terça-feira, 21 de maio de 2013

Grunge is Back ( o grunge está de volta ) !

Grunge is Back !

Eis a definição do grunge :

" Grunge é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 80 em Seattle ( Washington, Estados Unidos ), inspirado no hardcore, heavy metal e o indie rock . As letras do grunge tem altas doses de angústia e sarcasmo. Fala sobre alienação social, confinamento e desejo de liberdade ..."


Kurt Cobain ( do Nirvana ) é o maior símbolo do movimento grunge
A palavra " grunge" vem de uma expressão em inglês que significa algo relacionado a " sujeira", porcaria, desencanto ... A banda que mais influenciou esse estilo foi sem dúvida nenhuma, o Nirvana, liderada pelo vocalista Kurt Cobain. Outras bandas que se destacaram no estilo foram : Pearl Jam, Alice in Chains, Stone Temple Pilots e Soundgarden, além das femininas Hole e L7 .

Mister Kurt Cobain

Rebeldia e conflitos emocionais ...

That's it !

Principais bandas do gênero

Hole, a banda da viúva do Kurt Cobain

Sweet x Bad Girls

Courtney and cia


L7, a banda feminina de grande destaque do grunge



Caracterizando o estilo ( visual ) ...

Visual composto por gorro de lã, camisão de flanela xadrez ( vestida ou amarrada à cintura ), bermudão abaixo dos joelhos, meias caídas com botinas ou coturnos. Pode incorporar também peças rasgadas usadas pelo avesso, costuras aparentes e estampas de patchwork. Sua característica principal  é o visual desleixado . O estilo incluia a mistura de roupas de brechó com workwear ( camisas lenhador xadrez e coturnos pesados ) para conseguir esse efeito descuidado.


teenagers

editorial de moda do início dos anos 90

O grunge nas ruas

As camisas xadrez em diferentes looks

A anti-moda que virou moda ...

O grunge era uma moda de rua, ou melhor dizendo, uma anti-moda do começo dos anos 90, tal qual o " hippie " foi na década de 70. E como toda moda surgida no underground, nos guetos, em grupos - ela foi assimilada e logo chegou às passarelas e editoriais de moda, uma tendência que sempre vai e volta.  


Naomi só no grunge ( editorial de moda )

tênis e xadrez = bela parceria

reinterpretações do grunge

radical

O xadrez direto para as passarelas


O grunge chegou às passarelas misturado ao estilo vigente na época, que era o minimalismo. Perry Elis, Marc Jacobs, Jil Sander, Helmut Lang e Calvin Klein foram algumas das grifes que usaram o grunge como tema e inspiração para as suas coleções naquela época, interpretadas ao estilo das marcas. 
Kate Moss foi a modelo " musa " da época, pois ela se inseria bem ao estilo rebelde e despojado do grunge, que estava " in " . Esse estilo também era evidenciado nos editoriais de moda feitos em cenários decadentes com modelos magérrimas ( como Kate ) num estilo conhecido como " heroin chic ", que eu já havia citado anteriormente. Por coincidência muitos músicos de bandas grunge faziam uso da heroína e tiveram "finais trágicos "  ...

Kate Moss e Johnny Depp

Winona Ryder em seu momento grunge

grunge chic


Estética grunge em diferentes interpretações ...

Fashion Weeks

Depois das passarelas, o grunge voltou para as ruas , mas dessa vez misturado a outros estilos. Mas de tempos em tempos, o grunge reaparece como tendência. Agora estamos vivendo um " revival " do grunge ! Artistas, formadores de opinião e anônimos estão aderindo a esse estilo, mas adaptado ao gosto pessoal. Os xadrezes já não são necessariamente de flanela. Os jeans já vêm customizados das lojas e a estética está um pouco mais " arrumadinha " do que nos anos 90, uma espécie de "grunge-chic", algo mais cool.

Confiram  mais algumas fotos :



Fashionistas só no grunge!

Bad boys

Grunge mezzo punk


Famous people 

Iron Maiden ??? grunge ??? Nãaao ( it's heavy metal ), mas vale a intenção de caprichar no visú


Famosos e anônimos

Cool

Yeahhhh

Sexy grunge !? rsrsr

Agora  uma seleção de vídeos das principais bandas grunge  dos anos 90 pra fechar com chave de ouro esse post ! Confiram  :

Smells Like Teen Spirit ( Nirvana )



Jeremy ( Pearl Jam )



Man In The Box ( Alice In Chains )



Loud Love ( Soundgarden )



Creep ( Stone Temple Pilots )



Violet ( Hole )



Monster ( L7 )



2 comentários:

Postagens populares