terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Twiggy, the face of the 60's ... ( o rosto dos anos 60 )

Nascida Lesley Hornby, no norte de Londres ( Inglaterra ) em 19 de setembro de 1949, a garota conhecida como Twiggy ( graveto em inglês ), marcou  a geração da década de 60. Twiggy , aliás, é considerada a primeira top model do mundo.



Pertencente a uma família de classe média , Twiggy foi descoberta aos 16 anos pelo fotógrafo Justin de Villeneuve, que resolveu investir nela, tanto profissional quanto afetivamente . Sua imagem quase andrógena, magérrima, pequena , pernas esguias, cabelos loiros muito curtos, rosto sardento com traços angelicais, e olhos imensos, realçados com camadas de rímel e cílios postiços a tornaram ícone dos anos 60, popularizando assim o visual baby-boom .


Twiggy ( graveto em inglês )

Visual jovem , meio andrógeno ( a antítese do ideal de beleza dos anos 50 )

O rosto de 66

Os olhos grandes com cílios pintados com muito rímel eram característicos de Twiggy

Em janeiro de 66 , Twiggy teve seus cabelos descoloridos e cortados pelo top cabelereiro Leonard . Logo foi para o estúdio do fotógrafo Barry Lategan encarar seu primeiro ensaio fotográfico, que acabou nas mãos de Deidre McSharry, então editora do jornal inglês Daily Express.
Em 23 de fevereiro ela estamparia a primeira página do diário, sob o título " the face of 66 "... Começou ai uma carreira meteórica, embora curta ...


Posteriormente escreveu livros


Um símbolo da Swinging London

Twiggy, a primeira top model do mundo

Twiggy apareceu como modelo em jornais e revistas internacionais, como a Elle francesa e na Vogue britânica e na americana ... Depois de ser eleita o " rosto de 66 ", tornou-se rapidamente símbolo da década. Em 1967 chegou em New York com fama de estrela e frequentou eventos da alta-sociedade ( a high society ).


Twiggy foi capa de inúmeras revistas de moda


Um ídolo para as garotas dos anos 60


Twiggy foi a primeira modelo a tornar-se ídolo de massa. Ela era uma espécie de Gisele Bündchen da Swinging London . Para qualquer lugar que fosse, era cercada por multidões, assim como acontecia com os Beatles, por exemplo. Ela era tão famosa, que emprestou seu nome e rosto para bonecas, jogos, canetas, cílios postiços, cabides, meias até máscaras !






Twiggy chega á América

Com 17 anos, Twiggy contabilizava fãs no Japão e havia posado com grandes nomes da fotografia , como Melvin Sokolsky , Richard Avedon e Bern Stern ( 1967 ) . Já em 1968, Twiggy foi clicada ao lado de Marilyn Monroe, Ginger Rogers, Greta Garbo e Rita Hayworth para a revista Queen ...







Além de modelo, Twiggy se desbravou em outros caminhos e ainda em 66 gravou um single chamado " Beautiful Dreams ", pela Ember Records. No mesmo ano, também lançou sua primeira linha de roupas. Lançou-se também como atriz. Participou da versão cinematográfica do musical Boy Friend. Ganhou dois globos de ouro pelo papel ( como atriz revelação e melhor atriz em musical ). Além disso, participou de outros filmes como : Club Paradise ( 1986 ), com Robin Williams, e Madame Sousatzka ( 1988 ), ao lado de Shirley MacLaine e Leigh Lawson ( seu atual marido ). Twiggy participou de programas de tv e espetáculos da Broadway e gravou vários discos, passando por diversos gêneros : pop, rock, disco, country ...
Em 1973 , posou ao lado de David Bowie para o álbum dele chamado Pin Ups  !!!

Logo havia deixado o cabelo crescer ...



Ainda em 66 aventurou-se como cantora


Cantando e atuando ( em diferentes épocas )


Gravando um de seus álbuns


Em 73 ao lado de David Bowie ( na capa do álbum dele intitulado Pin Ups )

Ela lançou 3 autobiografias : Twiggy by Twiggy ( How I Probbably Just Come Along On A White Rabbit At The Right Time, and Met The Smile On The Face Of Tiger ) , em 1968, Twiggy ( 1975 ) e Twiggy In Black And White ( 1997 ), nenhuma lançada no Brasil ...

Outros livros : Twiggy - A Guide To Looking And Feeling Fabulous Over Forty ( 2008 ) e Twiggy - A Life In Photographs, lançado em 2009 em comemoração aos 60 anos dela . 

Twiggy se mantém na ativa como designer ... Além de desenvolver uma linha fashion para a rede Littlewoods, acaba de lançar outra coleção de roupas e acessórios em parceria com o site HNS .

Além de designer ela trabalha como atriz, cantora e escritora ...


Com os cabelos escurecidos




Na atualidade ...


------------------------------------------------------------------------------------------

Vida Pessoal ...

No início de sua carreira Twiggy teve um relacionamento com o fotógrafo Justin de Villeneuve. Relação não oficializada !
A partir do encontro com Justin, a carreira de modelo decolou  e ela se tornou muito conhecida, tanto na Europa como nos Estados Unidos, justamente por se contrapor ao padrão de beleza feminina dos anos 50, de mulheres voluptuosas e sensuais como Marilyn Monroe .
Em 1977 , Twiggy se casou com o ator Marco Witney com quem teve uma filha, Carly. Ficou viúva em 1983  e se casou então com o ator Leigh Lawson, de quem adotou o novo sobrenome.

Algumas fotos mais  ...

Com o fotógrafo Justin de Villeneuve

Only a girl

Com sua filha Carly



Twiggy influenciou mudanças nos padrões de beleza femininos vigentes

Girl/ Woman

Nowadays


Twiggy é militante do movimento contra o uso de peles de animais em roupas








E um video para finalizar :


https://www.youtube.com/watch?v=CrJjxlP0iYM


 A Twiggy tem um site oficial, o link éhttp://www.twiggylawson.co.uk/


Referências : 

Enciclopédia da Moda ( Georgina O' Hara )
100 Anos de Moda ( Cally Blackman )
Internet

2 comentários:

Postagens populares