terça-feira, 4 de junho de 2013

O Império Bizantino de Dolce & Gabbana ( The Byzantine Empire of Dolce & Gabbana )


Esta postagem é dedicada ao desfile  outono/ inverno 2013/2014 da grife italiana Dolce & Gabbana ...

O tema de inspiração para a coleção da grife foi o " Império Bizantino " , também conhecido como o Império Romano do Oriente. A inspiração foi referente ao período de apogeu do Império Bizantino, que corresponde ao governo do imperador Justiniano.


Como eu já havia citado em outra postagem, sou apaixonada por história , e o tema dessa coleção é um prato cheio pra mim. Então falemos um pouco de história e da coleção em si ...


Relembrando ...

Com o enfraquecimento do Império Romano do Ocidente, Bizâncio ou , Constantinopla ( a cidade de Constantino ) ganhou grande importância. Fundada por marinheiros gregos, Constantinopla era uma rica cidade que tinha o comércio como base da sua economia ( visto que era o centro das principais rotas comerciais na época ). 
O império atingiu seu apogeu durante o governo do imperador Justiniano. A cidade atingiu seu esplendor com palácios, aquedutos, pontes, hospitais, banhos públicos, fortificações e principalmente com a construção da Basílica de Santa Sofia, uma das mais belas obras arquitetônicas da história. Aliás, nesse período, Bizâncio era o centro do Cristianismo.

Imperador Constantino
Basílica de Santa Sofia
Afresco encontrado na Basílica de Sta Sofia


Justiniano era casado com Teodora. A imperatriz era uma famosa atriz e bela cortesã , que animava os espetáculos de Constantinopla. Seus encantos tornaram-na muito cobiçada pelos homens ricos e poderosos  e, eis que o imperador também se encantou por ela, tornando-na "imperatriz ".
Durante o seu governo, Justiniano foi muito influenciado por Teodora, uma mulher de grande inteligência e forte personalidade. Com o auxílio da imperatriz Teodora, Justiniano realizou uma importante obra como legislador e administrador, assumindo o comando absoluto do Estado ( tal como César ) e o comando da Igreja Cristã ( tal como o papa ), seria o " cesaropapismo.

O império foi destruído com a invasão de Constantinopla pelos turco-otomanos em 1453, marcando o final da Idade Média .

Imperador Justiniano ao centro

Imperatriz Teodora

A indumentária dos nobres do Império Bizantino

Os trajes dos romanos do "oriente" eram bastante diferentes dos romanos ocidentais, pois as roupas bizantinas tinham muita influência do Oriente. O luxo, as franjas, o colorido, jóias e pingentes eram característicos da indumentária dos bizantinos.
A ideia da vestimenta era esconder o corpo. Os trajes imperiais, por exemplo, tinham ares eclesiásticos ...

Usava-se uma túnica longa, as vezes uma dalmática de mangas largas.

Púrpura, branco, dourado, vermelho eram as cores mais usadas pelos nobres . O roxo era destinado ao casal imperial.
Os trajes eram estampados com animais, flores e cenas bíblicas. Os bizantinos usavam tecidos variados : lã, algodão e linhos finos do Egito e a seda chinesa ( passando depois a ser produzida na própria Constantinopla ).
A imperatriz Teodora, por exemplo, usava túnicas longas, adornada por uma faixa vertical recoberta de bordados. As peças eram bordadas com fios de ouro engastada com pedras preciosas e pérolas.
Os sapatos eram fechados, feitos de couro macio, tingidos de vermelho e enriquecidos com bordados .
Usava-se capas ( púrpura ) que eram bordadas com a figura dos reis magos.  Percebe-se então que nunca as roupas eclesiásticas e civis estiveram tão próximas !!!

Imperatriz Teodora e seu séquito .


O desfile da Dolce e Gabbana

O desfile outono/ inverno 2013/2014 da Dolce & Gabbana ocorreu em Milão no dia 24 de fevereiro ( 2013 ).
A coleção da grife italiana foi inspirada no período áureo do Império Bizantino, trazendo grande influência do cristianismo na coleção, mostrando um paradoxo entre a riqueza ostensiva ( mostrada na riqueza dos tecidos, bordados, jóias etc ... ) x  religiosidade exagerada. Cruzes, anjos, madonas, guerreiros, papas ... Império Bizantino/ apogeu do cristianismo.


Reparem na suntuosidade da estampa, lembrando um mosaico

O dourado dominou a coleção

Algumas estampas lembravam a decoração das catedrais e basílicas


As estampas e os shapes  ( além dos penteados ), foram inspirados nos afrescos de igrejas de Constantinopla ( como a Basílica de Santa Sofia ) e da Itália ( como a Basílica de São Marcos ( Veneza ), Igreja de São Vital ( Ravena ), Catedral Monreale ( Palermo ) ) . O figirino histórico de reis e rainhas católicos e imperadores do Império Bizantino influenciaram diretamente nos looks, que tinham inúmeras referências ao catolicismo e à cultura siciliana.


Trajes que lembram a realeza 

Coroas para as rainhas da Dolce & Gabbana

Reparem na ornamentação desse traje. Lindo !!!

As estampas mostravam mosaicos cheios de detalhes ornamentais ( como na foto acima ). Muitas delas retratavam Jesus Cristo.

Algumas peças tinham corte seco e em tecido estruturado mais largo. Alguns looks foram influenciados pela moda britânica, como por exemplo os conjuntos e vestidos em tweed, xadrez, rendas e bordados ...

A cartela de cores : dourado, vermelho, cinza , preto e branco. Uma coleção repleta de brilhos !!!


Saia estampada de cintura alta, pretty good !

As damas de vermelho ( the red ladies )

backstage

Só no corselet e no dourado !!!




Inspiração ...

Inspiração para estampa e bordados

Lindo esse vestido !


Quatro!

more pictures :

Referência aos vitrais

Anjos, arcanjos and so on ... Angels

Save the Imperor !

Red and Gold , good match !

Acessórios ...

Os acessórios ganharam destaque no desfile da Dolce & Gabbana. Todos eles imponentes e luxuosos, assim como as roupas. Vale destacar os maxi-brincos ( crucifixos ), coroas, sapatos ( como os de salto gaiola ), e os clutches . Todos os acessórios, assim como as roupas, foram ricamente trabalhados com bordados, aplicações e brilhos ( com efeitos de mosaico ).  Mas com certeza o acessório que mais se destacou, foi a coroa ! Confiram :






Por tudo isso, esse desfile foi maravilhoso !!! Wonderfull !!!!!!!!!!!!!! Engraçado é que em 2002 eu tinha criado umas roupas muito similares a essas, com a mesma inspiração ( o Império Bizantino ). Esses desenhos ainda estão guardados comigo. Putz, se eu tivesse lançado isso na época ... Mas, deixa pra lá ...

Pra terminar, confiram 2 vídeos desse desfile maravilhoso da Dolce & Gabbana :



https://www.youtube.com/watch?v=OMJc2SyU6bU

E o desfile inteiro : ( full Dolce & Gabbana Fashion Show )

https://www.youtube.com/watch?v=L7w1uQCPFTA


Referência :

" A Roupa E A Moda - Uma História Concisa "
   James Laver - Companhia das Letras

Imagens : Internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares