Muito se tem dito que a moda está ficando " saturada " . Haveria um fundo de verdade nessa afirmação ???
Ao meu ver e na opinião de outras pessoas, a moda realmente vem passando por um período "crítico" de modo geral . Moda significa " mudança" , mas não há grandes mudanças há muito tempo no mundo fashion ... Existe algum culpado nisso tudo ? E se existe, quem seria ???
Existe uma frase que diz o seguinte : " Nada se cria, tudo se copia " ( muito citada pelo saudoso apresentador Chacrinha), que é uma adaptação da frase de Lavoisier que diz: " Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." . A primeira frase pode ser perfeitamente aplicada à moda atual, pois tudo praticamente já foi inventado e o que resta é adaptar o que já existe, uma tarefa que tem se mostrado cada vez mais difícil de fazer ...
Chapéu de Elsa Schiaparelli |
Desde o início ...
A história da indumentária é parte da história das civilizações . A roupa sempre teve importância para o homem, e essa importância aumentava a medida que as sociedades se modernizavam. A roupa não servia simplesmente para proteger o homem contra o frio ou o calor, servia para passar uma mensagem, mas acima de tudo, servia como diferenciador social .
Cada povo foi desenvolvendo a sua indumentária de acordo com as características do seu povo e da região onde viviam. Egípcios, persas, hebreus, cretenses, gregos, romanos, os bárbaros ... Cada povo desenvolveu sua indumentária, e dentro de cada sociedade a roupa tinha adquirido importância como diferenciador social, seja pelas formas , pelo tecido, ou pela cor ... Geralmente os ricos usavam tecidos de melhor qualidade em seus trajes e ostentavam mais tecido também, além dos detalhes , é claro !
Como eu já havia dito em outra postagem, a moda em si ( o sistema da moda ) surgiu na Idade Média, com a ascensão da burguesia que queria se assemelhar aos falidos, mas, elegantes nobres através das suas vestimentas. Os nobres , que não gostavam nada disso, tratavam de modificar seus trajes cada vez que percebiam que estavam sendo copiados ... Nasce dai o desejo de mudança, do diferente, do exclusivo !
" O casamento dos Arnolfini" do pintor holandês Jan Van Eyck, séc XV |
Com a prosperidade, os europeus criaram muitas "modas" a partir dai, e as roupas ficaram cada vez mais pomposas, refletindo as sociedades da época ( riqueza trazida pelo descobrimento da América, mercantilismo, revolução industrial etc ... ) . Muitos apetrechos foram utilizados para dar "sustentação " a essas modas, como por exemplo : os panniers ( usados por Maria Antonieta ), o rufo, a crinolina, a anquinha, plastrons, espartilhos etc ...
Seguem abaixo algumas " invenções " que revolucionaram a moda :
O rufo teve seu auge no século XVII e em muitos casos parecia uma roda de tão volumoso |
Rainha Maria Antonieta ( da França ) usando um vestido duplo com panniers ( cena do filme ) |
A crinolina foi muito usada na metade do século XIX , para dar armação ao vestido |
Uma mulher usando um vestido com anquinha para dar um volume traseiro |
O espartilho que reinou por muito tempo nos closets femininos |
Visual típico de dândi, usando o colarinho "plastron" para dar altivez |
A moda como nós conhecemos hoje se desenvolveu com o costureiro Charles F. Worth, que criou a "alta-costura", criando modelos exclusivos que poucos poderiam ter, devido ao preço, a qualidade e a exclusividade de seus modelos. Worth desenvolveu sua grife e se inspirou em muitos modelos dos séculos anteriores, dando seu toque pessoal. Moda era o que o costureiro criava, não mais os nobres !
Modelo de Charles Worth |
A partir de Worth muitas revoluções na moda vieram , principalmente na moda feminina. Na moda masculina, a principal mudança foi a adoção de trajes mais sóbrios do que foram outrora. Na moda feminina, depois de séculos, o espartilho foi abandonado de vez, pelas mãos do costureiro Paul Poiret, sugerindo uma silhueta totalmente diferente das anteriores, dando maior liberdade a mulher que começava a emancipar-se .
Depois da Belle Epoque vieram os "anos loucos" ( a década de 20 ), trazendo mais mudanças, que foram decisivas para a moda feminina, pois a partir dai que as roupas femininas passaram a se desenvolver até chegar as roupas dos dias de hoje. Mudanças, criações, inspirações , invenções. Chanel foi a responsável pela maioria das mudanças, mas outras duas grandes costureiras/ artistas trouxeram muita criatividade para a moda : Elsa Schiaparelli e Madeleine Vionnet.
Vejam algumas das principais "invenções " , mudanças e novidades e o uso da criatividade para a moda ( com relação às três estilistas ) :
Chanel : o pretinho básico ( curinga para todas as ocasiões ), uso de calças por mulheres, uso do jersey para roupas de alta-costura, o tailleur de tweed etc, etc ...
Famoso tailleur de Chanel |
Chanel imortalizou o "pretinho básico ", sua marca registrada |
Chanel quebrou tabus e adotou o uso de calças para o dia-a-dia |
Elsa Schiaparelli : uso de temas para coleções , o chapéu-sapato, tailleur escrivaninha ( Elsa unia arte com moda, particularmente, o surrealismo) , o uso do zíper,uso de tecidos de fibras sintéticas,adoção do rosa shock, estampas de jornal, tramp l'eau etc ...
Botões de acrobatas, da coleção "circo" de Schiaparelli |
O famoso chapéu-sapato e o vestido lagosta |
Reparem no apelo visual dessa peça de Schiaparelli de inspiração surrealista |
Madeleine Vionnet : drapejava o tecido no corpo de uma boneca. Ela moldava seus vestidos no moulage e os cortava no viés, dando um caimento leve, muito similar às roupas usadas pelos gregos. Ela foi a mestra do corte no viés.
Madeleine Vionnet moldava seus vestidos nas bonecas |
Duas obras da mestra do drapeado e corte viés, Madeleine Vionnet |
Os vestidos de Madeleine eram cortados no viés , dando um bom caimento às peças |
A partir dessa época, muitas modas vieram e cada década do século XX foi caracterizada por trazer mudanças para a moda , acompanhando as mudanças no mundo . A tecnologia trouxe avanços à tecnologia têxtil, o que proporcionou uma infinidade de opções para se criar roupas que aliam conforto, praticidade, beleza e utilidade para determinado fim. A invenção do famoso "biquini", das atuais roupas esportivas e de academia são provas disso ...
Exemplos de mudanças e revoluções de cada década, a contar a partir dessas 3 grandes estilistas :
anos 40 : adoção de roupas inspiradas nos trajes militares, o new look de Dior ( final dos anos 40 )
anos 50: ápice do visual ladylike ( saias rodadas, cintura de vespa e busto projetado para frente, calçado combinando com a bolsa, maquiagem e jóias ), jaqueta de couro, adoção do jeans pelos jovens, movimento rock'a billy ...
anos 60 : a minissaia, tubinhos, Op Art na moda, materiais alternativos para roupas, Beatles, Twiggy, movimento hippie ( final dos anos 60 )...
anos 70 : era disco, plataforma, calças pata-de-elefante, glitter , vintage, movimento punk...
anos 80: cores, new wave, flúor, glam rock, calças semi-baggy , movimento gótico, yuppies ...
anos 90 : minimalismo, grunge, releituras ...
Esse foi um resumo do resumo do que ocorreu nessas décadas. O fato é que mesmo com todas as revoluções que ocorreram ao longo das décadas, surgiram novidades baseadas em coisas criadas no passado, uma espécie de releitura e inspirações de modas de tempos atrás , até de séculos atrás. Ai é que vem a calhar a expressão : " nada se cria, tudo se transforma ..." !
Mas a partir da virada do século, a moda vem passando por um período de "saturação", quer dizer, não há mais o que inventar, então fica cada vez mais difícil se diferenciar dentre as demais, com milhares de marcas no mercado , lançando duas coleções por ano !!! O que tem aparecido hoje são " modinhas ", tendências ...
A partir da década de 90, se intensificou a busca por um estilo pessoal, o desejo de "ser diferente e único " . A moda que antes ficava por meses, agora divide espaço com várias modas ao mesmo tempo e resta ao indivíduo escolher qual ele irá adotar , de acordo com seu estilo pessoal. As grandes marcas ficam de olho no que está rolando nas ruas e usa isso de inspiração para suas coleções . É a individuação x massificação .
Claro que tem muitos estilistas que criam uma moda "autoral" para passar alguma mensagem, como Martin Margiela e alguns estilistas japoneses como Junya Watanabe, Rei Kawakubo etc, mas as criações deles não são adotadas por qualquer pessoa. É preciso ser uma pessoa de estilo e coragem pra usar as roupas deles, que são como obras de arte !!! Talvez através deles surja alguma inovação que se tornará " moda", quem sabe ???
Mas ... qual seria o caminho pra que a moda volte a " inovar " . Será que teremos que regredir para progredir ??? Quem sabe o caminho da retorno às origens seja o caminho para algo novo, mesmo que seja uma espécie de releitura do passado ??? Há brechas para a moda inovar, além das matérias-primas ??? Talvez seja necessário ir buscar inspiração nos antigos povos, nas culturas esquecidas e em países longinquos .
O tempo dirá ... Só sabemos que almejamos por mudanças ... That's it !!!
As Andrews Sisters, famosas na década de 40 |
O new look de Dior |
O bad boy do cinema dos anos 50, Marlon Brando |
A clássica elegância de Audrey Hepburn |
Jovens da década de 60 |
O moda dos anos 60 |
Nos anos 60, os homens deixaram o cabelo crescer ... |
Paz, amor na anti-moda dos hippies |
Hippies do final dos anos 60 |
Led Zeppelin , banda que representou bem o espírito do começo dos anos 70 |
Muito brilho e cor na era das discotecas |
Punks, em meados da década de 70 |
Anos 80, a década do over |
Yuppies ( anos 80 ) |
A era dos grunges , início dos anos 90 |
Minimalismo, menos é mais ! |
Um mundo sem a moda seria cinza e triste, e milhões de pessoas não teriam do que viver.
ResponderExcluirÓlá Valéria, obrigada pela visita. É verdade, a moda traz mais beleza, além de oportunidades de trabalho e negócios para esse mundo. Bj.
Excluir