br/lifestyle/moda-e-beleza/a-calca-boca-de-sino-esta-de-volta-saiba-como-usar-e-onde-comprar-a-sua/#img=1&galleryId=63201

4 comentários:

  1. Parabéns pela matéria! Como sempre bem escrita, explicativa, interessante e no conteúdo se vê que foi bem pesquisado e separado com muita atenção nos detalhes, as imagens retratam perfeitamente a trajetória desta moda! Adoro esse modelo de calça! Excelente abordagem! Sucesso!!! ����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii. Obrigada pelo comentário, fico feliz por ter gostado. Geralmente , depois que eu escolho o tema, faço uma longa pesquisa sobre o assunto e fico uns 2 dias escolhendo as fotos que usarei no post. Ah, também adoro essas calças !!! Bjss

      Excluir
  2. Adorei o post, Neide. Tem muita informação e dicas legais.
    Eu particularmente amo calça flare <3 acho super charmosa e elegante.
    Beijos
    www.yankavaz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yanka. Obrigada pela visita e pelo comentário. Fico feliz por ter gostado do post. Bjs

      Excluir

Postagens populares