domingo, 7 de abril de 2013

THE DREAM IS OVER - A MORTE DA ESTILISTA CLÔ OROZCO

DIA 28 DE MARÇO DE 2013, O MUNDO DA MODA FICOU PERPLEXO AO SABER DO TRISTE DESFECHO DE UM SONHO QUE COMEÇOU EM 1979: A MORTE DA ESTILISTA CLÔ OROZCO, CRIADORA E PROPRIETÁRIA DA MARCA HUIS CLOS. A ESTILISTA QUE CRIOU UMA MODA ELEGANTE E ATEMPORAL, VAI FAZER FALTA ...



A estilista Clô Orozco, de 62 anos, foi encontrada morta em frente ao prédio em que morava , no bairro de Higeanópolis, na capital paulista, na manhã do dia 28/03, numa quinta-feira.
A morte será investigada pelo 4º Distrito Policial, no bairro da Consolação. No boletim de ocorrência, o caso foi registrado como suicídio.
De acordo com a Polícia Civil, um sobrinho da estilista relatou que Clô fazia tratamento contra " esquizofrenia paranóide" e já tinha tentado suicídio outras duas vezes. No dia do acidente, o sobrinho e uma irmã de Clô estavam no apartamento, mas estavam dormindo na hora do acidente.
Ao saber da notícia, vários colegas de profissão se manifestaram, expressando grande pesar, pela perda dessa grande estilista da moda brasileira.

Vamos falar um pouco a respeito dessa grande estilista e da marca que a projetou, a Huis Clos.


A trajetória da estilista ...

Clotilde Maria Orozco, mais conhecida como " Clô Orozco ", nasceu em 23 de dezembro de 1950. Clô frequentou um curso de teatro no qual foi colega da atriz Sônia Braga, com quem chegou a contracenar. Politizada, Clô também estudou sociologia e mais ou menos nessa época ( por volta de 1977 ) Clô deu início a sua grife, a Huis Clos.

Abaixo uma foto de Clô quando era criança ...



O nome da sua grife de luxo veio da sombria peça de Jean Paul Sartre escrita em 1943, em que três personagens discutem sobre questões existencialistas. Ela adorava essa peça e achava que o nome " Huis Clos ", também brincava com o apelido dela de Clô .

Foto da época de juventude

Os primeiros passos no mundo da moda foram dados no início dos anos 70, com a inauguração da sua multimarcas Splash. Nessa época que ela conheceu o seu primeiro marido, o Renato Kherlakian, criador da marca Zoomp. Sete anos depois, ela criaria a grife que lhe trouxe fama, a Huis Clos.

Naquela época de contestação, um hobby de Clô era fazer peças em batique , uma técnica originária da Indonésia e popularizada pelos hippies. Essa peças foram vendidas em grande profusão, o que deu grande popularidade a Clô. Desde então, Clô passou a seguir a sua verdadeira vocação e passou a costurar roupas no atelier de alta-costura de uma tia lá na rua Augusta .

As peças de Clô logo chamaram atenção de algumas marcas, dentre elas a Snoopy, de Traudi Guida ( sócia da loja Le Lis Blanc ). Com a fama, nascia a Huis Clos ( que também é uma expressão idiomática francesa e título de uma peça do filósofo Sartre.

Além de sua carreira na moda, Clô também foi responsável pela tradução do livro infanto-juvenil  " Diferente Como Chanel" . A obra da americana Elizabeth Matthews narra a história da estilista Chanel.

Abaixo , mais algumas fotos de Clô:

Foto da época que Clô lançou a sua grife, em meados dos anos 70



Aqui , ao lado de Glória Coelho


Foto de 1997


Clô sempre participou de todas as etapas de criação de seus modelos

Clô herdou de sua tia o gosto pela costura 

As marcas francesas Hermès e Lanvin eram as favoritas da estilista.


Sobre a Huis Clos ...


A grife segue uma linha conceitual clássica misturada com peças contemporâneas. Sua estréia nas passarelas aconteceu no antigo Morumbi Fashion ( atual SPFW ) em 1996 . O público da Huis Clos abrange mulheres de 25 a 60 anos de idade.
Dois anos depois do lançamento da Huis Clos, Clô lançou a linha masculina " Huis Clos Homme ", que durou 4 anos .

Além das coleções Huis Clos, há uma linha especial que leva na etiqueta o nome de Clô Orozco. São roupas vendidas apenas nas lojas próprias e feitas com tecidos europeus adquiridos na feira da indústria têxtil Premiére Vision, que acontece em Paris.
As roupas de Clô são conceituais , partindo do clássico, mas sempre pontuada por peças  contemporâneas exclusivas, independentes de modismos.








Walter Rodrigues e Paula Marques passaram pelo atelier da Huis Clos no início de suas carreiras . Depois de três participações no Morumbi Fashion, a marca voltou a integrar o maior evento de moda brasileira na edição de lançamento das coleções de inverno de 2004 . O desfile aconteceu na fábrica da empresa, na Barra Funda, comemorando os 450 anos da cidade de São Paulo.

Mais algumas fotos ...








Aqui algumas imagens de desfiles da Huis Clôs , nas diferentes edições da São Paulo 
Fashion Week das quais a grife participou.







Uma mulher clássica, elegante, atemporal ... Essa era 
a proposta da grife de Clô !










A Huis Clos tem três lojas em São Paulo, vende em 50 multimarcas das principais cidades do Brasil e em pontos-de-venda dos Estados Unidos, Europa e Ásia.



A Huis Clos tem muitos colaboradores, apesar de Clô ter estado sempre a frente da criação. Na estamparia, a artista plástica Vera Costa é responsável por alguns desenhos.
Em 2007, quando a marca completou 30 anos, Clô deixou a parte criativa da marca, passando o posto para Sara Kawasaki ( então com 28 anos ) e Clô  se manteve na direção geral da grife, passando a se concentrar mais na gestão dos negócios .


Sobre a Maria Garcia ...


A segunda marca da estilista, a Maria Garcia, foi criada em 2001 e segue um estilo mais jovem, porém elegante !  
Em 2011, Clô assumiu as coleções da Maria Garcia, marca do grupo dedicada a uma moda mais jovial , para reposicionar a marca no mercado,aumentando vendas e produção, sem perder as características do seu trabalho : cortes perfeitos, tecidos preciosos e criatividade sem excesso de ornamentos.

Algumas fotos da segunda grife da estilista :












Nos negócios, Clô Orozco enfrentava um momento de crise que a afastou dos desfiles da SPFW . A última participação da Huis Clos foi em junho de 2011, com o desfile da coleção verão 2012. Os problemas com os negócios foi provavelmente a causa da depressão da estilista.

A moda brasileira fica órfã de uma grande designer que soube fazer uma moda autoral, elegante ( sem copiar da Europa )  e que nunca fugiu ao seu estilo. Como eu já havia dito, muitos estilistas se pronunciaram sobre o assunto, dizendo que a moda brasileira perdeu muito com essa "perda" . Clô era reconhecida pelo talento, elegância e delicadeza, e seu legado ficará para sempre registrado na história da moda brasileira .

De acordo com a sinopse do livro sobre a vida da estilista, que integra o volume 2 da coleção  "Moda Brasileira" ( da editora Cosac Naify ), o universo estético de Clô Orozco era feito de sonho, construção e feminilidade. Em 30 anos de carreira, Clô fez as roupas que ela mesma gostaria de vestir, equilibrando universos opostos : o esporte feito com tecidos nobres; o feminino atenuado pelo masculino; o Ocidente e o Oriente; o bordado para usar de dia; o tecido de alfaiataria no vestido de noite ...

E para finalizar essa postagem, abaixo mais algumas fotos de roupas da grife e alguns desfiles :











Videos:




Referências :

http://estilo.uol.com.br/moda/estilistas/huis_clos.jhtm
http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/clo-orozco-da-sociologia-as-passarelas
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1253776-estilista-clo-orozco-morre-em-sao-paulo-aos-60-anos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares