terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Rosa Quartzo e Azul Serenity, as cores de 2016 ( Rose Quartz and Serenity, the colours of 2016 )

ASSIM COMO ACONTECE TODOS OS ANOS, A PANTONE FEZ SUA ESCOLHA SOBRE A COR QUE IRÁ INFLUENCIAR O MUNDO DO DESIGN, DECORAÇÃO E MODA POR TODO O ANO. MAS A DIFERENÇA É QUE DESSA VEZ NÃO FOI UMA ÚNICA COR ELEITA, MAS SIM DUAS CORES : O ROSA QUARTZ E O AZUL SERENITY. CONFIRAM ABAIXO DICAS  SOBRE COMO USAR AS CORES NO SEU DIA A DIA .


Como é de praxe, a empresa Pantone, a autoridade mundial das cores, escolheu a cor que vai inspirar todo o ano de 2016. Aliás, para a surpresa de todos, serão duas cores. A primeira a ser anunciada foi o Rosa Quartz ( PANTONE 13-1520 ) e logo em seguida foi anunciada a segunda cor, o Azul Serenity ( PANTONE 15-3919 )
Você vai escutar, ler e ver muito sobre o " Rosa Quarzo " - um rosa claro que transmite compaixão e um senso de compostura  e o Serenity, um azul suave que conforta e traz uma sensação de alívio, mesmo em tempos turbulentos. "Juntos, o Rosa Quartz e o Serenity demonstram um equilíbrio inerente entre um rosa quente e acolhedor e um azul mais suave, refletindo uma conexão e bem-estar como um senso de ordem e paz" , afirmou a empresa. Essas cores devem transmitir bem-estar e tranquilidade.


Cores que trazem um ar de brisa em tempos turbulentos


As duas cores também influenciam na beleza
Rose Quartz e Serenity são as cores que vão influeciar indústrias, empresas, artistas, designers e estilistas durante esse ano e não devem ser confundidas com o rosa claro e o azul claro. A autoridade mundial das cores escolheu dois tons suaves, pois 2015 foi um ano marcado pelo caos, conflitos, redes sociais e muita rapidez. As duas cores são simbólicas e devem transmitir uma sensação de equilíbrio, calma, bem-estar , tranquilidade, igualdade e dualidade ,ao contrário do Marsala, a cor que reinou em 2015, principalmente durante o outono/inverno .
Ao escolher essas duas, a intenção da Pantone é se aliar à tendência mundial dos movimentos sociais na desconstrução de algumas ideias com relação à separação entre gêneros. " Em muitas partes do mundo, estamos experimentando um " borrão " de gêneros no que se refere à moda, que, por sua vez, impacta as tendências de cores em todas as outras áreas do design ", diz o comunicado oficial feito pela diretora do Instituto, Leatrice Eiseman. A empresa justificou a escolha como uma aliança às pessoas do mundo que já não se apegam mais a ideias preconcebidas da velha dictomia " azul para meninos e rosa para meninas " . É para uma geração que tem menos preocupação sobre ser esteriotipado ou julgado ", completa.


Bruna Marquesine e Marina Ruy Barbosa aderiram

Kendall Jenner e companhia

Misturar as duas cores fica legal

De acordo com a Pantone Color Of The Year, o significado do azul não se restringe mais apenas aos homens e nem  o rosa deve ser reservado às mulheres. O importante é que as duas cores passem a mensagem de serem um antídoto para o estresse do dia a dia do mundo moderno e que façam uma acolhida psicológica para que possam preencher o anseio coletivo, oferecendo uma sensação calmante de paz e ordem.
Ainda segundo Leatrice, o Rosa Quartz se destaca como um tom persuasivo, porém suave - que transmite compaixão e um senso de compostura, enquanto que o Azul Serenity é leve e arejado, parecendo-se com o céu azul acima de todos nós, e ao mesmo tempo, trazendo um sentimento de descanso e relaxamento, mesmo em tempos turbulentos.


Roupas, calçados e acessórios para te embelezar

As duas cores ficam bem em meninos e meninas
Lindo mix

Which is your favourite colour ???

Look " pahhh "

Look "tchan "

Look " Wow "

Então vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas duas cores e combinações mais bacanas ???


Rose Quartz ( Rosa Quartzo - Pantone 13-1520 )



Isabelli Fontana

O Rosa Quartz foi a primeira cor anunciada pela Pantone para influenciar a indústria da moda e do design no ano de 2016. Esse tom de rosa foi inspirado na pedra preciosa " quartzo rosa " , encontrada no Brasil, EUA e Japão. Para quem acredita na força das pedras, o quartzo rosa ajuda a descarregar estímulos negativos e recordações desconfortáveis. E, especialmente para as noivas, o quartzo rosa incentiva o amor e a terna apreciação de todas as coisas. Esse tom suave e romântico chega para substituir a intensidade do Marsala e trazer um ar de brisa nos looks de verão.
O Rosa Quartzo é uma cor contextual que sintetiza o que está acontecendo no mundo no sentido de que as pessoas querem dar uma parada na correria louca do dia a dia e relaxar, e nada melhor do que estar rodeada de cores calmantes e suavizantes. Prada e Marchesa já colocaram em evidência os tons de rosa clarinho em suas passarelas.
O Rosa Quartzo chega com força em diversas peças do vestuário feminino, criando infinitas possibilidades de looks. Mas dessa vez ele veio com uma pegada menos ladylike ou infantil, com um ar mais maduro e sofisticado.


As várias propostas vindas das passarelas para o uso dessa caor

Audrey já usava

C'est La Vie
Texturas diferentes para essa cor delicada

Olha a cor do sapato

Elegance

Power

Ladylike

Mix rosa x nude

O coletão está super em alta

Apesar de ser uma cor mais associada ao estilo feminino ou romântico, dá pra ser usada em ambientes de trabalho, até os mais formais, pois a cor é elegante e discreta - daí o ideal é que não tenha excessos de detalhes e o visual seja mais sóbrio, com calças de alfaiataria e camisas tradicionais.
A dupla camisa de seda mais calça de alfaiataria é uma excelente escolha para estar bem vestida. Blazers nesse tom ficam um charme num look de trabalho. Se quiser , utilize algum acessório do universo masculino , como os sapatos tipo Oxford. Combine o rosa com tons neutros - branco, preto e marinho são boas opções ...
Se o ambiente de sua empresa permitir, complete com jeans ou com outras nuances de rosa.


Jeans, scarpins e salto deixam os looks megachiques

Vale usar looks monocromáticos, desde que o ambiente de trabalho permita

Camisas são as peças obrigatórias para o ambiente de tranalho mais formal

Já os looks monocromáticos nessa cor são ótimos para alongar a silhueta e deixam a imagem extremamente feminina, por isso é melhor evitar usar em situações que você quer transmitir uma imagem mais forte.
Se você é romântico, mas seu lado sensual prepondera, invista no mix com peças pretas em couro, com recortes, sandálias vazadas ou sapatos de bico fino.
Fácil de combinar, a cor vai bem com branco, cinza, azul, preto e porque não outros tons de rosa ??? Combina também com estampas de listras e animal print, que dá um efeito moderno.
Outra proposta interessante é combinar o Rosa Quartzo com um tom de rosa um pouco mais forte, ou ainda com o nude; o resultado fica cool ... Uma combinação superboa é o Rosa Quartzo com a dupla black & white ( preto e branco ), já que a cor feminina e romântica quebra a sobriedade da dupla de neutros.


Chiqueria pura para os looks com saia e shorts

Looks pra copiar ! ( olha o vestidinho meigo da Victoria Beckham )

Looks bacanas com calças e saias

Look + que d+ !!!

Visú sessentinha

Plissados pra dar ainda mais charme para o vestido em Rosa Quartz


Taylor Swif, a moça do meio * e a Camila Coelho estão de parabéns

A delicadeza do rosa no ápice

Fique chique, fique moderna com o Rosa Quartz

A peça única Rosa Quartzo é uma boa opção de look, então o macacão e o vestido são boas escolhas. A terceira peça também é a chave para um look elegante. Além de alongar a silhueta, a terceira peça combinada com jeans e em looks com peças brancas fica superchique !!!
São muitas as possibilidades de looks usando o Rosa Quartzo. Com t-shirt e jeans seu look fica despojado e elegante ao mesmo tempo. É uma combinação fácil e infalível. 
As saias rodadas e no comprimento mídi ganham ainda mais romantismo na cor Rosa Quartzo. Já as com modelagem sequinha também fica romântica e chique.
Aproveite o toque de feminilidade que o rosa dá as peças e eleja as produções com um toque " boyfriend ", usando peças oversized, com shape mais solto  que não demarcam muito as nossas formas.
A renda é um clássico e no tom Rosa Quartzo ainda é mais feminina e romântica. É uma ótima escolha para conjuntinhos e vestidos em ocasiões especiais, mas também pode ser usada no dia a dia, em produções mais casuais.
Uma boa ideia é misturar a cor com outras peças e acessórios em animal print ( sapatos, bolsa ). A estampa quebra um pouco e ar romântico da cor e deixa a produção moderna e atualizada.


Olha que mix de cores bacana !

Visú chique e despojado

Calça boyfriend com scarpin fica um "must"

Em looks com a certeira peça, use ao menos uma peça em Rosa Quartz

Mix de branco (cor neutra ) com os dois tons pastéis

Look monocromático que é destacado pelo cinto de outra cor

As passarelas européias indicaram o caminho

Um look mais casual e outro mais ladylike

Inspirações de branco com Rosa Quartz


Sweety

E quem disse que não dá pra usar a cor em roupas de festa ? Formaturas, casamentos e outros eventos sociais . É uma ótima alternativa para o nude . Os bordados e pedrarias destacam a cor, garantindo beleza e sofisticação.
Os looks festa trarão diferentes composições, desde conjuntos cropped, conjuntos de shorts, saias e calças, até vestidos ( curtos, mídi e longos ), além dos macacões.
Para destacar o rosa, a dica é usar acessórios ( sapatos, bolsas e cintos ) com cores ainda mais claras, como o branco.
Tanto o Rosa Quartz quanto o Serenity caem muito bem em festas de casamento, principalmente para as madrinhas e damas de honra, mas as convidadas poderão usá-las.
Dá pra brincar com materiais mais pesados e modelagens mais masculinas para as fashionistas ou se manter na linha romântica para as clássicas. Como a cor traz em evidência o romantismo, o ideal é fazer combinações com acessórios modernos, para tirar o ar careta que o look pode ter.
No quesito acessórios, podemos arriscar e investir em peças como bolsas, sapatos ou bijús, cintos e lenços - onde podemos deixar o look mais rosa em apenas alguns detalhes.
Invista nessa cor, famosas como Diane Krueger, Jessica Biel , Halle Berry, Taylor Swift, Bruna Marquesine, Olivia Palermo, Kyllie Jenner, Kate Middleton ,Victoria Beckham, Gwyneth Paltrow, Dakota Johnson...


A modelo Karolina Kurkova deslumbrante para evento red carpet

Vestidos sequinhos e cheios de bossa


Sensualitée

Os vestidos curtos ficam ótimos nessa cor

Belos vestidos que podem ser usados em festas de casamento

Cor que traz a mente o perfume das cores


Mais famosas e afins ...


Sereia

Tubinho básico

Decote estratégico

Minimal chic


As três estrelas de Rosa Quartz

A it-girl Olivia Palermo usa renda com bordados

A princesa mais chique da atualidade, a britânica Kate Middleton

O vestido elegante da Dakota Johnson
Agora vamos conhecer um pouquinho da segunda cor eleita da Pantone, o Azul Serenity ???


Azul Serenity  ( Pantone 15-3919 )



Logo após o Rosa Quartz ter sido escolhido a primeira cor de 2016 pelo Instituto Pantone, veio a surpresa - e uma segunda cor foi escolhida : o Azul Serenity !
O escolhido é um tom de azul bem claro que há tempos não se via tanto no mundo da moda. Não é um azul céu, menos ainda aquela cor clássica do lápis de cor, mas sim um azul bem clarinho com um toque de lilás. Não é uma cor tão fácil e versátil para fazer combinações quanto o Rosa Quartz , mas é possível montar looks bem bacanas com essa bonita e suave tonalidade de azul.
Ele protagoniza looks menos românticos que o Quartz, mas fica ótimo em composições mais modernas . Ele pode ser usado de várias maneiras nos looks mais descolados, apesar de ser uma cor bem romântica - e combina em looks tanto femininos como masculinos.


O casaco Azul Serenity sobre os ombros deu um toque a mais de elegância ao look
Elegância pura no visual de Diane Kruger

Minimal

Looks meigos estilo retrô, social e casual

Visú com despojamento total !!!

Essa cor fica linda em blazers e casacos

It's a candy colour !

Misture com o Rosa Quartz !!!

Vestidos e conjuntos cropped :


Vestido Mullet


Azul do cabelo às roupas

Belo vestido assimétrico


Vestido gracioso 

Conjunto cropped chique

Conjuntinho cropped sexy

Peace & Love

É preciso tomar um pouco de cuidado na hora de combinar peças - por isso, uma das maneiras mais fáceis de usar o Serenity é apostar em peças únicas ou em looks monocromáticos. Peças em linha A ( como vestidinhos ) em shapes modernos, são ótimas escolhas para quebrar um pouco do tom açucarado desse azul. Já as saias curtas com camisas ficam ótimas !!!
Usar looks jeans com jeans em lavagens clarinhas também vale , pois parece  bastante com o Serenity. Aposte nas composições com branco, fica super ! Aposte também nas cores contrastantes como o preto.


Vestidos e casacos nessa cor deixam o seu look romântico

Monocromia é uma boa forma de fazer combinações nessa cor

Combine o Serenity com outros tons de azul

Visual perfeito para o dia a dia

Mulheres que influenciam na moda ( Lia Camargo, Miroslava Duma e Camila Coelho )

Candy looks
Looks de festa e afins ...


Comprimentos variados de vestidos ( para todos os gostos )

Modelo de vestido que preza pela descrição

Vestidos de deusa

Noivas Serenity

Transparências e brilhos para vestidos delicados

Color of the sky

As famosas se " jogaram " na cor

Thayla Ayala com seu vestido acinturado

Bordados a mil 

Lembram que eu mencionei acima que o Rosa Quartz combinava com estampas, dentre elas o animal print ? O mesmo vale para o Serenity. Use e abuse ! As estampas florais, listras e pied-de-poule ficam lindas .
Ah, é claro, não deixe de combinar os 2 tons pastéis num mesmo look - e você estará super " in " .

Confiram mais alguns looks :

O azul inspira na maquiagem

O Azul Serenity quebra a seriedade do casaco

Menos é mais ?

Uma cor que dá pra criar looks bem femininos

Peças soltinhas bem sweety são inspirações das passarelas

Branco com azul sempre dá certo!



A cor  é bem outonal

Os acessórios dão um toque de cor ao look

Day by day


Então é isso. Se você curte cores em tons pastel, use e abuse do Rosa Quartz e do Azul Serenity  !!! Você vai arrasar !!!!

Até a próxima !


Referências :

http://revistaquem.globo.com/QUEM-Inspira/noticia/2015/12/quartzo-rosa-x-serenity-cores-de-2016.html
http://www.dn.pt/artes/interior/e-as-cores-de-2016-sao-rosa-quartz-e-azul-serenity-4947505.html
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/pantone-propoe-discussao-de-genero-com-escolha-de-cores-para-2016/?cHash=f3b09cf34604dee947596d69e0216cfd

2 comentários:

  1. Adoro esses tons mais clarinhos, deixam os looks super românticos ♥

    Beijo!

    Coruja Doce Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila ! Obrigada pela visita e por comentar !
      É verdade, esses dois tons são um charme e dão um toque de delicadeza mesmo nos looks mais sérios e formais !
      Bjs

      Excluir

Postagens populares