quinta-feira, 2 de abril de 2015

NORMCORE

Uma pessoa normal, que não segue tendências e tem um estilo básico de se vestir, pode nem saber, mas está dentro de uma das tendências mais fortes dos últimos tempos : o normcore. O termo ganhou força na cidade de São Francisco ( California ) , e indica não apenas uma forma casual de se vestir, mas também um estilo de vida mais desencanado. Formado a partir das palavras " normal " e " harcore ", esse termo designa pessoas que não querem se destacar na multidão por suas roupas. Ser normal está na moda !!!



O normcore é uma tendência que está " na boca do povo " desde o ano passado e tem sido tema de inúmeros editoriais de revistas de moda ao redor do mundo.
Apesar de ter aparecido há pouco tempo, o normcore possui raízes nos anos 90 - período em que o " streetstyle " e o minimalismo ganharam força. Naquela época, usar jeans e camiseta branca era sinal de bom gosto e atitude, e combinações com jeans e moletom eram muito vistas na época ( não havia espaço para os " looks afetação " ). Um exemplo disso são as séries americanas da época que faziam muito sucesso, como Seinfeld, Friends e Barrados No Baile , nos quais os personagens exibiam looks despretensiosos.

Seriado Friends fez muito sucesso, inclusive no Brasil

Barrados no Baile (Beverly Hills ) foi exibido aos domingos aqui no Brasil ( Brandon wow !!! )

Os excêntricos do Seinfeld

A beleza e simplicidade do início dos anos 90
Normcore é uma junção de " normal " + " core " ( do inglês centro ou cerne ) , que significa " o centro do normal ", ou seja , quem não age influenciado por tendências ou o estilo de alguma tribo .
O termo foi criado pela empresa de pesquisa de mercado K-Hole, para designar pessoas que sabem o que está na moda, mas não seguem uma tendência específica, usam as roupas que gostam ou se sentem confortáveis.
Dizer que uma pessoa é normcore é o mesmo que afirmar que aquela pessoa não segue tendências. Ela até pode usar algo que está na moda, mas simplismente pela vontade de usar, não porque está na moda. É como se fosse " voto nulo " no mundo fashion. É uma atitude autêntica de viver a vida sem se preocupar com modismos ou marcas famosas.

Looks descomplicados e charmosos

Uniforme do day by day

Conforto, sempre !

Moletons, malhas e jeans - sempre presentes no estilo normcore

White T-shirt + jeans = normcore

Básica, mas com atitude !

A conduta de neutralizar a aparência de uma forma " cult " é uma reação ao consumismo frenético que o mercado da moda impõe . Esse estilo surge para quebrar um padrão, já que, com o surgimento de tantas tribos ao longo dos anos, criou-se a necessidade de todos estarem inseridos num determinado grupo. Como protesto a essa necessidade de exclusão surgiu o normcore, em que o conforto e a praticidade estão em primeiro lugar. Sendo assim, esse grupo se expressa sem ser obrigado a ter roupas para afirmar sua posição na sociedade. Portanto, a tendência tem mais a ver com atitude do que com a roupa em si. É um estilo unissex, de quem se veste com camisetas básicas e lisas, moletons, calças jeans e peças oversized.

Cores neutras , blusas amarradas na cintura and so on ...

Listras ( p&b ) e jeans

Look um pouco mais elaborado

Elegância , conforto e praticidade

Pra que complicar ??? Be normal and chic as that girl

Normcore in black

Salto alto não entra nos looks normcore

Jeans = pure normcore

Pulôvers casam muito bem com calças de modelagens confortáveis

Total black

O cinza e suas nuances , super normcore !

Look central : boné fechando a produção da garota

Leve e livre

oversized and unissex

Podemos concluir então que esse movimento surgiu com o intuito de quebrar regras do universo da moda, que prega que cada grupo deve ter uma maneira específica de se vestir, uma identidade fashion. Indo na contramão das tribos e seus esteriótipos, o normcore procura ressaltar que o conforto e a praticidade pode ser usado por qualquer pessoa, independentemente de sua personalidade ou grupo social. Dessa maneira, o  estilo normcore se expressa sem ser refém das marcas de grife e mostra que nem sempre reflete a personalidade daquele que a usa. Dai, essa tendência tem como objetivo mostrar que o básico pode ser espetacular e está mais em alta do que nunca. 
Como é de praxe na moda, essa aversão da turma normcore acabou se tornando um hype do momento. Como virou tendência, tem muita gente fingindo que é normcore de carteirinha rs.
O normcore é um estilo apontado pelo NY Mag ( a revista de moda do jornal The New York Times ) - que afirma que o normcore é " a faceta da avolução da anti-moda "- seria um " anti-look " . Roupas vintage, camisetas com propagandas, fora do tamanho ideal, surradas, meias brancas têm espaço nesse estilo - no qual as pessoas não querem parecer com ninguéem - nem serem ícones de estilo, tendo inspirações como Steve Jobs, Mark Zuckerberg (com seu estilo gola rolê, calça jeans e tênis ) e o humorista Jerry Seinfeld - da série homônima, que serviu de inspiração para a nova tendência nascer.
Várias marcas já apostaram na tendência, dentre elas : Celine, Marc Jacobs, Miu Miu e Chanel. No desfile da coleção inverno 2014, Karl Lagerfeld trouxe tops como Cara Delevigne com looks oversized, numa vibe mais " descolada ".

Minimal and chic

Sporty 

Normcore, par de vaso

Normcore ( vestidos )

Normcore ( saias/skirts )

Menos é mais, pure 90's

Esportiva e chic, why not ?

Normcore / fashion show

Chanel se rendeu ao normcore

Quem se veste " normcore " preza pelo conforto. Os saltos altos dão lugar às sandálias como as birkenstock e slides, além de tênis e botinhas. Os adeptos do estilo não gostam de chamar atenção, por isso preferem peças com cores sóbrias como o azul marinho, cinza, preto e branco, e evitam ao máximo as estampas. Quando muito, usam listras e xadrezes em cores básicas.
Ser normcore é usar peças oversizes, sem logotipos, moletom, vestidos de corte reto, camisetas básicas, sandálias com meias, casacos amarrados na cintura, jeans estilo anos 80, tricôs grandes, camisetas e blusas com capuz, jardineiras e macacões, poucos acessórios ( geralmente minimalistas ), pouca maquiagem, jaquetas, roupas de academia e mochilas.


Conforto com o trio blusa + jeans + tênis

Estilosa e despojada ( blusa amarrada na cintura e botinha )

Oversized

Branco na roupa e preto no Converse All Star

Macacão de malha e chinelos = mui confortable

Um normcore com mais informação de moda

Minimalista e chique

Pronta pra enfrentar  mais um dia de batente


More ...

Sou chique sim, e dai ???


E viva o conforto !

Calçados mais usados pela galera normcore

As jardineiras jeans estão totalmente inseridas no estilo normcore

Boys and girl

O branco está com tudo hein !

Jeans e combinações

Cara Delevigne em look normcore
 Para quem está em busca de inspiração, entre os nomes mais conhecidos dessa lista estão celebs como : James Franco, Alice Braga, Gwyneth Paltrow, Jennifer Anniston, Carolina Ferraz, Wagner Moura, Gisele Bündchen, Katie Holmes ( que tem estilos descomplicados e comuns ), Emmanuele Alt ( editora da Vogue francesa ), Cara Delevigne e Candice Swanepoel. Também estão nessa lista as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen ( que sempre são fotografadas usando produções bem confortáveis ), a artista americana Jeanette Hayes e até mesmo o presidente americano Barack Obama, que é conhecido por sua casualidade e despretensão com que se veste no day by day, e por ai vai ...

Katie e Gisele

Até a princesa Kate Middleton

Olha a Cara Delevigne de novo minha gente!

Gisele Bündchen tem um estilo descomplicado e versátil

Barack Obama não ostenta na hora de se vestir

Kate e Ashley Olsen

More ...

As irmãs famosas representantes do estilo normcore

Emma Stone tem um estilo casual no dia-a-dia

Olha a Miley e a Gisele ( com fitness look )

Leonardo Di Caprio também é adepto do jeito normcore de se vestir

Steve Jobs usava looks que dialogavam com o normcore

Então ... a lista é grande né ? Essas são mostras de que agora está super na moda vestir o que vem à cabeça, sem se importar com que os outro vão pensar , desde que você se sinta confortável . No fundo, todo mundo é um pouco normcore, mas gosta de se " montar " para os outros . Então até a próxima !!!

Referências :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares