segunda-feira, 30 de março de 2020

Moda Steampunk ( Steampunk fashion )

Que a cultura Steampunk tem marcado presença e crescido nos ramos da literatura e do cinema, todos já sabem. Porém, agora, as características e peculiaridades do movimento têm tomado também seu espaço na moda e no cotidiano. No Brasil, este movimento está bem no início, mas lá fora o steampunk já se manifesta em diversas vertentes, como o design de jóias, vestuário, música, dança, exposições, casamentos ... São muitos os pontos a detalhar sobre o steampunk. Agora, vamos falar um pouco sobre a moda steampunk . Let's go ????

O encontro do passado com o futuro

Apesar de o nome não ser familiar para a maioria, muita gente já  viu alguma coisa sobre steampunk. A moda que começou em meados da Era Vitoriana na Inglaterra ( 1837-1901 ) tem origem nas histórias de Julio Verne. Seu livro " Duas Mil Léguas Submarinas ", pode ser considerada um marco na ficção científica da época e o início da cultura das máquinas movidas a vapor.
A moda steampunk é uma manifestação estética do movimento steampunk, que por sua vez é uma vertente da ficção científica . É uma mistura da visão romântica da ciência na literatura da Era Vitoriana e elementos da Revolução Industrial, que ocorreu na Europa durante o século XIX . A moda é criada com uma era pós-apocalíptica em mente. As personas steampunk fazem-se através de  roupas, penteados, jóias, modificações e maquiagem.

Male + female inspirations
Rendas e babados
A  máquina do tempo
Chapéus graciosos
O espartilho é peça essencial na moda steampunk
Uma moda cheia de detalhes
Incredible
Uma pitada de punk
Uma dama ou uma guerreira ?
Que lindo look all black
Fivelas e tecidos delicados
A Lady que ama engenhocas

O estilo começou a ficar bastante popular com o lançamento de filmes como " Sherlock Holmes ", " A Liga Extraordinária ", " Os Irmãos Grim" e a " Bússola de Ouro " . O termo steampunk é  uma variante do cyberpunk, criada no romance de William Gibson , " Neuromancer " ( 1984 ). O livro de Gibson mostra a relação dos homens com a tecnologia opressora - algo um tanto distante dos românticos vitorianos do início da Revolução Industrial. Ainda que os fãs das máquinas a vapor pouco se rebelam para merecer o " punk ",  o nome permanece.
Além de ser um subgênero da literatura, o steampunk também determina um jeito de vestir.  Os homens usam cartolas, monóculos e suspensórios , enquanto as mulheres apertam seus espartilhos , fixam camafeus e calçam suas luvas. Os paletós e os  vestidos armados são peças importantes neste estilo que se inspira no século XIX.
O estilo steampunk usa bastante couro, metal, engrenagens, madeira e vidros em formas curvas para a época. Isso cria uma larga possibilidade para criar acessórios de vários tipos : relógios, brincos, colares e até mesmo repagina celulares e pen drives.
Inicialmente, as roupas, como corpetes, casacos e vestidos eram feitos pelos próprios entusiastas, artesanalmente. A prática mantém-se até os dias de hoje - mas com o crescimento steampunk, surgiu um novo mercado de roupa steampunk produzida em massa, vendida tanto em lojas de nicho como online . 
Desde o surgimento do gênero até os dias de hoje, a estética da moda steampunk permaneceu constante - ainda que novas ideias na literatura e avanços na ciência e tecnologia tinham resultado em mudanças sutis.
Durante os anos 80 e 90 , a moda steampunk cresceu par a par com os movimentos e a moda gótica e punk. O cyberpunk e o dieselpunk, como variantes literárias e sociais do steampunk , também tiveram manifestações estéticas e na área da moda. A moda steampunk é uma mistura de tendências de moda de diferentes períodos históricos. Roupas steampunk vão buscar inspiração em personagens do século XIX : exploradores, soldados, senhores e condessas, ao punk, moda de rua contemporânea, burlesco e gótico .
Começada  com Star Wars, nos Estados Unidos , a prática se alastrou para o Japão, onde ficou mais popular, e chegou ao Brasil pelas bandas dos anos 90, crescendo e ganhando seu espaço . Entre os fãs de animação científica,  o conhecimento do hobby ou sua prática, é bem popular e, por conta disso, a moda e os visuais steampunk também começaram a surgir, de poucos anos para cá, crescendo e ganhando mais fãs ao longo do tempo.
Na primeira convenção steampunk, " Salon Con " , em 2006, entusiastas de steampunk fantasiaram-se de forma a refletir a  Era Vitoriana. Os trajes incluiam roupas inspiradas em penteados, jóias, modificações corporais e maquiagem. Mais tarde, os trajes passaram a incluir gadgets e apetrechos mecânicos.

Muita renda e acessórios de peso
A dama pistoleira
Os tons terrosos são os favoritos para compor looks steampunk
Os looks masculinos são cheios de detalhes

Encontro reunindo os fãs do steampunk
Alguns looks steampunk não têm espartilhos, mas  outras peças de impacto, como no traje acima
O chapéu é a " cereja no bolo " dos looks steampunk
O lado negro da força
Uma lady vitoriana que ama a ciência
Olhando através do tempo ...
As linhas ferroviárias são a cara da Inglaterra na época da Revolução Industrial
A sensual lady vitoriana

O cenário steam é essencialmente britânco, por conta da Revolução Industrial, que começou em Londres no século XVIII, passando pelo século XIX, num período de diferentes regências , conhecido como Era Georgiana e Era Vitoriana, cada qual com suas peculiaridades.
Para as mulheres do século XIX, a moda costumava ser dominada por longos vestidos esvoaçantes e corpetes que se estendiam para baixo das ancas, em oposição aos corpetes do início dos anos 1860, que acabavam na cintura. Nessa altura, apareceu também a blusa Garibaldi, assim como novos estilos. Durante o início da década de 1860, os aros das saias também assumiram uma forma elíptica, com costas muito mais cheias e uma silhueta frontal mais estreita. As saias cônicas do século XIX popularizaram-se as saias a  boca de sino.
As vestes da Era Georgiana/ Período Regência ( 1714-1837 ), por exemplo, trazia para as damas desde vestidos marcados logo abaixo do busto, até o início do uso dos corsets, de decote reto e baixo, criando uma cintura fina e os quadris largos, com saias cheias e armadas . Para os cavalheiros, a cartola era essencial, assim como fraques por cima de camisas de gola alta e calças colantes por dentro de botas até o joelho. Já a Era Vitoriana ( 1837-1901 ) trazia para mulheres vestidos fechados, porém com o tronco bem marcado por corsets e saias mais justas na frente, formando pregas, mas com o uso de anquinhas para ressaltar a parte de trás dos quadris . Os homens usavam coletes, capas, lace jabot e outras gravatas clássicas, fraques acinturadas e, claro, cartolas.
Mas como estamos falando da moda steampunk e não da história da moda em si, tomamos o original como base e usamos acessórios para complementá-los, e exatamente como se faz na ficção.
Pelo gênero ter uma tecnologia avançada e um mundo muito mais movida a vapor, os maquinários entram nas peças do vestuário, formando um visual muito mais condizente com essa nova versão da Revolução Industrial. Ao invés de serem apenas roupas, a vestimenta acaba por caracterizar um tipo de personagem. Por exemplo, uma garota que utiliza um vestido vitoriano, estiliza o corset com vários acessórios ( fivelas, rebites, engenhocas ) e um cinto de utilidades com armas, binóculos e engenhocas em geral, deixa de ser apenas uma jovem inglesa e se torna uma mercenária, por exemplo.
A partir dai, a criação e a criatividade é por conta de quem vai vestir a roupa. Dai, o importante é se pensar o que o conjunto da obra vai representar. Será um inventor, um aventureiro, um caçador, um mercenário , um cientista, um pirata , um ferreiro etc.

Ideias e referências mil
Esse look  tem  muitos detalhes retrô. O corset exposto é o toque steampunk do look
As armações ajudavam a dar forma aos volumosos vestidos do século XIX
O couro é amplamente usado nos looks steam
Lord steampunk
Uma perfeita dama inglesa que adora o progresso
Reparem nos detalhes desse belo chapéu
A moda inglesa era mais digamos " formal  e sóbria " do que a moda francesa
As roupas de baixo das damas da corte
Os acessórios fazem toda diferença na hora  de compor um look
Wow  !
O preto ganhou  espaço na moda  inglesa

Mas só existe moda steampunk baseada na moda londrina ??? Nãoooo !!! Apesar do gênero ter sido criado a partir dessa base, ele possui uma estrutura que o permite ser utilizado em diversos lugares, como no Brasil, que pode ser visto até na compilação de contos de escritores brasileiros (Steampunk, história de um  passado extraordinário ) e no famoso Velho Oeste, uma das vertentes mais populares do steampunk, também por causa do filme Wild Wild West, regravado em 1999.
A única coisa que se deve ter cuidado para criar looks é a época, os anos e as eras, já que na ficção é clara a referência do início da Revolução Industrial e, após isso, acaba por se tornar dieselpunk.
Para ter um guarda-roupa digno de uma integrante da corte da rainha Vitória, é preciso contar com uma boa coleção de chapéus, espartilhos, saias volumosas, luvas e botas no estilo coturno, porém mais delicadas. Mas, este estilo pode receber boas adaptações caso você pretenda deixar seu look steampunk um tanto moderninho.
Inspirar-se nas roupas dos maquinistas dos trens à vapor pode ser uma ótima ideia. Tem muitos modelos que valorizam o corpo feminino, deixando o look sensual. A procura por roupas atuais com um toque steampunk é grande o suficiente para ter lojas especializadas neste tipo de vestimenta. A Steampúnk Couture, Clock Work Couture e até lojas independentes no Etsy são exemplos desse nicho. No site , você encontra peças que parecem ter saído de um filme de jogos de videogame.
Ainda que sejam mais livres e confortáveis, os espartilhos se tornaram parte fundamental em um look steampunk. Mesmo sem as barbatanas, eles são indispensáveis justamente por estruturar bem o corpo e deixar a cintura  e os seios em evidência.

O velho oeste vem trazendo sua influência para a moda steampunk
Uma aviadora, pistoleira e lady ao mesmo tempo, que tal?
As camisas delicadas de tecidos finos revelam uma dama dos tempos da rainha Victoria
Look ultraelaborado. Reparem no corset todo trabalhado em referências do movimento
A delicadeza da roupa e das luvas contrastando com o corset todo ornamentado
Fivelas, óculos e afins ...
Cada detalhe faz a diferença
Os espartilhos bem ajustados imprimem muita sensualidade, destacando a cintura e o busto de quem usa
Muitas pinceladas góticas nesse look
O steampunk traz muita influência dos trajes masculinos do século XIX
Casal 100% steampunk
The lady of darkness

Outro detalhe importante  nos looks steampunk femininos é a grande influência das peças masculinas . Por várias vezes você vai ver mulheres usando calças - algo muito incomum para o período histórico - coletes e até mesmo chapéus coco ou relógios. As  bengalas e cetros também acabaram influenciando os looks em algumas situações.
Os acessórios também são livres. O gênero prega uma tecnologia muito mais avançada do que realmente alcançada por nós, portanto, todo tipo de  criação é aceita, contanto como se tivesse sido realizado naquela época. Porém, entre fãs e praticantes dessa moda steampunk, alguns acessórios são mais famosos, como os goggles ( óculos de proteção ), armas a laser, propulsores em mochila para as costas, partes mecânicas no corpo e até mesmo asas de metal. Tudo é geralmente banhado no ouro velho, com aparência envelhecida, com engrenagens e milhares de partes, como se todos tivessem sido feitos à mão. A aparência de " geringonça", com botões e dezenas de peças é bem normal. Muitos também adaptam relógios, bússolas e outros instrumentos de direção, assim como  binóculos e ferramentas. Para cientistas e inventores também é comum o uso de garrafas com aparência de antigamente, diversas vezes feitas a  partir de antigos frascos de remédio.
A dica é sempre dar asas à imaginação e buscar referências . Por isso, pesquisar bastante é o ideal, e fazer o máximo possível dentro de seus próprios limites. Assim, as roupas ficam ainda mais  elaboradas e bacanas.
Também os óculos de latão se tornaram parte distintiva da moda steampunk . Itens de latão também são uma  espécie de acessório steampunk padrão oficial. Óculos de proteção com padrões intricados  em armações grandes e redondas são os mais usados. Chapéus de moda steampunk podem incluir chapéus coco, capacetes e bandanas de piratas . O headgear na moda steampunk também é inspirado em estilos de moda da era vitoriana. Entre eles, o chapéu de caça com que Sherlock Holmes, personagem notável dos romances de Arthur Conan Doyle, foi retratado usando nas ilustrações de Sidney Paget.
No entanto, a literatura moderna steampunk , que  começou apenas na década de 1980,  também  influenciou a moda steampunk durante os anos de  20110. Aos escritores steampunk dessa altura é atribuída a criação de contos de fantasia  criados em culturas com estilo inspirado no vitoriano, com  histórias que incluem cenas de ação vertiginosas e elaboradas exposições barrocas.

Até os camafeus não foram esquecidos pela galera steampunk
Essa imagem parece até um quadro do século XIX. Mui retrô
Quanto mais apetrechos, melhor !
Como num editorial de moda
Vou de metralhadora 
Passado x futuro
A moda steampunk inspirando vários designers de moda pelo mundo
Que obra de arte !!!
Children
Roupas atuais com detalhes steampunk
Was ist das ???
A ruiva steampunk

Em 2005,  Kate Lambert, conhecida profissionalmente como  " Kato " , fundou a primeira empresa de roupas steampunk, a " Steampunk Couture ", que misturava influências vitorianas pós-apocalípticas e tribais, bem como sci-fi, shabby chic e elementos Harajuku/Mori .  Já  em 2010,  linhas de haute couture  como Prada, Dolce & Gabanna, Versace, Chanel  e Christian Dior começaram a introduzir estilos  de inspiração  steampunk e neo-vitorianas nas passarelas.
A moda steampunk evoluiu para uma  cultura  de vestir imaginativa, inspirada na estética do passado. Os críticos modernos de moda têm procurado desconstruir o steampunk como termo e como filosofia no contexto de moda. As tendências modernas de moda steampunk são agrupadas em reacionistas históricos e cosplayers de ficção científica.
Desde a primeira convenção steampunk em 2006, Salon Con, houve uma série  de convenções semelhantes onde os entusiastas se vestem como personagens  da cultura steampunk. Roupas de steampunk modernas são baseadas mais em couro  e metal, em oposição ao algodão de  tecidos naturais.
Mais recentemente o steampunk também esteve  ligado  à comunidade não-binária e ao paganismo moderno.

Visual de uma garota de mangá ( parecida, no caso )
Olhá só quantos itens no braço da modelo ? O cinto também está repleto de quinquilharias
Casal charmoso e curioso ( a cara do homem )
Ops, não posso perder o trem !!!

Amarrações mil
O tão usado preto da rainha Victoria
I'm not a cosplay !
Gótica de época
Look nota 10 
Vários modelos de espartilhos pra você arrasar !!!
retrô cibernético
Look at me !

Finalizando  ( galeria steampunk )...

The Inventor Lady
Referências antigas e atuais
Vendo a locomotiva passar
Um visual cheio de referências, desde as botas até o chapéu
A dama em alto-mar

Apaixonada por espartilhos ???
Casal mordenex-retrô
Apaixonada pelas máquinas a vapor
A mercenária
Contraste de texturas
A Marilyn do século XIX
Cabaré steampunk girl
Corset cheio de fivelas e apliques. Fica ótimo usado por cima de camisas vaporosas
Traje bem elaborado e cheio de estilo
Reunião

Então é isso. Espero que tenham gostado do post !

Até a próxima !!!!








Referências :

https://pt.wikipedia.org/wiki/Moda_Steampunk
http://www.modadesubculturas.com.br/2010/04/steampunk_05.html
https://www.megacurioso.com.br/moda/79838-steampunk-estilo-a-todo-vapor.htm
http://www.steampunk.com.br/2010/02/20/moda-vitoriana-georgiana-e-steampunk/

Fotos :

Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares