terça-feira, 14 de abril de 2015

Marsala, A Cor de 2015 ( Marsala, the colour of 2015 )

Todos os anos, a Pantone ( empresa de pesquisa de cores para o mercado de moda, arquitetura, beleza e design ) divulga a cor do ano seguinte. Para esse ano, a cor eleita é o Marsala, que tem um pouco de vinho com marrom. A cor é super elegante e vem fazendo muito sucesso por ai.


Marsala, eis a cor eleita pela Pantone

A cor de 2015
Em dezembro, como acontece todos os anos, a Pantone escolheu a cor eleita para 2015 . Porém , o tom escolhido causou um pouco de surpresa, por ser uma cor bem mais sóbria do que dos anos anteriores ( Radiant Orchid (2014), Verde Esmeralda (2013), Tangerine Tango (2012) ), que eram cores mais vivas e alegres. O tom eleito pela Pantone é o tom vermelho-amarronzado Marsala ( 18-1438 em código Pantone ).

" Confiança e estabilidade, bom gosto, agradável, natural , em contato com a natureza " foram alguns dos termos usados  para descrever a cor. Segundo o release apresentado pela Pantone, a cor foi definida assim : " Muito parecido com o vinho encorpado que empresta a Marsala seu nome, este saboroso tom encarna a riqueza e satisfação de uma refeição gratificante, enquanto suas raízes vermelho-amarronzadas emanam uma sofisticação e naturalidade relacionadas à terra. Este tom forte, mas elegante, tem apelo universal e pode ser facilmente traduzido para a moda, beleza, design industrial e decoração " .


Tons terrosos dão o tom

Marsala combina com toda sofisticação do inverno

Os cheiros e sabores que inspiram

Marsala 18-1438
Marsala fica superelegante no design de interiores

Como vimos, a cor é homônima a um vinho italiano, mas o tom é um pouco mais escuro, mais puxado para o marrom do que para o roxo. O Marsala é bastante similar ao Burgundy, que estava super em alta há algumas temporadas ( ler mais em : http://estilosasefashionistas.blogspot.com.br/2012/10/burgundy-ou-borgonha-cor-da-realeza.html ) . Chegou até ser motivo de piada nas redes sociais, por coincidentemente levar a mesma nomenclatura de um molho da rede de comida italiana Olive Garden.


Tons de uva
Uma cor pra usar e abusar

Combina com todos os estilos
A cor fica super cool nos acessórios

Além de ser uma cor sóbria e superelegante, que traz classe para qualquer visual, o Marsala é uma cor mais democrática e fácil de usar do que a sua antecessora, o Violet Orchid. Combina com todo tipo de mulher : loira, morena, ruiva e negra - e com as mais variadas ocasiões, das mais formais até as casuais , no day by day .
O Marsala também é uma cor bem  " retrô ", que remete a décadas - como a de 70, por exemplo. E a cor já está presente nos looks das famosas, e no dia-a-dia de pessoas comuns, na maquiagem, passarelas, além das peças de design e decoração . A cor já apareceu em diversas coleções de inverno a verão . Inverno ( as brasileiras Animale e Amapô ) e verão ( Chloé, Rick Owens ) dentre muitos outros ...
As celebridades já estão há algum tempo desfilando o Marsala em seus looks, sejam nos red carpets ou em looks casuais . Várias artistas adotaram a cor, como : Kylie Jenner, Blake Lively, Tássia Naves, Lia Camargo, Rihanna, Olivia Palermo, Miroslava Duma, Emma Stone, Selena Gomez, Thayla Ayala, Taylor Swift, Huntington-Whiteley  ...

Abaixo, algumas fotos dos desfiles que usaram e abusaram do Marsala :

O Marsala apareceu nos desfiles femininos e masculinos

Algumas das grifes que usaram a cor em suas coleções

Transparências e tramas
Vários tecidos e modelagens apareceram ( o estilo militar apareceu bastante )

Dark red  ... why not ???

Os vestidos de festa ficam lindos nessa cor

Os estilos mais minimalistas ficaram show nessa cor

Marsala combinado com calçados espertos

Três estilos bem diferentes usaram Marsala

Marsala combinado com os neutros preto e branco

Algumas celebridades ...


Do mais sério e formal ao mais sexy

Kim Kardashian , sua irmã caçula ( no centro ) e a cantora Taylor Swift

Thayla Alaya, Blake Lively e Suzy Rego

As " famosinhas "  do streetstyle arrasando no Marsala

A cor combina super com peças mais curtas

Saias e vestidos mui lindos


Longos super sexy !

Total Marsala

Qual é o mais sexy ?
A cor é naturalmente chique e fica ótima em looks de festa, como os vestidos ( de fenda e longos, tomara-que-caia etc) e é uma ótima substituta do preto, pra quem curte cores mais sóbrias, pois é uma cor nobre, fica ótima para looks de madrinhas, formandas etc .

No dia-a-dia invista em tops, blazers, camisas e jaquetas dessa cor . Opte também por bottoms como  calças, saias e shorts . Se quiser, opte por looks " total Marsala ". Mas se você não tem coragem de encarar um look total Marsala,  vale investir em detalhes como cintos, lenços, chapéus, óculos escuros, esmaltes, batons etc.


Looks pro dia-a-dia
Vale pras meninas e pros meninos ( boys and girls )
Marsala nos tops ou bottoms
Vá de Marsala !

Mais algumas fotos :

Modelos variados de vestidos pra você se inspirar

Blazers e tricôs Marsala. Wow!
Total Marsala 2
Da passarela para as ruas

Youngsters. Yep !

To inspire !
Os batons cor de vinho são" poderosos "
Por ser uma cor fechada, acessórios na cor Marsala combinam com qualquer situação - das casuais às mais formais. A cor também é uma boa opção para calçados de inverno.


Essa cor é super chique e sofisticada
Essa cor fica linda nos acessórios

Acessórios de impacto !

No caso das maquiagens, essa cor faz muito sucesso - e os batons cor de vinho estão entre os mais queridos das mulheres ( seja os com efeito mate, cremoso ou laqueado ). Os tons de vinho também dão um efeito supersofisticado às sombras - usadas principalmente em eventos noturnos. Os esmaltes também são uma ótima pedida, pois dão aquele ar de " poderosa " pra quem usa ...


O batom " vermelhão " chegou arrasando

Use e abuse desse trio no outono/ inverno

E ai, gostaram do Marsala ? Eu particularmente amei , e já garanti alguns itens nessa cor . 
Até o próximo post !

2 comentários:

  1. Adorei esse tom, também já garanti algumas peças, claro ne haha
    Beijinhos ♥

    www.pantufa-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia. Obrigada pela visita e pelo comentário. Bjs !

    ResponderExcluir

Postagens populares