Sandra, a protagonista da novela Boogie Oogie |
Contexto :
A novela das 6 da rede Globo, Boogie Oogie, que teve início dia 04 de agosto, é ambientada no ano de 1978 - o auge da " era disco " ( das discotecas ).
Em meados dos anos 70, a era hippie foi cedendo espaço ao movimento disco . As batas, handmade, tecidos artesanais, calças boca-de-sino foram dividindo espaço com collants, brilhos, lantejoulas,tecidos com elastano, cores flúor etc ... Nos EUA, San Francisco era a cidade que estava em evidência, pois era o berço do movimento hippie, posteriormente Nova York passou a ser a vanguarda . Discotecas literalmente " bombavam " naquela época, e o point mais badalado da cidade era o Studio 54 . Lá se reuniam as maiores celebridades da época : músicos, atores, artistas plásticos, esportistas, modelos, estilistas etc ... Os nomes mais incensados que frequentavam lá : Mick Jagger e Bianca Jagger, Lisa Minelli, Andy Warhol ( artista plástico, muso da Pop Art ), Yves Saint Laurent, Diane Von Furstenberg, Jerry Hall, Tom Ford, Jane Fonda, David Bowie etc.
Nas rádios e nas discotecas tocavam músicas dos Bee Gees, ABBA, Donna Summer, Roxy Music, Diana Ross, The Jackson Five e Michael Jackson solo. Esse período marcava também o auge do movimento Black Power.
No Brasil, apesar da ditadura, o movimento disco aterrisou por aqui. As canções de protesto e os astros do brega dividiam espaço com a disco music ( diga-se : As Frenéticas ) . A era disco no Brasil entrou em seu ápice com a estréia da novela Dancin' Days, estrelada pela atriz Sônia Braga.
O ano de 78 também foi uma transição entre os movimentos ocorridos na década de 70 e o prenúncio do que viria a acontecer no início dos anos 80 - como os exageros nas formas ( como o uso das ombreiras, por exemplo ), a explosão de cores, o culto ao corpo ( a era fitness ) - que teve seu auge nos anos 80 e desencadeou o surgimento de tecidos ( feitos com fibras tecnológicas ) que aderiam melhor ao corpo.
Para ambientar melhor os anos 70, muitas das roupas usadas pelos personagens foram garimpadas em brechós e lojas que ainda confeccionam as modelagens dos anos 70. Como a ideia era mostrar peças exclusivas, como as feitas artesanalmente, a aquipe de figurinistas precisou trabalhar por 3 semanas em um ateliê. Eles trabalharam com os tecidos que já tinham em mãos, desenharam modelos e escolheram as cores das peças que seriam produzidas.
A maioria dos jeans dos personagens foram desenvolvidos dentro dos ateliês da Globo, já que os jeans tinham que ser de cintura alta, com lavagem certa e modelagem nas proporções de hoje em dia ; confortáveis. Eles também confeccionaram biquínis.
A personagem que mais tem se destacado na novela é o da protagonista Sandra. O visual dela , totalmente hippie, tem inspirado muitas mulheres. As peças que ela usa na novela estão na lista das mais solicitadas pelos telespectadoras.
Imagens do Studio 54 em seu momento de esplendor, nos anos 70 |
Cena da novela Dancin' Days |
Imagem do filme " Os embalos de sábado à noite " com John Travolta, ícone 70's |
Vamos conhecer um pouco do visual de Sandra :
Sandra e os itens do seu visual |
No caso das batas, Sandra prefere os modelos que exibem sua barriga sequinha. Além dessas peças, Sandra adora calças boca-de-sino, conhecidas hoje em dia como flare, e acessórios de materiais naturais ( brincos, bolsas estilo " artesanato ", coroas de flores ) etc . O cabelo de Sandra é comprido, quase sem corte e dividido ao meio. A maquiagem é natural, e até a sombrancelha não é perfeitamente desenhada.
Seu visual é remanescente do movimento hippie |
A personagem usa e abusa das batas curtinhas |
Na praia em handmade |
Agora algumas dicas referentes ao visú de Sandra :
BATAS:
As batas bordadas são muito apreciadas pela personagem de Isis Valverde |
As batas podem ser combinadas com jeans mais justo - brincando com a regra de proporção : solto em cima ( top ) e justo na parte inferior ( bottom ) ou vice versa. Quem está com o corpo em dia pode abusar das versões mais curtinhas , assim como a personagem Sandra.
Leve em consideração a situação em que você for vestir a peça. Para o trabalho, por exemplo, prefira as compridas. Lembre-se de que as peças muito largas , com muito tecido e movimento tendem a aumentar o corpo.
Sandra também usa batas mais compridas |
Personagem adepta de um estilo mais natural |
Batas curtinhas + calça de cintura baixa |
CROCHÊ ( HANDMADE ) :
As blusas de crochê usadas por Sandra são muito apreciadas pelas telespectadoras da novela |
O crochê é uma referência que combina com o estilo romântico da personagem e está super em alta por conta da tendência handmade. O crochê fica perfeito para mulheres práticas e que gostam de transmitir naturalidade. As blusas de manga comprida, são uma ótima opção e cai bem para todo tipo de corpo.
Para usar blusas desse estilo, o ideal é se inspirar em Sandra quando o assunto é comprimento. A moça sempre usa peças do tamanho certo para o contexto. As blusinhas de crochê devem terminar no " ossinho " da barriga, quase na cintura. Peças muito compridas ou curtinhas acabam engordando a mulher.
Sandra, mesmo vivendo em 78, segue uma regra fashion que vale até hoje, une uma peça justa com outra mais larga, para harmonizar o visual. Geralmente, suas blusas de crochê são mais justinhas, por isso ela usa sempre com calças boca-de-sino ou saias longas.
Astrid Façanha, professora do curso de moda do Senac SP dá algumas dicas :
" O crochê é uma tendência que já se usou no verão passado e promete continuar em alta em 2015. Ele pode ser usado fora da praia e até no trabalho. Uma blusa de crochê com forro e um blazer, por exemplo, cria um look coorporativo de verão. Como o crochê tem esse ar artesanal e hippie, exige contraste com uma sandália mais chique ou um scarpin, por exemplo. Por causa da transparência, funciona bem para a noite e dá pra fazer uma brincadeira de cores. "
Blusinhas de crochê curtas, outras nem tanto ... |
As peças de crochê dão um apelo mais romântico ao visual |
As saias compridas são mega apreciadas pela personagem |
Look romântico-rústico |
Look romântico-meigo |
" visual maneiro, bicho ! " ( direto dos anos 70 ) |
As saias longas são perfeitas pra serem usadas com rasteirinhas |
As calças boca-de-sino também eram conhecidas como " patas de elefante " |
Visual mega-romântico |
Calças boca-de-sino faziam par com as sandálias de plataforma |
Os vestidos de Sandra são a cara do verão |
Para compor uma produção, é possível apostar numa combinação com rasteirinha, deixando a parte de cima do pé à mostra. Isso alonga o corpo e funciona muito bem para quem quer ganhar alguns centímetros. Para as modernas, vale contrastar a leveza do vestido com botas e coturnos.
Esse tipo de vestido disfarça " as formas " |
Modelo de vestido ultra feminino |
ESTAMPAS ÉTNICAS E BOHO:
Vestido alegre e romântico |
Para a escolha das peças com estampas étnicas , vale algumas dicas :
Estampas mais claras e maiores servem para aumentar, enquanto as estampas menores e mais escuras criam a sensação de diminuir a área. No caso dos vestidos, a tendência folk chega bem romântica, uma peça perfeita para o estilo menininha. Quem tem um braço um pouco mais grosso, pode optar por uma versão com manguinha para não marcar.
Colete handmade |
O VESTIDO DE NOIVA DA PERSONAGEM SANDRA :
O vestido de noiva da personagem Sandra teve inspiração na moda hippie. A figurinista Maria Salles criou um vestido de duas camadas : a primeira é feita apenas em renda chantilly e a segunda na base de crochê e tie-dye.
Maria Salles buscou inspiração na moda hippie de Zandra Rhodes. O vestido além de conter duas camadas, possui dois tons diferentes, que é o branco e o marrom.
De acessório, a personagem só usou uma coroa de flores que segurava seu longo véu.
E ai, gostaram ??? Pra finalizar , seguem doi vídeos dos anos 70: um clipe da banda sueca ABBA e a abertura da novela Dancin' Days !!!
Referências :
Fotos ( algumas ) : http://blog.modadenovela.com.