sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O Estilo da Personagem Sandra, de Boogie Oogie ( The Style of Sandra, of Boogie Oogie )

A partir dessa postagem passarei a incluir em meus posts os looks de personagens marcantes de novelas, filmes e seriados - pois esses personagens têm influência direta sobre muitos de seus espectadores, que se inspiram em seu visual. O pontapé inicial será dado com a personagem Sandra, da novela Boogie Oogie ( novela das 6 ), interpretado pela atriz Isis Valverde.

Sandra, a protagonista da novela Boogie Oogie
Contexto :

A novela das 6 da rede Globo, Boogie Oogie, que teve início dia 04 de agosto, é ambientada no ano de 1978 - o auge da " era disco " ( das discotecas ).
Em meados dos anos 70, a era hippie foi cedendo espaço ao movimento disco . As batas, handmade, tecidos artesanais, calças boca-de-sino foram dividindo espaço com collants, brilhos, lantejoulas,tecidos com elastano, cores flúor etc ... Nos EUA, San Francisco era a cidade que estava em evidência, pois era o berço do movimento hippie, posteriormente Nova York passou a ser a vanguarda . Discotecas literalmente " bombavam " naquela época, e o point mais badalado da cidade era o Studio 54 . Lá se reuniam as maiores celebridades da época : músicos, atores, artistas plásticos, esportistas, modelos, estilistas etc ... Os nomes mais incensados que frequentavam lá : Mick Jagger e Bianca Jagger, Lisa Minelli, Andy Warhol ( artista plástico, muso da Pop Art ), Yves Saint Laurent, Diane Von Furstenberg, Jerry Hall, Tom Ford, Jane Fonda, David Bowie etc. 
Nas rádios e nas discotecas tocavam músicas dos Bee Gees, ABBA, Donna Summer, Roxy Music, Diana Ross, The Jackson Five e Michael Jackson solo. Esse período marcava também o auge do movimento Black Power.
No Brasil, apesar da ditadura, o movimento disco aterrisou por aqui. As canções de protesto e os astros do brega dividiam espaço com a disco music ( diga-se : As Frenéticas ) . A era disco no Brasil entrou em seu ápice com a estréia da novela Dancin' Days, estrelada pela atriz Sônia Braga.
O ano de 78 também foi uma transição entre os movimentos ocorridos na década de 70 e o prenúncio do que viria a acontecer no início dos anos 80 - como os exageros nas formas ( como o uso das ombreiras, por exemplo ), a explosão de cores, o culto ao corpo ( a era fitness ) - que teve seu auge nos anos 80 e desencadeou o surgimento de tecidos ( feitos com fibras tecnológicas ) que aderiam melhor ao corpo.
Para ambientar melhor os anos 70, muitas das roupas usadas pelos personagens foram garimpadas em brechós e lojas que ainda confeccionam as modelagens dos anos 70. Como a ideia era mostrar peças exclusivas, como as feitas artesanalmente, a aquipe de figurinistas precisou trabalhar por 3 semanas em um ateliê. Eles trabalharam com os tecidos que já tinham em mãos, desenharam modelos e escolheram as cores das peças que seriam produzidas.
A maioria dos jeans dos personagens foram desenvolvidos dentro dos ateliês da Globo, já que os jeans tinham que ser de cintura alta, com lavagem certa e modelagem nas proporções de hoje em dia ; confortáveis. Eles também confeccionaram biquínis.
A personagem que mais tem se destacado na novela é o da protagonista Sandra. O visual dela , totalmente hippie, tem inspirado muitas mulheres. As peças que ela usa na novela estão na lista das mais solicitadas pelos telespectadoras.


Imagens do Studio 54 em seu momento de esplendor, nos anos 70
Cena da novela Dancin' Days
Imagem do filme " Os embalos de sábado à noite " com John Travolta, ícone 70's
Vamos conhecer um pouco do visual de Sandra :

Sandra e os itens do seu visual
A personagem Sandra é uma legítima hippie dos anos 70. Ela é adepta de saias longas, batas, brincos artesanais - além de peças em crochê ( como blusas e regatas ), que complementam o visual romântico da personagem. Seus looks representam uma personagem bem romântica e delicada, e são ideiais para mulheres que gostam de um visual natural e esportivo.
No caso das batas, Sandra prefere os modelos que exibem sua barriga sequinha. Além dessas peças, Sandra adora calças boca-de-sino, conhecidas hoje em dia como flare, e acessórios de materiais naturais ( brincos, bolsas estilo " artesanato ", coroas de flores ) etc . O cabelo de Sandra é comprido, quase sem corte e dividido ao meio. A maquiagem é natural, e até a sombrancelha não é perfeitamente desenhada.


Seu visual é remanescente do movimento hippie

A personagem usa e abusa das batas curtinhas

Na praia em handmade

Agora algumas dicas referentes ao visú de Sandra :

BATAS:

As batas bordadas são muito apreciadas pela personagem de Isis Valverde

As batas podem ser combinadas com jeans mais justo - brincando com a regra de proporção : solto em cima ( top ) e justo na parte inferior ( bottom ) ou vice versa. Quem está com o corpo em dia pode abusar das versões mais curtinhas , assim como a personagem Sandra. 
Leve em consideração a situação em que você for vestir a peça. Para o trabalho, por exemplo, prefira as compridas. Lembre-se de que as peças muito largas , com muito tecido e movimento tendem a aumentar o corpo.

Sandra também usa batas mais compridas
Personagem adepta de um estilo mais natural

Batas curtinhas + calça de cintura baixa

 CROCHÊ ( HANDMADE ) :


As blusas de crochê usadas por Sandra são muito apreciadas pelas telespectadoras da novela

O crochê é uma referência que combina com o estilo romântico da personagem e está super em alta por conta da tendência handmade. O crochê fica perfeito para mulheres práticas  e que gostam de transmitir naturalidade. As blusas de manga comprida, são uma ótima opção e cai bem para todo tipo de corpo.
Para usar blusas desse estilo, o ideal é se inspirar em Sandra quando o assunto é comprimento. A moça sempre usa peças do tamanho certo para o contexto. As blusinhas de crochê devem terminar no " ossinho " da barriga, quase na cintura. Peças muito compridas ou curtinhas acabam engordando a mulher.
Sandra, mesmo vivendo em 78, segue uma regra fashion que vale até hoje, une uma peça justa com outra mais larga, para harmonizar o visual. Geralmente, suas blusas de crochê são mais justinhas, por isso ela usa sempre com calças boca-de-sino ou saias longas.
Astrid Façanha, professora do curso de moda do Senac SP dá algumas dicas :

" O crochê é uma tendência que já se usou no verão passado e promete continuar em alta em 2015. Ele pode ser usado fora da praia e até no trabalho. Uma blusa de crochê com forro e um blazer, por exemplo, cria um look coorporativo de verão. Como o crochê tem esse ar artesanal e hippie, exige contraste com uma sandália mais chique ou um scarpin, por exemplo. Por causa da transparência, funciona bem para a noite e dá pra fazer uma brincadeira de cores. "


Blusinhas de crochê curtas, outras nem tanto ...
As peças de crochê dão um apelo mais romântico ao visual
SAIA LONGA:


As saias compridas são mega apreciadas pela personagem
A combinação de saia longa com top é a expressão perfeita do estilo hippie chic. Vale ressaltar que as cores fortes na parte inferior chamam atenção para aquela área. Então, se o objetivo é disfarçar o quadril e bumbum, o ideal é usar cores escuras. Num look com a saia colorida, esta peça é a que chama a atenção, então é importante que o top neutralize o conjunto. Já a saia escura fica bem em qualquer mulher. Dá pra controlar a altura da saia e deixá-la não na cintura, mas no quadril. Dessa forma, a peça fica mais solta e tem menos chance de dar errado.


Look romântico-rústico
Look romântico-meigo
" visual maneiro, bicho ! " ( direto dos anos 70 )
As saias longas são perfeitas pra serem usadas com rasteirinhas
CALÇA BOCA-DE-SINO ( FLARE ) :


As calças boca-de-sino também eram conhecidas como " patas de elefante "
O jeans flare é a versão mais moderna das calças boca-de-sino e favorecem todo tipo de corpo. Quem tem coxa mais grossa e quiser disfarçar, pode optar por modelos lisos e mais escuros. Calças manchadas, tipo da personagem Sandra, fica melhor para quem tem a silhueta mais slim. As calças de cintura baixa, idem ( elas dão a impressão de aumentar o tronco em relação às pernas ).



Visual mega-romântico
Calças boca-de-sino faziam par com as sandálias de plataforma
VESTIDO ACINTURADO:


Os vestidos de Sandra são a cara do verão
O vestido de tecido leve com amarração na cintura é perfeito para as mulheres que querem disfarçar um quadril mais largo. Como a saia cai soltinha, não há perigo de marcar a região.
Para compor uma produção, é possível apostar numa combinação com rasteirinha, deixando a parte de cima do pé à mostra. Isso alonga o corpo e funciona muito bem para quem quer ganhar alguns centímetros. Para as modernas, vale contrastar a leveza do vestido com botas e coturnos.
Esse tipo de vestido disfarça " as formas "

Modelo de vestido ultra feminino

ESTAMPAS ÉTNICAS E BOHO:



Vestido alegre e romântico

Para a escolha das peças com estampas étnicas , vale algumas dicas :

Estampas mais claras e maiores servem para aumentar, enquanto as estampas menores e mais escuras criam a sensação de diminuir a área. No caso dos vestidos, a tendência folk chega bem romântica, uma peça perfeita para o estilo menininha. Quem tem um braço um pouco mais grosso, pode optar por uma versão com manguinha para não marcar.


Colete handmade


O VESTIDO DE NOIVA DA PERSONAGEM SANDRA :


O vestido de noiva da personagem Sandra teve inspiração na moda hippie. A figurinista Maria Salles criou um vestido de duas camadas : a primeira é feita apenas em renda chantilly e a segunda na base de crochê e tie-dye.
Maria Salles buscou inspiração na moda hippie de Zandra Rhodes. O vestido além de conter duas camadas, possui dois tons diferentes, que é o branco e o marrom.
De acessório, a personagem só usou uma coroa de flores que segurava seu longo véu.

E ai, gostaram ??? Pra finalizar , seguem doi vídeos dos anos 70: um clipe da banda sueca ABBA e a abertura da novela Dancin' Days !!!





Referências :

Fotos ( algumas ) : http://blog.modadenovela.com.br/2014/10/looks-da-sandra-em-agosto-na-novela.html


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Elsa Schiaparelli e o Surrealismo ( Elsa and Surrealism )

A  moda e a arte sempre caminharam juntas para Elsa Schiaparelli, uma italiana que não criava simplismente roupas, chapéus e acessórios, mas verdadeiras obras de arte e excentricidade. Suas roupas eram feitas para impressionar, para destacar quem as usava. Schiap, como era conhecida em Paris, viveu seu auge de sucesso nos anos 30. Era amiga dos artistas da época, como Jean Cocteau e Christian Berárd, mas foi com o surrealismo de Salvador Dali que ela mais se identificou. Chegaram a trabalhar juntos em várias criações , como o chapéu-sapato, a bolsa em forma de telefone, o tailleur-escrivaninha e o vestido decorado com uma grande lagosta.Vamos conhecer um pouco mais sobre essa estilista-artista ?

Elsa no auge de sua carreira

Sobre Elsa Schiaparelli ...

Elsa Schiaparelli nasceu em Roma, Itália, em 1890. Neta de Giovanni Schiaparelli, um famoso astrônomo que descobriu os canais do planeta Marte. Sua família possuia uma boa situação financeira, o que permitiu que ela fosse estudar na Suiça. Estudou filosofia na Universidade de Roma . Nessa época publicou um livro de poesia erótica que chocou sua família, e por essa razão , foi enviada a um convento, até que declarou greve de fome. Aos 22 anos aceitou um trabalho em Londres como babá, onde teve seu primeiro contato com a moda e conheceu seu marido, o filósofo, jogador e conde Wilhelm deWinte de Kerlor ( Willy de Kerlor ) em 1913.
O casal se mudou para New York, nos EUA, para onde nasceu sua filha Gogo, que viria mais tarde a lhe dar uma neta, a atriz Maria Berenson. Seu casamento durou pouco e Schiaparelli, com uma filha pequena para cuidar, não conseguiu sobreviver sozinha na América e voltou para a França. 
Em 1920, quando o marido, o conde Willy a trocou por Isadora Duncan. mudou-se com a filha para Paris, sozinha e sem dinheiro. Fez amizade com Paul Poiret, que lhe dava roupas, e que através dele, tomou gosto pela moda.
Depois que sua filha Gogo foi diagnosticada com paralisia infantil, Schiaparelli teve que se valer de uma espírito de criatividade e bom-senso para pagar as operações e estudos da filha.


Elsa na juventude

Gogo ( à esquerda ) , a filha de Schiap

Um dos famosos tricôs de Elsa

Nessa época, Schiap já desenhava e começava a vender seus primeiros tricôs. Encorajada por Paul Poiret, Schiap abriu sua primeira butique em 1928 , a Pour Le Sport ,e, em 1929, apresentou sua primeira coleção, que foi um verdadeiro sucesso -  abriu sua primeira maison.
De malha preta, ornada com uma gravata de mentira ( em trompe l'oeil ), o primeiro sucesso com a grife Schiaparelli é uma sensação. Cada vez mais brilhantes, as coleções sucederam-se, causando estupefação, depois atraindo uma grande clientela. Sua primeira cliente particular foi Anita Loos, autora de " Os Homens Preferem As Loiras " e logo depois todas as mulheres estavam usando.
Elsa sempre esteve ligada aos artistas de sua época. Era amiga de muitos como Marcel Duchamp, Picabia, May Ray, Stieglitz, Jean Cocteau, Christian Berárd e Salvador Dali. Ela acreditava que a moda não podia estar desvinculada da evolução das artes plásticas contemporâneas, sobretudo a pintura.



Os famosos tricôs em estampa trompe l'oeil

Cintura fina, ombros largos e comprimento mídi a longo era o estilo " Elsa "

Looks of Elsa
Detalhe do chapéu combina com os do casaco
Tonight

Com seu sucesso progressivo, Schiaparelli se tornou a maior rival da famosa estilista Coco Chanel. Seus estilos eram totalmente opostos : enquanto Chanel criava roupas funcionais para a mulher moderna, Schiap. fazia modelos surrealistas exóticos.
Todas as coleções de Schiap se inspiravam em fantasia ou partiam de um ou dois temas dominantes. Uma das suas coleções mais famosas foi a coleção Circo - com cavalos, elefantes ou acrobatas no trapézio bordados nas peças - com os boleros com botões de cabeça de palhaço e o chapéu em forma de sorvete.
Elsa também lançou a coleção Astrologia, na qual se destacava uma luxuosa capa de enormes signos do zodíaco bordados em ouro. Assim como o motivo " Phoebus ", um sol radiante em suas coleções , como a música, o fundo do mar e a " Commedia dell' Arte ", na qual aparecem as capas com losangos de veludo.


Botões-acrobatas


Viva o Circo

Zodiacal

Os 12 signos do zodíaco

Criações de Elsa

Além de suas criações sempre impactantes, ela inovou nos materiais utilizados em suas roupas como zíper, crepe e celofane, as fibras sintéticas etc ... Super engenhosa, no início da guerra, quando os materiais estavam escassos, usou elos, coleira, clipes. Também transformou o uso de viyella, um tecido usado sobretudo em quartos de crianças, mais ou menos como Chanel fizera com o jérsey.
Seu estilo moderno e excêntrico a fez criar um tom de rosa eletrizante, o qual ela chamou de " shocking " e virou nome de perfume. O frasco foi desenhado pela pintora surrealista Leonor Fini e tinha a forma de um torso feminino, na verdade, o da atriz Mae West - sua cliente.
Apesar de ter tido clientes como as atrizes Greta Garbo, Joan Crawford e Carole Lombard, ela não fez muitos figurinos para o cinema. Seu maior sucesso foi em 1937, com o filme " Every Day's a Holiday ", com Mae West . Também criou figurinos dos filmes " Artists and Models " e " Moulin Rouge ", com Zsa Zsa Gabor, em 1952 .
Schiaparelli tinha charme e uma bossa inata para a publicidade, e seus amigos usavam seus modelos em todos os lugares importantes. Seu relacionamento com a comunidade artística era bom para ambas as partes e lhe rendia não só desenhos inovadores, como espaço nas colunas sociais.


Schiaparelli fez maciçamente o uso dos zíperes

Preto e rosa-choque numa só peça, ambas as cores apreciadas por Elsa

Engenhosidades ...

Características desse look Shiaparelli

Os bordados são parte marcante na grife de Elsa

Classic 30's


Criações e criadora

O busto de Mae West

Shocking, o perfume de Elsa

Em 1939, quando explodiu a Segunda Guerra Mundial na Europa, Schiap fechou sua maison, preferindo colaborar com os esforços antinazistas nos EUA e dando palestras. Quando a guerra chegou ao fim, ela retornou a Paris, em 1945. Nessa época, passaram por seu ateliê alguns estilistas famosos, como Hubert de Givenchy e Pierre Cardin.
Apesar dos esforços para continuar sua produção, os tempos mudaram para Schiaparelli ( veio o " New Look " de Dior ). Com dificuldades financeiras e pessoais, ela acabou fechando a sua maison em 1954.
Nessa época , Elsa lançou um livro de memórias, intitulado " Shocking Life " ( com capa cor-de-rosa ). Ela morreu em 1973, aos 83 anos.


Elsa e o Surrealismo :

Elsa tinha uma íntima ligação com a arte e achava que a moda e a arte poderia interagir perfeitamente ( a " arte-usável " ) ... Ela mesma dizia :

" Um vestido não pode simplismente ficar pendurado numa parede como um quadro, ou permanecer intacto como um livro, e ter uma vida longa e protegida ! "

Elsa era autodidata e não tinha formação em moda, o que era motivo de escárnio por parte de sua contemporânea Chanel. Isso deu a ela, de certa forma, mais liberdade para ser experimental e mais divertida do que outros criadores de moda do seu tempo.
Elsa contratou artistas plásticos e outros criadores famosos para criarem seus acessórios e tecidos, como o pintor Salvador Dali e Jean Cocteau . Os movimentos artísticos como o cubismo e o surrealismo tiveram influência sobre suas criações. Em 1933 introduziu a chamada manga pagode, influenciada pela moda egípcia, e os ombros largos que caracterizaram a moda até o chamado " New Look ".


Elsa e seu amigo Salvador Dali ( o de bigode )

Bordados surrealistas

Colar de insetos

O véu com  " cabelos "


Sapatos com pelo de macaco

Brincos circenses

Elsa lançou broches fosforescentes, cadeados nos casacos, o tingimento de peles . Desenvolveu tecidos com estampas de jornal, com os quais fazia lenços ...
Desde seus primeiros modelos de suéteres trompe l'oeil , Elsa Schiaparelli procurou tornar as roupas engraçadas em sintonia com o pensamento surrealista. Sua colaboração com Dali produziu o vestido costeleta para a criação Circus. Feito de crepe de seda preta, tem espinha e costelas, produzidas com o método de alcochoamento trapunto.
Nessa época Elsa atingiu seu épice no uso de imagens surrealistas. Dali criou o tecido para o famoso vestido Tears, desenhado para dar a ilusão de carne animal rasgada em forma de lágrimas, e a estampa de lagosta.
Dentre as principais contribuições de Dali com Elsa são : Vestido Lobster ( vestido Lagosta, 1937 ), Tears Dress ( vestido de lágrimas, 1938 ), Vestido Esqueleto , Shoe Hat ( chapéu- sapato, 1933 ) etc.


Lobster Dress ( o vestido lagosta )

Vestido esqueleto 

Tailleur escrivaninha

Tears Dress ( o vestido lágrimas )


O chapéu sapato

Vestido esqueleto feito com a técnica trapunto

Já com o artista Jean Cocteau, Elsa produziu um paletó e um sobretudo ornados por Lesage, o ateliê parisiense de bordados para a alta-costura. O paletó incorpora uma mulher de longos cabelos louros pendendo por uma manga e braço envolvendo a cintura. O sobretudo mostra dois perfis que criam a ilusão de um vaso para as rosas que adornam os ombros.

Mais algumas imagens da moda de Elsa :


Esse sobretudo é uma parceria entre Elsa e Cocteau



Elsa's signature

Shocking Perfum

Elsa adorava bordar insetos em suas peças ( essa moda esteve há pouco tempo em voga )

Os vários modelos de chapéus de Elsa


Luvas com unhas


Sapato com face 

Vestido de noite

Vestido digamos, mais " normal "

Elsa deixou um grande legado para o mundo da moda e inspira estilistas até os dias de hoje e é a prova de que moda e arte andam juntas sim ...  THE END !

Referências:

- 100 Anos de Moda - Cally Blackman
- Cronologia da Moda - de Maria Antonieta e Alexander McQueen
http://almanaque.folha.uol.com.br/schiaparelli.htm

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